quarta-feira, 17 de junho de 2015

Metrô de Salvador comemora um ano de operação e autorização para obras na Av. Paralela

Transportes sobre trilhos

Desde que os trens do metrô começaram a circular na capital baiana, na véspera da Copa do Mundo de 2014, mais de 6 milhões de passageiros usaram o novo meio de transporte para chegar às estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá, de forma mais rápida, confortável e segura. Com 9,5 km de extensão, o metrô permite ao passageiro chegar da Estação Lapa à Estação Bom Juá em apenas 15 minutos.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Milhares de pessoas, entre elas trabalhadores, estudantes, turistas e torcedores de futebol, que já utilizaram o metrô de Salvador nos últimos 12 meses, têm inúmeros motivos para comemorar o primeiro ano de operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, completado nesta quarta-feira, 11 de junho de 2015.
A data do aniversário também é coroada pela assinatura, pelo Governo do Estado, do termo que autoriza o início das obras da Linha 2 no trecho da Avenida Paralela, além da liberação do alvará de construção no canteiro central da via – de Pernambués até o Aeroporto Internacional de Salvador. A concessionária CCR Metro Bahia é responsável pela implantação e operação do sistema.
Desde que os trens do metrô começaram a circular na capital baiana, na véspera da Copa do Mundo de 2014, mais de 6 milhões de passageiros usaram o novo meio de transporte para chegar às estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá, de forma mais rápida, confortável e segura. Com 9,5 km de extensão, o metrô permite ao passageiro chegar da Estação Lapa à Estação Bom Juá em apenas 15 minutos.
“Um número tão grande de passageiros nesse período é o maior indicador da aprovação do metrô pela população. As pessoas exigem, de forma legítima, um sistema de transporte ágil, confortável e barato, e nós estamos atendendo a esse a anseio. osso metrô será um dos mais modernos do Brasil”, diz o governador Rui Costa.
Sobre o dia 11 de junho, o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, afirma que “a data é muito significativa para a Bahia e para os baianos como eu! O sistema de transporte público de alta capacidade que a CCR Metrô Bahia está oferecendo a Salvador já é realidade e está inserido no cotidiano das pessoas. Com atendimento diferenciado e de qualidade, elogiado por muitos usuários, o metrô vai, a cada nova etapa concluída, conquistando mais passageiros e oferecendo mais mobilidade e qualidade de vida para a população”.
Ainda em operação assistida, sem cobrança de tarifa, e funcionando em horário reduzido, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 13h, e em horários especiais para atender ao público dos eventos realizados na Arena Fonte Nova, o metrô fez nesses 12 meses,
34.442 mil viagens, percorreu 268.719 km – o que equivale a 6,7 voltas no Planeta Terra - recebeu mais de 15 mil estudantes e representantes de instituições que, em visitas guiadas, conheceram o sistema de transporte. Além disso, o metrô em funcionamento emprega, direta e indiretamente, cerca de 1,4 mil pessoas, sem contar os cerca de 5 mil trabalhadores que atuam nas obras.
Neste primeiro ano de operação, a demanda de passageiros é crescente e tende a ser maior ainda quando tiver em funcionamento pleno, com as duas linhas concluídas. No primeiro mês de operação, em junho de 2014, a média diária de passageiros era de 6 mil. Um ano depois, em junho de 2015, a média diária é de 42 mil passageiros. Um acréscimo de 700%.
“É um número bastante expressivo, visto que ainda estamos operando com apenas seis estações e com horário reduzido. Nossa expectativa é atender muito mais usuários quando tivermos a integração com os ônibus, os novos trens e as linhas 1 e 2 concluídas”, ressalta o Gestor de Atendimento da CCR Metrô Bahia, Hamilton Trindade.

O METRÔ DA PARALELA
foto - ilustração/Sedur
As obras da primeira etapa da Linha 2 do metrô, da Estação Acesso Norte, passando pelo Detran até a Rodoviária, estão em execução. A previsão para concluir a obra desse trecho é fevereiro de 2016.
Com a assinatura da autorização e a liberação do alvará, a segunda etapa da linha 2 do metrô já na Avenida Paralela, pode começar. A partir de agora, a CCR Metrô Bahia vai mobilizar operários para a instalação de novos canteiros de obras a partir da região de Pernambués e no canteiro central da Avenida Paralela. Na sequência, será iniciado o trabalho de topografia, limpeza dos terrenos e terraplanagem.
Nesse início, também haverá a implantação de uma Central de Concreto, em Pituaçu, com capacidade para produzir 60m³/h de concreto. A partir daí, as próximas etapas serão progressivas e a conclusão da obra da Linha 2 até o Aeroporto está prevista para o início de 2017.Cerca de 5 mil operários estarão empenhados nas obras da Linha 2.
“Estamos comprometidos no atendimento das necessidades da população, além de já oferecer um transporte de qualidade, também buscamos minimizar os transtornos durante a implantação da Linha 2,respeitando a lei,o cidadão e o meio ambiente.Os moradores de Salvador e Região Metropolitana poderão, certamente, orgulhar-se de ter um meio de transporte de alta capacidade, moderno e eficiente”, afirma Valença.No total, a Linha 2 terá 23 km de trilhos, com 13 estações de metrô na superfície e cinco estações de integração com os ônibus. O trajeto de metrô, da Estação Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi, até o Aeroporto, poderá ser percorrido em aproximadamente 25 minutos.
Depois da conclusão da Estação Aeroporto, a próxima fase prevê extensão até Lauro de Freitas, completando a Linha 2 que poderá ser percorrida totalmente em cerca de 30 minutos, em qualquer horário do dia.
Todas as estações da Linha 2 terão arquitetura moderna, com amplos espaços, que privilegiam a iluminação natural e o paisagismo harmonizado ao cenário da Avenida Paralela. Além disso, o parque linear na avenida será revitalizado com novos jardins e mais de 5 mil árvores nativas e exóticas. O metrô da Paralela será integrado ainda à ciclovia e à pista de cooper.
Para viabilizar a obra da Linha 2 serão construídos três novos retornos na Avenida Paralela, dois em viaduto e outro em desnível, e adequar o sistema viário nas proximidades da Estação Pernambués, conferindo maior fluidez ao trânsito. A Paralela passará por uma revitalização paisagística, ganhando também novas passarelas.
Com informações da Assessoria de Imprensa  CCR Metrô Bahia 17/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito