quarta-feira, 3 de junho de 2015

Avanço das obras do metrô altera trânsito em Salvador

Transportes sobre trilhos

A via que dá acesso ao viaduto Raul Seixas, localizado em frente ao Shopping da Bahia, será interditada a partir das 23h desta quarta (3) até as 5h de sexta-feira (5). As intervenções integram as obras da Linha 2 do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas.

Secom
Camila Souza/Gov.Ba
Para dar continuidade aos serviços de readequação do sistema de trânsito na região do Iguatemi, em Salvador, e possibilitar a implantação de estação metroviária, a via que dá acesso ao viaduto Raul Seixas, localizado em frente ao Shopping da Bahia, será interditada a partir das 23h desta quarta (3) até as 5h de sexta-feira (5). As intervenções integram as obras da Linha 2 do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas.
No período, uma rampa será construída onde atualmente existe um canteiro. A intervenção vai permitir que, no futuro, os condutores que seguirem pela Avenida Tancredo Neves, em direção ao viaduto, possam cruzar das vias da direita para as da esquerda e, por fim, acessem o viaduto. Durante as 30 horas de interdição, quem seguir pela Avenida Tancredo Neves, em direção à Avenida ACM, terá que fazer o retorno mais à frente, na Rótula do Abacaxi.
De acordo com o diretor de obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Hernani Baltazar Júnior, foi escolhido o feriadão de Corpus Christi, quando o fluxo de veículo é menor na região, para realizar as intervenções com o menor impacto possível na rotina da cidade. “Esta data foi definida juntamente com a Transalvador. À medida em que a obra avance em direção à [avenida] Paralela, vamos ter este tipo de interferência”. Os esforços estão concentrados para que, em janeiro de 2016, as estações Acesso Norte/Linha 2, Detran e Rodoviária estejam à disposição dos usuários do metrô.

Camila Souza/Gov.Ba
Futuras modificações
Pontos de ônibus provisórios também estão sendo construídos na região para atender aos passageiros quando a estação de transbordo estiver em obras para abrigar salas técnicas e operacionais do metrô. Uma passarela provisória está sendo erguida ao lado da atual, que em breve será substituída por outra mais alta e mais larga.
A remoção da passarela é necessária porque uma das colunas está localizada em plena via, próximo da entrada da Rodoviária. A coluna será demolida para ampliar a avenida. A expectativa é que, no fim de junho, logo após os festejos de São João, as modificações provisórias, que incluem a passarela e novas paradas de ônibus, já estejam concluídas.

Apoio da população
Camila Souza/Gov.Ba

Cerca de 5,8 mil trabalhadores atuam no canteiro de obras das linhas 1 e 2 do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas. De acordo com Baltazar, 98% da mão de obra é local. As modificações no trânsito, ainda que alterem temporariamente algumas rotas, têm o apoio de boa parte dos soteropolitanos, entre eles, o estudante de psicologia André Nilo.
Para o universitário, “[as obras do metrô] até agora não estão atrapalhando. Com a chegada do metrô, melhorou e vai melhorar bastante”. Nilo não enxerga as interdições provisórias como um transtorno. “São válidas. Em prol da melhoria do trânsito. É um contratempo momentâneo que trará benefícios. A gente vê que está trabalhando. É uma boa obra”.
Já o professor Francisco de Assis, morador de Pernambués, está ansioso para a ampliação do sistema metroviário. “[A obra] está a todo vapor. Se continuar assim vai sair dentro do [que prevê] o projeto", afirma o professor.
Fonte - Secom Ba   03/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito