sexta-feira, 29 de maio de 2015

Secretário de Transporte promete R$1,75 bi para metrô de BH

Transportes sobre trilhos

Ministério das Cidades vai assegurar R$ 1,75 bilhão para as obras do metrô da capital mineira. Até o início do segundo semestre será preciso definir o modelo de financiamento para a obra, incluindo quanto de recursos cada ente da federação – governo federal, estadual e municipal – ficará responsável em investir na obra

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foto - ilustração/Em
O secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Dario Lopes, afirmou nesta quita-feira, durante encontro com especialistas e gestores do transporte público em Belo Horizonte, que o Ministério das Cidades vai assegurar R$ 1,75 bilhão para as obras do metrô da capital mineira. Até o início do segundo semestre será preciso definir o modelo de financiamento para a obra, incluindo quanto de recursos cada ente da federação – governo federal, estadual e municipal – ficará responsável em investir na obra.
Segundo Dario Lopes, a verba assegurada pelo Ministério das Cidades partirá do Fundo de Garantida do Tempo de Serviço (FGTS). As primeiras melhorias serão feitas na linha 1, trecho já existente que liga a estação do Eldorado, em Contagem, até a estação Vilarinho, em Venda Nova.
O ministério das Cidades, no entanto, não confirmou como serão as próximas etapas da obra. No anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff (PT), em setembro de 2011, foram prometidas as construções de dois novos trechos: a linha 2, que ligaria a região do Barreiro ao bairro Nova Suíça, com uma nova estação que vai fazer parte da linha 1; e a linha 3, que ligaria a Savassi à estação da Lagoinha. O valor da obra foi estimado em R$ 3,1 bilhões.
No início do ano, ao assumir o governo de Minas, o governador Fernando Pimentel (PT) afirmou que os projetos de expansão do metrô seriam reavaliados e seria feita uma consulta popular em cidades vizinhas da capital para definir quais trechos seriam construídos. Na semana passada, o secretário de Estado da Fazenda, José Afonso Bicalho, afirmou que o tesouro do estado não tem recursos destinados para a obra do metrô.
Fonte - Revista Ferroviária  29/05/2015

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