terça-feira, 19 de maio de 2015

Obras 'travadas' também atraem interesse chinês

Infraestrutura

Na lista dos empreendimentos já iniciados que estariam na mira dos chineses está a ferrovia Transnordestina, em obras desde 2007, mas ainda longe de sair do papel. Segundo Amaral o ex-ministro Ciro Gomes, hoje diretor-presidente da Transnordestina Logística SA, vai se encontrar com empresários chineses para discutir uma possível parceria no projeto.

Valor Econômico
foto - ilustração
Diferente do que se viu em visitas anteriores, a grande comitiva chinesa que desembarcou no último final de semana em Brasília está disposta a investir não somente em obras novas, as chamadas "greenfield", mas também em projetos que já estão em andamento. A informação é do embaixador Sérgio Amaral, presidente emérito do Conselho Empresarial Brasil/China, que participou ontem da primeira rodada de negócios entre representantes dos dois países.
Na lista dos empreendimentos já iniciados que estariam na mira dos chineses está a ferrovia Transnordestina, em obras desde 2007, mas ainda longe de sair do papel. Segundo Amaral, o ex-ministro Ciro Gomes,hoje diretor-presidente da Transnordestina Logística SA,vai se encontrar com empresários chineses para discutir uma possível parceria no projeto.
O mesmo pode acontecer, segundo o embaixador, com as obras das linhas 4 e 5 do metrô de São Paulo. "São projetos em andamento que demandam algum investimento estrangeiro por uma questão tecnológica ou de crédito. Temos duas linhas do metrô de São Paulo que estão em andamento, mas que se beneficiariam desse aporte", afirmou Sérgio Amaral.
De acordo com ele, um dos principais destaques desta visita é a participação recorde dos bancos chineses. Diante de um cenário de escassez de fontes de financiamento para investimentos de longo prazo no Brasil, sobretudo em projetos de infraestrutura, a comitiva chinesa trouxe a tiracolo os presidentes de cinco grandes bancos.
Para o embaixador, presença massiva demonstra a disposição dos asiáticos em aumentar o apoio aos projetos feitos em parceria com empresas locais. Ele não soube dizer, entretanto, se o financiamento de projetos 100% brasileiros também poderiam ser apoiados pelas instituições da China. "Essa é uma boa pergunta a ser feita para eles", disse o embaixador.
Outra novidade que poderá ser anunciada hoje pelos chefes de Estado dos dois países é a participação chinesa na disputa para a construção da segunda linha de transmissão de Belo Monte. A primeira, licitada em fevereiro do ano passado, foi vencida por um consórcio entre a chinesa State Grid e as estatais Eletronorte e Furnas.
Amaral também informou que os empresários asiáticos querem participar das obras de construção da ferrovia entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO). O projeto integra o programa de concessões do governo federal e já teve os estudos aprovados pelo Tribunal de Contas da União, mas a incerteza sobre o interesse privado vem barrando a publicação do edital.
Há ainda interesse chinês na Ferrovia Norte¬Sul e na construção de uma plataforma logística na cidade de Anápolis (GO). De acordo com Amaral, o objetivo é de que as negociações deste ano superem a fase de "troca de cartões". "Muitas vezes faltou a essas missões comerciais um pouco de concreção. Agora queremos saber quais os projetos que estão prontos, com estudos, estimativas financeiras e taxa de retorno", afirmou.
O primeiro¬ministro Li Keqiang será recebido na manhã de hoje pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Após uma conversa privada, os dois se reúnem com ministros e participam da solenidade de assinatura de atos. Para a tarde estão programadas visitas do líder chinês aos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros. No final do dia, Keqiang embarca para o Rio de Janeiro.
Fonte - Revista Ferroviária  19/05/2015

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