domingo, 17 de maio de 2015

Metrô de Moscou,'Palácio subterrâneo' completa 80 anos

Transportes sobre trilhos/Internacional 

A extravagância foi ideia do então líder soviético Josef Stalin e tinha uma função político-ideológica  relembrar aos usuários, na maioria proletariados,que o Partido Comunista estava fazendo algo para a população, em retorno pelo seu esforço durante a União Soviética.A rede moscovita conta com 196 estações,distribuídas em doze linhas que percorrem 327,5 km e realiza 6,73 milhões de viagens por dia.

Sandro Fernandes - BBC

Com paredes de mármore,teto alto,candelabros majestosos,mosaicos e milhares de esculturas e decorações em alto-relevo,o metrô moscovita,conhecido como "palácio subterrâneo",completa 80 anos nesta sexta-feira.
A rede moscovita conta com 196 estações,distribuídas em doze linhas que percorrem 327,5 km e realiza 6,73 milhões de viagens por dia.O de São Paulo, para efeitos de comparação, tem 74 km de extensão.A extravagância foi ideia do então líder soviético Josef Stalin e tinha uma função político-ideológica relembrar aos usuários,na maioria proletariados,que o Partido Comunista estava fazendo algo para a população,em retorno pelo seu esforço durante a União Soviética.
Stalin ordenou que os arquitetos e artistas do metrô criassem uma estrutura que se destacasse pelo "brilho" e indicasse um "futuro radiante".O metrô é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade.
E o sistema de transporte metropolitano chama a atenção não somente pela suntuosidade,mas também pela eficiência.A média de espera pelo metrô é de somente 90 segundos,caindo para menos de 60 segundos no horário do rush. E,se tudo isso não fosse suficiente,o metrô oferece ainda wifi gratuito,com fácil acesso em russo ou em inglês.
O metrô russo,no entanto, não está alheio a polêmicas. Em 2009,após a restauração da estação de Kurskaya,no centro da cidade, uma homenagem a Stalin foi colocada mais uma vez na parede do metrô."Stalin nos criou na lealdade ao povo, nos inspirou ao trabalho e ao heroísmo" reza a frase,que havia sido retirada nos anos 50.Apesar das críticas, a frase foi mantida.
Outro assunto que costuma gerar certa discussão em Moscou é a voz usada nos alto-falantes do sistema de transporte.Nas linhas radiais,os alto-falantes que anunciam as estações usam uma voz masculina no sentido centro e uma voz feminina no sentido periferia.A controversa ideia é de que é melhor ter uma voz feminina quando os trabalhadores voltam para casa e uma voz masculina quando vão ao trabalho.

Plano de expansão
O prefeito de Moscou,Sergei Sobyanin,anunciou no fim do ano passado que uma segunda linha circular estará completamente em operação até o final desta década,com 28 novas estações e 58 km de trilhos.Parte desta nova linha será aberta em 2016.O custo total do projeto é de 300 bilhões de rublos (R$ 18 bilhões).
Moscou tem uma linha circular e onze linhas radiais.Para fazer qualquer transferência entre as linhas radiais,o passageiro precisa ir até o centro e depois seguir na nova linha radial.A construção de uma segunda linha circular pretende descongestionar o metrô no centro de Moscou e diminuir o tempo de deslocamento.O design da nova linha ficará a cargo de uma firma italiana de decoração de interiores.
Quando a segunda linha circular estiver pronta,a Prefeitura de Moscou estima que apenas 7% dos residentes de Moscou viverão longe de alguma linha de metrô (hoje, este número é de 22%).
Em comemoração ao aniversário,o metrô ganhou de presente um novo trem, com design e decoração temática contando a história de um dos símbolos da capital russa.O novo trem tem oito vagões,cada um representando uma década.E o primeiro vagão está pintado de vermelho,em homenagem à cor da primeira linha.
Fonte - São Paulo Trem Jeito  17/05/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito