quarta-feira, 22 de abril de 2015

VLI amplia uso de energia solar em ferrovias

Ferrovias/Sustentabilidade

No fim do ano passado, a VLI concluiu a implantação de sistemas de aproveitamento de energia solar em dois pátios de manobras. Na cidade de Contagem (MG), por onde passa a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), foram instalados postes em uma extensão de 400 metros às margens das linhas. As estruturas têm painéis fotovoltaicos, além de controlador de carga, bateria e luminária LED.

RF
foto - ilustração
A VLI vem implantando iniciativas que visam ampliar a utilização de energia solar nas atividades que desenvolve em todo o país. Atualmente, a área de engenharia da companhia monitora os resultados de projetos que empregam essa tecnologia em sistemas de iluminação de pátios. Os profissionais do setor também estão trabalhando na construção de novos equipamentos de sinalização de campo que possuam painéis fotovoltaicos acoplados.
No fim do ano passado, a VLI concluiu a implantação de sistemas de aproveitamento de energia solar em dois pátios de manobras. Na cidade de Contagem (MG), por onde passa a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), foram instalados postes em uma extensão de 400 metros às margens das linhas. As estruturas têm painéis fotovoltaicos, além de controlador de carga, bateria e luminária LED.
Durante o dia, as placas coletoras absorvem a radiação solar. A energia é condicionada pelo controlador de carga e armazenada na bateria. Os componentes do sistema estão aptos a alimentar a luminária LED de cada estrutura por até 12 horas consecutivas. A equipe técnica programa o período durante o qual os postes permanecem acessos. A tecnologia também foi implantada na Ferrovia Norte-Sul em um trecho de dois quilômetros no pátio de Açailândia (MA), foram instalados postes que possibilitam a iluminação durante o período noturno por meio de um sistema de aplicação de energia solar.
A tecnologia representa uma alternativa sustentável e eficaz por diversos fatores. Não há liberação de resíduos ou gases poluentes durante a produção da energia solar, que também é uma fonte renovável. Além disso, os painéis fotovoltaicos podem ser instalados em áreas remotas, onde não se tem acesso a redes de energia convencional.
A empresa utiliza a energia solar em três equipamentos de sinalização de campo: Máquina de Chave de Mola (MCM), Detector de Descarrilamento (DDC) e Detector de Cauda Automático (DCA). Atualmente, existem cerca de 2.800 unidades desses aparelhos em funcionamento ao longo da FCA e da FNS, ferrovias controladas pela companhia.
Fonte - Revista Ferroviária  22/04/2015

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