quinta-feira, 16 de abril de 2015

MOBILIDADE URBANA, uma causa nobre

Mobilidade

Um bom planejamento urbano e eficientes sistemas de transportes públicos que atendam tão somente as demandas numéricas,mais também as demandas sociais,sem excluir comunidades menores e periféricas,deixando-as a margem do sistema,certamente contribuirá para o arrefecimento do crescente caos urbano nas inúmeras cidades brasileiras.

A.Luis
Salvador Sobre Trilhos
foto - Pregopontocom
A Mobilidade é uma Piramide hierárquica,onde todos os modais funcionam em conjunto complementando-se mutuamente.Porem cada um deve ocupar o espaço que lhe cabe e cumprir a sua função de acordo com as suas características técnicas e funcionais.Assim como não é possível se colocar 1 (UM) litro de água em um copo de 200 ml,um carro não pode suprir a função de um ônibus, assim como um sistema de BRT não pode fazer as vezes de um sistema de Metrô.
Trens,Metrôs,VLTs,Transportes Hidroviários,BRTs, ônibus,vans,carros,transportes verticais,funiculaires,teleféricos,motocicletas,bicicletas,viagens a pé,todos tem o seu grau de importância dentro da cadeia da Mobilidade,estando devidamente ajustados e afinados para que operem racionalmente em conjunto,assim dessa forma só trarão benefícios para todos;a cidade,a população e o meio ambiente.
foto - Pregopontocom
A racionalidade é um quesito importante para que a operação dos sistemas de transportes públicos funcionem de maneira equilibrada e satisfatória,e dentro desse conceito não podem estar ausentes a "imprescindível" INTEGRAÇÃO FÍSICA E TARIFÁRIA multi modal,sem exceção,agregado ao sistema a BILHETAGEM ÚNICA por tempo de permanência (bilhetes por hora: fracionado,semanal ou mensal),possibilitando ao usuário dessa maneira traçar o seu próprio roteiro de viagem entre a origem e o destino,sem que seja obrigado a ficar preso a itinerários ou roteiros prefixados e inflexíveis,que nem sempre atendem as suas necessidades de deslocamentos e em muitas vezes,tornam as suas viagens desnecessariamente muito mais longas e cansativas.A integração 100% multimodal em conjunto com o bilhete único,por hora,aliada a um bom planejamento urbano e eficientes sistemas de transportes públicos que atendam tão somente as demandas numéricas,mais também as demandas sociais,sem excluir portadores de dificuldade de locomoção,comunidades menores e periféricas,deixando-as a margem do sistema,certamente contribuirá para o arrefecimento do crescente caos urbano nas inúmeras cidades brasileiras e a diminuição gradual do numero de viagens a pé,possibilitando aos até então excluídos o acesso ao transporte público. A desordem causada pela falta de planejamento,com visão para o futuro,acumulada ao longo de muitos anos pela falta de políticas públicas adequadas,foi a porta para o caos.A necessidade da criação de uma política de reordenamento urbano que possibilite a diminuição do numero de deslocamentos por demandas cruzadas (pessoas trabalharem/estudarem mais perto das suas residências ou morarem mais perto do seu trabalho/escolas e de acesso a outros serviços...utopia??!!...quem sabe....rrsss),garantir a acessibilidade universal igualitariamente,estimular e provocar a diminuição do uso do transporte individual,(enfatizando),ofertando um transporte seguro,de qualidade,rápido,com conforto e pontualidade que atraia para si uma grande parcela de usuários de automóveis além de investir em projetos de sistemas cicloviários interligados,inteligentes e calçadas largas,livres,seguras,com acessibilidade e bem sinalizadas para os pedestres.Aliado a tudo isso,é preciso também se abandonar de uma vez por todas o conceito retrógrado e ultrapassado do "rodoviarísmo".... de achar que tudo se move sobre "pneus"....
-Transporte público é uma atividade essencial,de utilidade pública e social,e é assim que deve ser visto e tratado.
Pregopontocom 16/04/2015 

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