sábado, 28 de março de 2015

Trensurb encerra comemorações de aniversário dos 30 anos de operações do metrô,na estação de Novo Hamburgo

Transportes sobre trilhos

Trensurb, que completa 30 anos de operações, promoveu atos comemorativos em estações dos seis municípios atendidos pela linha metroviária.

Trensurb
foto - Lucas Quadros/Trensurb
Na tarde desta sexta-feira (27), a Estação Novo Hamburgo da Trensurb recebeu o último dos atos em comemoração ao aniversário de 30 anos de operação da Linha 1 junto aos passageiros do metrô. As festividades aconteceram ao longo do mês em todos os seis municípios atendidos pela empresa, sempre com direito a “parabéns a você” e distribuição de bolo para os usuários. As estações Mercado, Canoas, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo receberam atos similares ao de hoje nos dias 4, 11, 13, 19 e 25, respectivamente. A atividade desta tarde contou ainda com uma “trilha sonora”, cortesia do grupo Buquezeiros Choro & Samba.
Instituída por meio do Decreto Federal nº 84.640, de 17 de abril de 1980, a Trensurb iniciou a operação comercial da Linha 1 em 4 de março de 1985, ligando, na época, Porto Alegre e Sapucaia do Sul. A cerimônia de inauguração havia se dado dois dias antes. Foi em 2012 que o metrô chegou a Novo Hamburgo: no mês de julho, foi inaugurada a Estação Santo Afonso. Já em maio de 2014, outras três estações em solo hamburguense começaram a operar comercialmente: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo.
Nessas três décadas de operação, mais de 1,2 bilhão de passageiros foram transportados pela empresa, contribuindo no desafogamento do tráfego rodoviário, com consequente redução dos gastos de manutenção das vias públicas e do número de acidentes. E, ao utilizar energia limpa e renovável, a Trensurb promove ainda a redução da poluição ambiental.
Somente em 2014, foram transportados 58,87 milhões de usuários, uma média de 4,9 milhões de pessoas por mês e 192 mil passageiros por dia útil. No ano que passou, cinco milhões de pessoas acessaram o metrô através das estações hamburguenses – Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo -, 15,5 mil por dia útil.
Em seu discurso no evento de hoje, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, lembrou que “foi justamente neste trigésimo ano que fechamos em março que tivemos a satisfação e a alegria de concluir o projeto original da empresa”, referindo-se à conclusão da expansão da linha até o Centro de Novo Hamburgo, conforme projetado pelo Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes do governo federal na década de 1970. Kasper destacou a mobilização da comunidade e a “sinergia” entre Trensurb, administração municipal e sociedade civil para tornar possíveis as obras de expansão. “Se teve alguém que batalhou para ter o trem foi o povo de Novo Hamburgo”, disse. Segundo ele, tratou-se de um empreendimento “exemplar”, que “cumpriu rigorosamente o cronograma e ainda trouxe uma série de benefícios para o município”, alguns dos quais nem constavam no escopo do projeto original, como a conclusão da Estação Industrial e o melhoramento hidrodinâmico do Arroio Luiz Rau. O diretor-presidente ainda falou de outra ação recente que traz mais qualidade para o transporte da Trensurb: a aquisição dos 15 novos trens com ar condicionado, sistema de comunicação multimídia, menor gasto energético e passagem entre os carros. Até o fim de junho, todos eles devem estar operando plenamente. Kasper encerrou sua fala agradecendo a todos: prefeito, usuários, metroviários e comunidade em geral.
O prefeito Luis Lauermann, por sua vez, iniciou sua manifestação falando da “alegria de comemorarmos essa conquista do povo hamburguense”, referindo-se à chegada do metrô ao município, classificado por ele como “um transporte seguro, de qualidade”. Lauermann agradeceu aos empregados e gestores da Trensurb pela qualidade e presteza no atendimento à população. “É impressionante o quanto essa obra fez bem para nosso povo, nossa economia e o Vale do Sinos”, disse o prefeito a respeito da expansão da linha até Novo Hamburgo. Ele destacou, ainda, o valor da tarifa social, de R$ 1,70, possível graças ao subsídio do governo federal. Segundo ele, o transporte de massa a baixo custo realizado pela Trensurb “é uma das principais provas de como é importante termos políticas públicas para melhorar a vida da população”. “Parabéns à Trensurb e à comunidade por esse extraordinário serviço”, finalizou.
Moradora de Alvorada, Heloísa Gomes passava pela Estação Novo Hamburgo durante o ato festivo. Ela aprovou a música dos Buquezeiros e o bolo de aniversário: “Muito gostoso”, disse. Aprovou, também, a expansão do metrô até o município. Heloísa conta que tinha dificuldades para se deslocar da cidade em que reside até a capital do calçado, principalmente devido ao tempo que levava, tendo que embarcar em dois ônibus. “O trem facilitou muito”, afirma.
Representaram também a Trensurb no evento de hoje o diretor de Operações, Carlos Augusto Belolli, empregados e gestores.
Fonte - Trensurb  27/03/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito