quarta-feira, 11 de março de 2015

Recife (RMR) terá novos prazos para obras atrasadas da Copa

Mobilidade 

Secretário André de Paula anuncia novos prazos para obras da Copa. Câmara garante recursos.Intervenções deveriam ter sido concluídas antes do mundial de futebol, em junho de 2014, mas apenas o ramal que liga Camaragibe à Arena ficou pronto.

Larissa Rodrigues 
Diario de Pernambuco
Túnel da Abolição será aberto para veículos no próximo domingo 
A população da Região Metropolitana do Recife (RMR) vai receber do Governo do Estado, semana que vem, um novo cronograma para as obras de mobilidade urbana paralisadas ou em ritmo lento. Todas as ações do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), lançado em 2010 por Eduardo Campos, deveriam ter sido entregues antes da Copa do Mundo, em junho de 2014. Mas só ficou pronto o ramal da Copa, que liga Camaragibe à Arena.
O secretário das Cidades, André de Paula, anunciou nesta terça-feira (10), que, se tudo correr bem, até o final de 2015 a maioria das intervenções será concluída. Segundo ele, essa é uma exigência do governador Paulo Câmara (PSB), que definiu os trabalhos de mobilidade como prioridade número 1 do estado.
Se antes o argumento para a morosidade era a falta de repasse de recursos do Governo Federal, o secretário garantiu que para essas obras não faltará dinheiro, mesmo que seja dos cofres de Pernambuco. "O governador deixou claro que recursos estaduais, apesar das dificuldades do momento, não serão entraves para a conclusão", cravou.
André de Paula adiantou alguns prazos à reportagem do Diario de Pernambuco, em entrevista à Rádio Globo, embora tenha admitido que outras intervenções não têm previsão para começar ou dar continuidade, a exemplo da hidrovia do Rio Capibaribe e Plano Diretor Cicloviário.
A primeira inauguração é o Túnel da Abolição. De acordo com André de Paula, o local passou no teste das chuvas. Embora a promessa do governo de conclusão tenha sido para o próximo dia 15, somente o fluxo de veículos será liberado. Acessos para pedestres do túnel só em abril.


Acesso para pedestres no Túnel da Abolição só em abril
Confira os novos prazos anunciados por André de Paula:
BR-101 - A empresa responsável é a Mendes Júnior, que está com a diretoria presa por causa da Operação Lava Jato e se disse impossibilitada de tocar a obra. “Disseram que não podem fazer nenhum tipo de operação com bancos público ou banco privado”, disse o secretário. Mas já há recursos na conta do estado e será aberto um novo processo de licitação. Dentro de 15 dias o secretário espera o pregão. Em 40 dias deve recomeçar a obra.
Corredores de BRT Leste Oeste - previsão de conclusão novembro. Tem 27 estações, 14 concluídas e 12 em construção. Tem dois terminais: terminal da terceira perimetral, no cruzamento da Avenida San Martin com a Avenida Caxangá. Terminal da quarta perimetral, no cruzamento da BR-101 com a Caxangá. Liga Recife a Camaragibe. Está 80% concluída pela empresa Mendes Júnior, que apesar de não conseguir realizar a obra da BR-101 disse que tem condições de tocar essa interveção. Segundo André de Paula, a saída da empresa a essa altura implicaria numa série de transtornos e, pelo menos, mais seis meses parada.
Terminal da terceira perimetral, cruzamento da Avenida San Martim com a Avenida Caxangá - previsão de entrega em 15 de maio.
Terminal da quarta perimetral, cruzamento da BR-101 com a Caxangá -novembro
Viaduto elevado próximo ao presídio feminino Bom Pastor - previsão maio
Corredor Norte e Sul de BRT - deverá estar pronto ainda no primeiro semestre deste ano, porque está sob responsabilidade de outra empresa: Enza, de Goiânia (GO). Os prazos já existem para concluir os terminais de Abreu e Lima e Igarassu. Tem 29 estações, sendo 12 em operação e 19 concluídas.
Terminal Abreu e Lima - maio
Estação Cruz de Rebouças - 30 março
Estação São Francisco - abril
Estação Matias de Albuquerque - março

Obras sem previsão:
Ciclovia da Caxangá / Ciclovia da BR-101 / Plano Diretor Cicloviário - essas três obras foram lançadas em 2010 com os corredores, mas nenhuma tem previsão de começar.
Hidrovia do Capibaribe - sem previsão. Depende dos habitacionais da prefeitura, sem prazo para serem entregues. Começaram ainda na gestão João da Costa. Tem dois trechos: BR-101 centro, com as populações ribeirinhas no meio. Segundo: Centro Tacaruna, que só pode ser feito depois das negociações com a Marinha, por causa da Vila Naval.
Fonte - Diário de Pernambuco  11/03/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito