PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

terça-feira, 10 de março de 2015

Obras de reforma na Estação Pirajá provocam mudanças em pontos de ônibus

Cidade

Por conta das obras do metrô – que terá a última estação da Linha 1 no bairro da região norte de Salvador – o terminal de ônibus está com a Plataforma C interditada, enquanto suas linhas foram remanejadas para as Plataformas A e B. Por conta da mudança repentina, a rotina começou confusa com a desorientação de muitos passageiros, e foi organizando-se ao longo do dia

Matheus Fortes - TB
foto - TB
Salvador - A Estação Pirajá, localizada à beira da BR-324, amanheceu com intervenções nesta segunda-feira, 9. Por conta das obras do metrô – que terá a última estação da Linha 1 no bairro da região norte de Salvador – o terminal de ônibus está com a Plataforma C interditada, enquanto suas linhas foram remanejadas para as Plataformas A e B. Por conta da mudança repentina, a rotina começou confusa com a desorientação de muitos passageiros, e foi organizando-se ao longo do dia.
O fluxo de pessoas no terminal começou por volta das 5h. Muitos usuários ficaram desorientados durante as primeiras horas da manhã, e, pouco a pouco, foram se guiando através dos cartazes e folhetos, e também dos funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) que estavam presentes no local para prestar informações. Com a situação controlada, passageiros aprovaram as intervenções e esperam que a reforma possa trazer melhorias para a estrutura do terminal e para o transporte público.
O vendedor Jorge Paulo Barbosa, que estava indo para a região da Brasilgás, tem boas expectativas para o novo terminal. “Isso aqui estava muito abandonado. A gente pode ver que tem um pouco de confusão, mas é normal. Temos que ter consciência que é para o melhor. Quando fazemos reforma em nossa casa, também é para melhorar. Mas também não traz bagunça no início? Acho que aqui é a mesma coisa”, opinou.
Ao todo foram remanejadas nove linhas que funcionavam na Plataforma C, do terminal. Durante as obras, a área de estoque de carro também será transferida para um terreno próximo à estação. De acordo com a CCR Metrô Bahia, o equipamento está passando por uma reforma que tem o prazo inicial de seis meses, com o objetivo de modernizar a estação de transbordo, e possibilitando a integração do terminal à futura estação de metrô de Pirajá. Usuários afirmam que a atual estação está caótica, com banheiros interditados por falta d´água e animais abandonados circulando pelo local. São 46 linhas de ônibus que operam no local, transportando 125 mil pessoas diariamente.
Confusão nos horários de pico
A estudante de Ensino Médio Lívia Lima, também avaliou as mudanças positivamente. Ela, que é moradora do Pernambués, relata que assim que desceu na estação foi atendida por uma funcionária da Semob e orientada sobre o novo ponto de ônibus, onde embarcara novamente. “Foi fácil e não demorou nada para me localizar. Além disso, estou observando que tem muita sinalização sobre os novos pontos. Acho que é só uma questão de tempo para que as pessoas se acostumem”, comentou, enquanto aguardava o transporte para seguir viagem até a Vila Canária.
Mesmo assim, usuários como a diarista Ana Cristina Ferreira, alertaram para a possibilidade de confusão nas filas de linhas que foram incorporadas aos pontos das plataformas A e B. “A princípio está organizado agora, mas há algumas pessoas entrando na fila errada desde a hora que cheguei. Se isso ocorrer durante o horário de pico, pode ter confusão”, observou, que estava a caminho de Cajazeiras 11, na Plataforma B, quando viu passageiros com destino à Palestina, entrando na mesma fila que ela.

Modernização
O projeto de revitalização da Estação Pirajá faz parte da proposta de integração do equipamento ao metrô de Salvador. De acordo com a CCR, o terminal ficará mais acessível e confortável aos passageiros, funcionários do local, e rodoviários. O novo espaço terá elevador que vai ligar o terminal de ônibus à passarela de acesso à estação de metrô, piso tátil, escadas rolantes, sanitários públicos masculinos e femininos, e banheiros também destinados a pessoas com deficiência física. Na proposta de modernização ainda estão incluídas adequações das vias que levam os ônibus às plataformas de embarques de passageiros, reforma da cobertura do terminal, além de novas áreas de comércio e serviços.
Fonte - Tribuna da Bahia  10/03/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito