quinta-feira, 19 de março de 2015

Concha Acústica do TCA ficará pronta em julho após obras de requalificação

Cultura

Nesta primeira etapa, cujo investimento chegou a R$ 80 milhões, a Concha será contemplada com a construção de novos camarotes e dos camarins, recuperação das arquibancadas, as bases da nova Sala Sinfônica – que contará com 600 lugares e cuja construção está prevista para a segunda fase da obras, além da construção de um edifício garagem com capacidade para 300 veículos.

Yuri Abreu -TB
Foto: Francisco Galvão
Bahia - Um dos espaços culturais mais importantes do estado deve ter a primeira fase da suas obras de requalificação concluída. Trata-se da Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), que deverá ser entregue pronta ainda no próximo mês de julho. A afirmação foi feita pelo Governador da Bahia, Rui Costa, em visita ao local na manhã de ontem. Na ocasião, ele também falou sobre a segunda fase das obras, cuja estimativa de início é o mês de agosto.
Nesta primeira etapa, cujo investimento chegou a R$ 80 milhões, a Concha será contemplada com a construção de novos camarotes e dos camarins, recuperação das arquibancadas, as bases da nova Sala Sinfônica – que contará com 600 lugares e cuja construção está prevista para a segunda fase da obras –, além da construção de um edifício garagem com capacidade para 300 veículos.


“Esse aqui é um equipamento extraordinário e que está sendo todo recuperado, ampliado. Aqui, nós teremos, certamente, uma Concha modernizada, recuperada e equipada. Talvez esta seja a maior intervenção realizada em um equipamento cultural no país. Nós teremos um espaço que não vai ficar devendo nada a nenhum outro no Brasil. Ao final das obras, o complexo estará com certeza entre os melhores. Com isso, amplia-se a oportunidade de exibições artísticas e culturais aqui na Bahia, trazendo mais conforto e acessibilidade para quem chega para conferir as atrações”, disse o Governador.
O investimento, para Costa, mostra o quanto a cultura terá prioridade em sua gestão e tem como principal objetivo colocar o estado em destaque no setor. “Assim, nós podemos disputar todos os melhores eventos culturais do país. Este é, portanto, um investimento que merece toda a nossa comemoração, enquanto baianos. Todo o teatro será renovado e terá um menor consumo de energia, o que é bom para o meio ambiente e para o próprio espaço, que terá uma maior economia”, relatou enquanto referia-se as últimas obras realizadas no complexo que aconteceram nos anos 1990.
Questionado sobre um atraso na obras, que deveriam ficar prontas no ano passado, o Governador disse que a demora se deu por conta das dificuldades no repasse de recursos. No entanto, com os recursos em dia, as obras estão em ritmo acelerado e a expectativa é a que a primeira fase do projeto deva ficar pronta no mês de julho, sendo aberta ao público em agosto, segundo o gestor.
Segunda etapa do projeto contempla Sala do Coro e acessos
Já a segunda fase das obras, que serão realizadas na parte interna do TCA, deve começar também no mês de agosto. Inicialmente, no entanto, elas não afetariam o funcionamento do espaço. Nesta fase, haverá a reconstrução da Sala do Coro e dos acessos ao local, além da construção da Sala Sinfônica e de uma sala de cinema, com capacidade para 600 e 150 lugares, respectivamente. Também estão previstas melhorias na parte acústica e na parte técnica da sala principal dos anexos, assim como incrementos no foyer, no jardim suspenso, no restaurante e na bilheteria.
“Nesta etapa, temos a previsão de fazê-la com recursos da Lei Rouanet, de incentivo a cultura. Nós também estamos buscando as empresas que irão contribuir com o investimento. Já temos uma carta compromisso junto com a Coelba, com a Caixa e vamos buscar efetivá-las, além de buscar parceiros que queiram ajudar o Teatro, como o próprio Banco do Brasil, dentre outros. Isso será trabalhado para ser licitado o mais breve possível, para que haja uma sincronização entre o fim de uma etapa e o começo da outra”, afirmou Rui Costa.
Para o Secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, a expectativa é muito grande pela reinauguração do espaço. “Existe uma ansiedade, um clamor, por um equipamento em Salvador que possa receber um número significativo de pessoas. Vocês não podem imaginar a alegria da classe produtora e da comunidade cultural quando inaugurarmos esta parte do espaço logo no mês de agosto” comemora.
Além disso, Portugal ressaltou a importância dos investimentos realizados e disse que a Bahia só tem a ganhar com o novo espaço, um dos maiores da América Latina. “Acho que este é um dos maiores investimentos realizados no setor cultural do país, senão o maior. Acho que quando o governador fala que este será um dos maiores equipamentos cultural do país, penso que ele está sendo modesto. Colocaria esse complexo com um dos mais importantes da América Latina, por conta do local histórico onde ele está inserido. A cultura baiana só tem a ganhar com isso”, definiu.
Para o Diretor Geral do TCA, Moacyr Gramacho, o momento é histórico. “Sem dúvida é bastante importante o que estamos vivendo agora. Basicamente, a obra se resume em duas grandes linhas de intervenção. Uma requalificação de equipamento cujo sistema de drenagem ainda é de 1950. A outra linha é satisfazer as novas diretrizes públicas estabelecidas no governo Wagner. Quero destacar que essa reforma só foi possível por conta da compactuação interna entre artistas, Fundação Cultural do Estado e a Secretaria de Cultura. É um sonho construído coletivamente”, destacou.
Fonte - Tribuna da Bahia 19/03/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito