quinta-feira, 26 de março de 2015

Comissão de Desenvolvimento Urbano da AL-BA visita obras do metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos

A visita – que atendeu a uma solicitação da Comissão – foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Carlos Martins e pelos presidentes da CTB, Eduardo Copello, e da CCR, Luiz Valença. Entre os deputados presentes na visita estavam, Maria Del Carmen, que também preside a comissão, Rosemberg Pinto, Vando e Gika Lopes.

Ascom/Sedur
Comissão da AL-BA visitou obras da Linha 1 do metrô
Sedur Ba.
A Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) visitou, nesta terça-feira (25), as estações Acesso Norte e Retiro do Metrô de Salvador, e as obras das estações Bom Juá e Pirajá. A visita – que atendeu a uma solicitação da Comissão – foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Carlos Martins e pelos presidentes da CTB, Eduardo Copello, e da CCR, Luiz Valença. Entre os deputados presentes na visita estavam, Maria Del Carmen, que também preside a comissão, Rosemberg Pinto, Vando e Gika Lopes.
O grupo visitou primeiramente a estação Acesso Norte, onde eles conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO) e, de lá, seguiram de metrô até a estação do Retiro, para que os deputados utilizassem o sistema metroviário em operação. “Essa obra é uma das importantes que ocorre em Salvador nesse momento, porque é a que vai atingir o maior número de população e é a maior intervenção viária. É um sonho dessa cidade ter a questão do metrô resolvida. E é exatamente por esse simbolismo que nós começamos a realizar estas visitas técnicas, porque responde a que é possível ser diferente, quando se tem um projeto adequado, com as soluções adequadas, e é isso que foi mostrado hoje para a Comissão”, elogiou a Deputada Del Carmen.
Presidente da CTB, Eduardo Copello apresenta
 planta do projeto metroviário de Salvador
Sedur Ba.
O roteiro também incluiu visita à estação e ao Complexo de Manutenção de Pirajá, com previsão de entrega para junho. Durante o percurso até Pirajá, os deputados tiveram a oportunidade de passar pela Estação Bom Juá, que será inaugurada no dia 9 de abril.
“A estação de Pirajá será o cérebro da operação do sistema metroviário, pois dela sairá não só o Metrô, mas também ônibus intermunicipais, interestaduais e futuramente o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)”, afirmou Copello. De acordo com o presidente da CTB, uma passarela será construída para conectar a estação de transbordo do bairro com a metroviária. Mais de quatro mil operários trabalham nas obras do metrô, sendo que quase metade do efetivo está somente nas obras de Pirajá.
Obras do complexo e da estação Pirajá.
Local vai funcionar como ‘cérebro’ do metrô
Sedur Ba.
Originalmente a Linha 1 do Metrô terminaria na Estação Pirajá, mas quando a licitação passou para responsabilidade do Governo do Estado foi decidido que haveria uma extensão da Linha 1, com mais duas estações até Águas Claras. As obras da Linha 2 do Metrô estão acontecendo simultaneamente à finalização da estação Pirajá.
Fonte - Sedur Ba. 25/03/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito