segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Maceió adota aplicativo de ônibus para portadores de dificuldade de locomoção

Mobilidade

Visando melhoria na acessibilidade, a prefeitura de Maceió lançou, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o aplicativo CittaMobi Acessibilidade.CittaMobi Acessibilidade já facilita vida de usuários do transporte público em doze cidades brasileiras

G1 - Autor: Michelle Farias 
foto - ilustração
Alagoas - Quem é deficiente visual e cadeirante sofre com os obstáculos para andar de transporte público em Maceió. Visando melhoria na acessibilidade, a prefeitura lançou, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o aplicativo CittaMobi Acessibilidade. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (19), na sede das promotorias do Ministério Público, no Barro Duro.
O aplicativo disponibilizará um áudio que informa ao deficiente visual o ponto de ônibus mais próximo. Permite também que as linhas sejam selecionadas pelo usuário por meio da voz, como também quais são os coletivos adaptados para cadeirantes. A SMTT que já lançou um aplicativo para facilitar o transporte público para a população em geral, tem como objetivo tornar acessível a nova ferramenta para todos os usuários de coletivos em Maceió.
O programador de computadores, Luiz Eduardo, é o idealizador do projeto. Aos 23 anos ele já trabalhava com programação e acabou ficando cego. "Eu tive que me adaptar para continuar criando [programação]. Sentia muita dificuldade de me locomover, ficava mais de 40 minutos no ponto para tentar pegar o ônibus, fazia sinal para todos eles. Foi quando decidi fazer o aplicativo a partir das minhas necessidades e da minha esposa, que também tem deficiência visual", afirma.
Para o presidente da Associação de Cegos de Alagoas, Roberto Freire, o aplicativo vai ajudar muito os cegos do Estado. "Isso vai dar uma independência para quem tem deficiência. Agora eles poderão ir para onde quiser sem precisar da ajuda de ninguém. É uma grande evolução", afirma.
De acordo com o prefeito Rui Palmeira, mais de 70 mil pessoas já baixaram o aplicativo de monitoramento de ônibus lançado no ano passado. "Nós temos um aplicativo que facilita a vida dos usuários de ônibus de Maceió. Por dia, registramos uma média de 58 mil consultas. Maceio é a segunda capital que tem esse aplicativo para deficiente visual e acreditamos que vai melhorar a vida de todos", afirma.
O aplicativo também está disponível nas seguintes cidades: Colatina, Diadema, Juiz de Fora, Maceió, Recife, Ribeirão Preto, Rio Branco, Rio Grande, Santa rita, São Caetano do Sul, Santo André, Volta Redonda.
Para instalar, basta acessar o site da CittaMobi http://www.cittamobi.com.br/acessibilidade/
Fonte - Mobilize  19/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito