terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Bom Sinal e Smarttech testam VLTs em Natal e João Pessoa

Transportes sobre trilhos

Nas duas capitais, os testes foram realizados em parceria com a Smarttech, empresa sediada em Holambra (SP). A Smarttech participa no desenvolvimento e validação do projeto estrutural, durabilidade e conforto e de otimização da caixa do trem, por meio de tecnologias de simulação avançadas e equipe técnica de engenheiros e consultores. 

RF
VLT - Bom Sinal (Fortaleza)
A cidade de João Pessoa, capital paraibana, já recebeu dois veículos leves sobre trilhos (VLTs), parte de um lote de oito composições compradas pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). A fabricação é da Bom Sinal Indústria e Comércio. Cidades como Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Sobral (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Crato (CE) já utilizam trens produzidos pela Bom Sinal.
Além de João Pessoa, já estão em operação três VLTs na cidade de Natal (RN). Nas duas capitais, os testes foram realizados em parceria com a Smarttech, empresa sediada em Holambra (SP). A Smarttech participa no desenvolvimento e validação do projeto estrutural, durabilidade e conforto e de otimização da caixa do trem, por meio de tecnologias de simulação avançadas e equipe técnica de engenheiros e consultores. A parceria começou em 2008, quando a Bom Sinal se preparava para o fornecimento de seis VLTs com sistema de tração diesel-hidráulico para a linha Oeste de Fortaleza, entre as estações João Felipe e Caucaia, num percurso de 19,7 km.
1º VLT - Bom Sinal (Cariri)
Fabricante do primeiro VLT em operação no Brasil, que circula desde dezembro de 2009 entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, na região do Cariri, Ceará, a BOM SINAL produz composições de dois, três e quatro carros e está pronta para atender as operadoras no Brasil e no Exterior. “Temos know-how e capacidade, pois atuamos dentro dos padrões internacionais de qualidade”, explica Haroldo de Moraes, diretor de Engenharia e Desenvolvimento de Produto. Outro projeto da Bom Sinal é avançar na área de VLTs regionais, que operam em trechos de médio percurso.
A parceria entre as duas marcas vem ao encontro da atuação da Smarttech, que por meio do seu TechCenter inaugurado em Holambra em setembro deste ano, oferece total suporte às empresas no desenvolvimento e realização de testes e simulação para validação de produtos de qualquer segmento. “É uma alternativa econômica para as empresas complementarem seus recursos com expertise em relação à aplicação dos testes e montagem da infraestrutura dos laboratórios, para validação junto aos órgãos oficiais correlatos”, afirma Ricardo Nogueira, diretor geral das Operações de Serviços da Smarttech.
Fonte - Revista Ferroviária  27/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito