PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 14 de junho de 2014

Nave capaz de viajar à velocidade da luz começa ser projetada por cientistas

Ciência & Tecnologia

O modelo de nave para viajar a velocidade superluminal foi construído para receber um motor de dobra

VdR de Nova York, EUA

O designer Mark Rademaker e o cientista da NASA Harold White apresentaram, neste sábado, o projeto de uma nave espacial capaz de transportar pessoas pelo universo a uma velocidade superior à da luz.
A viagem com velocidade superluminal é teoricamente possível, utilizando o chamado motor de dobra espacial (ou propulsão de Alcubierre) que faz um campo de dobra para criar mini dobras espaciais, o que põe a nave em movimento. White é físico que passou anos para conseguir obter a velocidade da luz das naves espaciais.
Visão frontal da nave projetada por Mark Rademaker
Em 2011, ele publicou um relatório em que apresentou, pela primeira vez, o conceito de movimento com velocidade superluminal. Agora, a sua equipe apresentou o projeto da nave que incorpora este conceito.
O espaço atrás da nave irá expandir-se rapidamente, empurrando-a para a frente. Usando este método, será possível atingir o sistema Alpha Centauri durante apenas duas semanas (a distância entre a Terra e este sistema constitui 4,3 anos-luz).
Fonte - Correio do Brasil  14/06/2014

Assista o vídeo




Em Fortaleza, Costa Rica faz história e vence Uruguai pela primeira vez

Copa 2014

Na estreia das duas seleções na Copa, no Estádio Castelão, em Fortaleza, os costa-riquenhos conseguiram a primeira vitória sobre o Uruguai, com o placar de 3x1. Até então, as duas seleções haviam se enfrentado em oito ocasiões, sendo seis vitórias uruguaias e dois empates.

Ivan Richard 
Repórter da Agência Brasil

A tradição da camisa celeste uruguaia, duas vezes campeã do mundo e quarto lugar na África do Sul, em 2010, sucumbiu hoje (14) diante da Costa Rica. Na estreia das duas seleções na Copa, no Estádio Castelão, em Fortaleza, os costa-riquenhos conseguiram a primeira vitória sobre o Uruguai, com o placar de 3x1. Até então, as duas seleções haviam se enfrentado em oito ocasiões, sendo seis vitórias uruguaias e dois empates.
Os uruguaios saíram na frente, com um gol de pênalti convertido por Cavani, aos 21 minutos do primeiro tempo. Apesar de a superioridade no placar, a seleção uruguaia não conseguiu se impor e os costa-riquenhos equilibraram o jogo, com destaque para o atacante Campbell, melhor em campo.
E foi Campbell, aos oito minutos do segundo tempo, aproveitando cruzamento na área, que empatou para a Costa Rica, com um chute forte, de pé esquerdo. Quatro minutos depois, com o zagueiro Duarte, de cabeça, depois de cobrança de falta, virou o jogo para a Costa Rica.
Aos 38 minutos, no primeiro toque que deu na bola, Ureña ampliou para a Costa Rica. Depois de um belo passe de Campbell, o camisa 21 costa-riquenho deu um toque sutil na saída do goleiro uruguaio.
Com a vitória surpreendente, a Costa Rica larga na frente no Grupo D - um dos mais duros da Copa – formado ainda por Itália e Inglaterra. As duas seleções europeias jogam hoje, às 19h (horário de Brasília), na Arena Amazônia, em Manaus.
Fonte - Agência Brasil  14/06/2014

Maranhão gera 100 mil empregos em cinco anos

Economia

A maior parte foi atraído pelo Programa de Incentivo às Atividades Industriais do Maranhão (ProMaranhão), criado em 2010, para potencializar os atrativos do Estado por meio do fortalecimento da política de incentivo à instalação tanto de grandes empreendimentos como de micro e pequenas empresas.

Valor Econômico

Em cinco anos, nada menos de 55 empreendimentos entraram em operação no Maranhão com o aporte de R$ 59,3 bilhões em investimentos privados e a geração de mais de 100 mil empregos diretos. A previsão é de que até 2018 os investimentos atinjam R$ 130 bilhões - R$ 114 bilhões apenas da iniciativa privada - com a implantação de mais 50 projetos. A maior parte foi atraído pelo Programa de Incentivo às Atividades Industriais do Maranhão (ProMaranhão), criado em 2010, para potencializar os atrativos do Estado por meio do fortalecimento da política de incentivo à instalação tanto de grandes empreendimentos como de micro e pequenas empresas.
A lista inclui o Complexo Termelétrico de Parnaíba, no município de Santo Antônio dos Lopes, na bacia do Rio Parnaíba, as unidades da Suzano Papel e Celulose, da Akso Nobel e da Air Liquide, em Imperatriz, e a Termelétrica Itaqui, do grupo Eneva, em São Luís.
O reflexo aparece nas estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Produto Interno Bruto do Maranhão saltou de R$ 39,855 bilhões, em 2009, para R$ 52,187 bilhões, em 2011. Em termos reais, houve um acréscimo de R$ 12,332 bilhões. O PIB per capita passou de R$ 6.259,43 para R$ 7.852,71. A indústria foi o setor que mais ganhou participação no PIB estadual. Passou de 15,4%, em 2009, para 17,5 %, em 2011. O crescimento do PIB foi de 8,75%, em 2010, e chegou a 10,3%, em 2011.
A previsão do Instituo Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), que estimou um aumento do PIB maranhense de 6%, em 2012, e de 6,5%, no ano passado, é de que o crescimento seja de mais 5,5% este ano, atingindo R$ 67,453 bilhões. "Historicamente, o Nordeste tem crescido mais nos últimos anos que o Brasil, e o Maranhão tem crescido mais que o Nordeste", diz o secretário de desenvolvimento, indústria e comércio do Maranhão, Maurício Macedo.
O crescimento da economia maranhense deve muito também ao agronegócio. A produção de grãos do Estado saiu de 2 milhões de toneladas, em 2010, e deve chegar a 4,3 milhões de toneladas, em 2014. Novas fronteiras agrícolas estão sendo abertas na região do Cerrado. O polo do Leste já produz 500 mil toneladas de grãos. O Maranhão, que tem boa cobertura de recursos hídricos, também pode se beneficiar do desenvolvimento da irrigação, ainda incipiente no Estado. O rebanho bovino, que é o segundo do Nordeste, atrás apenas da Bahia, agora está livre da febre aftosa e a expectativa é de retomada das exportações. A indústria do reflorestamento ganhou um novo impulso com a inauguração, no ano passado, de uma unidade produtiva da Suzano, com capacidade para 1,5 milhão de toneladas de celulse por ano.
Outra característica do processo de desenvolvimento do Maranhão é a diversificação da economia. A descoberta de gás on shore, há três anos, na região central do Estado criou perspectivas de novos negócios não só na área de geração de energia, mas também de produção de gás veicular e de fertilizantes e de implantação de indústrias petroquímicas. A Eneva tem projeto de investimento de R$ 6 bilhões no Complexo Parnaíba de uma termelétrica com capacidade de geração de 3,722 MW utilizando como combustível o gás natural que já está na primeira fase e em parceria com a Petra Energia e OGPar desenvolve a exploração de gás na bacia terrestre do Parnaíba com investimento de R$ 700 milhões. O Estado tem um enorme potencial para gerar energia limpa a partir de biomassa, hidráulica e eólica.
O Porto de Itaqui, em São Luís, desenvolveu projetos de qualificação e eficiência para atender o desempenho da economia maranhense. Cerca de 17 milhões de toneladas de cargas deverão ser movimentadas este ano. A movimentação de contêineres deverá duplicar, alcançando os 20 mil TEUS. Nos últimos três anos, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), em parceria com a iniciativa privada, investiu cerca de R$ 1,2 bilhão na construção do acesso ferroviário do Terminal de Grãos do Maranhão, na construção de dois novos berços e reformas em outros dois. "Estamos também fazendo a identificação dos gargalos de infraestrutura - da rede elétrica, telecomunicações e gasoduto. É um trabalho de planejamento para os mais de cinco anos", diz Maurício Macedo.
Fonte - ABIFER  13/06/2014

Aprovada a concorrência no setor de trens de passageiros da Espanha

Notícias ferroviárias

A Ministra do Desenvolvimento da Espanha Ana Pastor aprovou a proposta para a participação da iniciativa privada no setor de transportes de trens de passageiros,atualmente operada pela RENFE

railwaygazette
railwaygazette
ESPANHA: A ministra do Desenvolvimento, Ana Pastor anunciou em 13 de junho que o seu gabinete, aprovou a proposta para que outras empresas sejam convidadas a operar através de licitação, os serviços de passageiros comerciais de longa distância concorrendo com a operadora estatal RENFE.
O vencedor da licitação devera ter capacidade para operar os serviços por um período de sete anos na rede Levante de rotas convencionais e de alta velocidade Madrid-Albacete, Valencia, Castelló de la Plana, Alacant e Murcia.
De acordo com Ana Pastor, o novo operador seria livre para definir os níveis de serviço e tarifas, como subsidiária da RENFE através do leasing de trens, que forneceria o material rodante de sua própria frota. No final do período de sete anos, a rede Levante seria totalmente aberta à concorrência.
Ao fazer progressivamente a abertura do mercado de passageiros de longa distância para a concorrência, o governo espanhol espera ver o aumento dos serviços com tarifas mais competitivas, com adoção de novos modelos de negócios "às necessidades dos passageiros. Espera-se que a concorrência possa impulsionar o uso de transporte ferroviário, enquanto RENFE continuaria a prestar seus serviços em todo o país.
Fonte - railwaygazette  13/06/2014

Tradução e adaptação de texto Pregopontocom


Original Text
Competition in the Spanish passenger market approved

Railway Gazette
SPAIN: Development Minister Ana Pastor announced on June 13 that the cabinet had given its approval for bids to be invited to operate commercial long-distance passenger services in competition with state operator RENFE.
The winning bidder would be able to operate services for a period of seven years on the Levante network of conventional and high speed routes from Madrid to Albacete, Valencia, Castelló de la Plana, Alacant and Murcia.
According to Pastor, the new operator would be free to set service levels and fares, with RENFE’s train leasing subsidiary to provide it with rolling stock while it sources its own fleet. At the end of the seven-year period, the Levante network would be fully opened up to competition.
By progressively opening up the long-distance passenger market to competition, the Spanish government hopes to see increased services at more competitive fares, with ‘new business models’ meeting the needs of passengers. Competition is also expected to drive up rail usage, while RENFE would continue to provide services across the country.

Oito seleções jogam hoje pelos grupos C e D da Copa do Mundo

Copa 2014

A primeira partida será disputada entre Colômbia e Grécia, às 13 h no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Pelo mesmo grupo jogarão, às 22 h na Arena Pernambuco, Costa do Marfim e Japão. 

Pedro Peduzzi
Repórteres da Agência Brasil
Ag-Brasil
Oito seleções jogarão hoje (14) pelos grupos C e D da Copa do Mundo. A primeira partida será disputada entre Colômbia e Grécia, às 13 h no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Pelo mesmo grupo jogarão, às 22 h na Arena Pernambuco, Costa do Marfim e Japão. Uruguai e Costa Rica abrem o grupo D em partida jogada às 16h no Estádio Castelão (Fortaleza). Às 19 h (horário de Brasília e 18h na hora local), Inglaterra e Itália jogam na Arena Amazônia, em Manaus.
Das quatro partidas a serem disputadas, o maior clássico será o jogo entre Inglaterra e Itália, mas o grande adversário das equipes provavelmente será o clima quente característico de Manaus. Ocupando atualmente a décima posição no ranking da Fifa, a Inglaterra conquistou apenas um título em copas do Mundo. Foi em 1966, quando sediou o torneio. Já a Itália venceu quatro copas do Mundo e é a única seleção em condições de se igualar, em número de títulos, ao pentacampeão Brasil. 
Fonte - Agência Brasil   14/06/2014

ProUni tem 50% a mais de inscritos que em 2013; maioria é mulher e negra

Educação

Os cursos preferidos foram as engenharias, com 166.807 inscrições. Administração recebeu 137.515, seguido por direito (119.447), ciências contábeis (61.169) e pedagogia (56.250).
As mulheres foram maioria, 384.063 candidatas (59% do total). A maior parte dos candidatos é negra, 62,6%, 409.527 inscritos.

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 653.992 inscritos, segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O número representa um aumento de 50% em relação à mesma edição de 2013, quando 436.941 se candidataram. As inscrições terminaram na quarta-feira (11). O resultado da primeira chamada será divulgado no domingo (15), no site do ProUni.
Os cursos preferidos foram as engenharias, com 166.807 inscrições. Administração recebeu 137.515, seguido por direito (119.447), ciências contábeis (61.169) e pedagogia (56.250).
As mulheres foram maioria, 384.063 candidatas (59% do total). A maior parte dos candidatos é negra, 62,6%, 409.527 inscritos. Os brancos representam 34,9%; amarelos, 2,4%. Apenas 0,1%, 853 candidatos, declararam-se indígenas.
De acordo com o MEC, o programa atraiu os jovens: 392.329 (60%) dos inscritos têm entre 18 e 24 anos; 98.828 (15%), de 25 a 30 anos e 71.952 (11%), menos de 17 anos. Apenas 4% têm mais de 40 anos (26.102).
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.
O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para bolsa parcial.
Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas, 28% a mais que no mesmo período do ano passado. As bolsas para engenharias quase dobraram, serão 12.362 nesses cursos. Os demais favoritos estão entre as maiores ofertas: administração (13.168), direito (7.887) e pedagogia (7.725).

Veja abaixo o cronograma do ProUni:

Resultado da primeira chamada: 15 de junho
Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho
Resultado da segunda chamada: 4 de julho
Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho
Adesão à lista de espera: 21 e 22 de julho
Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho
Fonte - Agência Brasil  13/06/2014

Metrô é autuado pelo Ministério do Trabalho pela demissão de 42 grevistas

São Paulo

Companhia do Metropolitano foi autuada, nesta sexta-feira (13), pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego por atitude antissindical após greve de cinco dias da categoria - O presidente do Metrô, Luiz Pacheco, chegou a aceitar a readmissão dos demitidos, mas Alckmin barrou

Por Redação RBA 
Adriama Spaca/folhapress
O Metrô de São Paulo foi autuado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego nesta sexta-feira (13) por atitude antissindical, pela demissão de 42 grevistas, todos dirigentes ou delegados sindicais, após a paralisação de cinco dias movida pela categoria durante campanha salarial. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) ordenou as demissões e negou-se a dialogar sobre readmissões depois que a Justiça do Trabalho julgou a greve dos metroviários abusiva, decretou o desconto dos dias parados e não ofereceu garantia de emprego aos trabalhadores. Mesmo com a decisão judicial, o auditor fiscal do trabalho responsável pelo caso, Renato Bignami, discorda da sanção tomada pelo governo estadual.
"O Metrô tinha meios jurídicos para fazer valer a decisão do Tribunal Regional do Trabalho. Mandar embora 42 trabalhadores sem nem dizer qual o motivo da justa causa que está sendo alegada é abuso de direitos'', afirmou Bignami ao blog do jornalista Leonardo Sakamoto. "Uma greve é conflitiva por natureza. Não é correto a empresa se valer de seu poder hierárquico e mandar embora trabalhadores diretamente envolvidos na greve. Isso é aviltar os direitos dos trabalhadores'', concluiu.
O auto de infração afirma que a dispensa por justa causa de 42 trabalhadores e a decisão da Justiça do Trabalho, considerada excessivamente rigorosa por sindicalistas de todas as centrais sindicais, revela "contornos de desproporcionalidade" na relação entre trabalhadores e empregador. "O ato terminativo dos 42 contratos de trabalho por justa causa do empregados acabou, assim, aparentando uma medida de caráter persecutório que possui o condão da vingança ou perseguição à categoria, incabíveis neste momento de conflito", conclui o texto.
O impacto financeiro da manifestação do Ministério do Trabalho é mínimo, já que o valor da autuação é de apenas R$ 8 mil. Além disso, ainda cabe recurso. Ainda assim, é sinalização que o Ministério do Trabalho e Emprego vê as demissões como abusivas, o que pode reabrir a discussão sobre a legitimidade das demissões do Metrô de São Paulo e forçar Alckmin a dialogar sobre o assunto.
A greve dos metroviários de São Paulo começou no dia 5 de junho e foi suspensa na última quarta-feira (11). Ele reivindicavam um aumento de 12,2% e o governo estadual chegou a propor 8,7% – mesmo índice sugerido pelo Tribunal Regional do Trabalho. Os trabalhadores ameaçam parar novamente caso os 42 demitidos não sejam reintegrados sem sanções.
Fonte - Rede Brasil Atual  13/05/2014

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Dilma , "Não me abaterei com isso", diz a Presidenta sobre hostilidade na abertura da Copa

Política

“Não vou me deixar perturbar, atemorizar por xingamentos que não podem sequer ser escutados pelas crianças e famílias. Aliás, na minha vida pessoal, enfrentei situações do mais alto grau de dificuldade, situações que chegaram num limite físico.

Yara Aquino 
Repórter da Agência Brasil 
foto - ilustração
A presidenta Dilma Rousseff respondeu hoje (13) à hostilidade sofrida após a cerimônia de abertura da Copa do Mundo, na tarde de ontem (12), em São Paulo, no Arena Corinthias, o Itaquerão. Dilma disse que não irá se deixar “atemorizar” por xingamentos e que esse tipo de manifestação não a abate ou enfraquece. A presidenta lembrou que sofreu tortura física durante o período da ditadura militar e disse que nem essa situação extrema a desviou do caminho que traçou para seguir.
“Não vou me deixar perturbar, atemorizar por xingamentos que não podem sequer ser escutados pelas crianças e famílias. Aliás, na minha vida pessoal, enfrentei situações do mais alto grau de dificuldade, situações que chegaram num limite físico. Superei agressões físicas quase insuportáveis e nada me tirou do meu rumo, dos meus compromissos, nem do caminho que tracei para mim. Quero dizer para todos, não serão xingamentos que vão me intimidar, não me abaterei por isso”, disse.

As declarações foram feitas pela presidenta durante discurso na inauguração da primeira etapa do BRT Expresso DF, Eixo Sul, no Distrito Federal. Ontem, após o término da cerimônia de abertura da Copa, alguns torcedores fizeram xingamentos à presidenta Dilma Rousseff, e aos representantes da Federação Internacional de Futebol.
Dilma disse ainda conhecer o caráter do povo brasileiro e, por isso, tem a consciência de que esses xingamentos não expressam o que sente esse povo que é “civilizado e extremamente generoso e educado”. E completou “podem contar que isso não me enfraquece”.
Fonte - Agência Brasil  13/06/2014

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Salvador Sobre Trilhos visita o Metrô

Salvador Sobre Trilhos

O novo Sistema Metroviário de Salvador abre uma nova perspectiva na relação da população da cidade com a mobilidade urbana e estabelece um diferencial que pautara as novas demandas dos usuários em prol da melhoria da qualidade e da eficiência do transporte público em Salvador.

Da Redação
foto - Pregopontocom / SST
Uma equipe composta por três (03) membros da coordenação do Movimento Salvador Sobre
Trilhos,realizou hoje (12/06) uma visita técnica a linha um (01) do Metrô de Salvador para conhecer o sistema,as instalações e a sua operação.Durante o período de funcionamento do mesmo,hoje a tarde entre as 14 e 16 hs, fizemos uma viagem em todo o percurso nos dois sentidos com paradas nas estações,para conhecermos o sistema e fazer uma avaliação sobre o funcionamento do mesmo durante a fase da operação assistida.No compito geral a nossa avaliação foi bastante positiva não só com relação aos procedimentos adotados pelo operador do sistema nesse período de adaptação dos usuários com o novo equipamento,como de todo pessoal encarregado da operação,corpo técnico e segurança do metrô.Uma equipe dedicada a informar e orientar os novos usuários sempre solícita e antecipando-se a possíveis ações ou equívocos,(passagens nas catracas,entradas e saídas,acesso correto as plataformas de embarque,medidas de segurança) que possam ser cometidos em decorrência ainda da falta de ambientação da população da cidade com o novo sistema de transporte.No interior das composições equipes também circulam para orientar os passageiros quando necessário.Os trens são de ótima qualidade embora tenham sidos adquiridos já a quatro (04) anos,são estáveis,confortáveis,silenciosos,com suspensão bastante macia,com um bom sistema de climatização,passagens entre os carros,e com baixíssimo níveis de ruídos e trepidações.Os trens operam atualmente com o sistema de sinalização e controle *ATC (Automatic Train Control ) que deverá ser substituído pelo *CBTC ( Communication Based Train Control ) quando entrar em operação a linha dois (02) SSA/L.de Freitas.Os condutores que operam as composições contam com a presença permanente e a assistência na cabine de comando de um profissional (instrutor) com longa experiência em condução e operação de trens de metrô.Nesta fase de operação assistida os trens circulam em velocidade reduzida,mais os mesmos podem chegar a 100 km em total segurança.As estações de superfície são arejadas com arquitetura simples e bastante funcional,as estações subterrâneas, Campo da Pólvora e Lapa,são bem ventiladas,e bem iluminadas,e todas as estações são bem sinalizadas e tem acessibilidade garantida por escadas rolantes e convencionais, elevadores para pessoas com dificuldade de locomoção e piso tátil em suas dependência,tudo dentro dos padrões internacionais de estações de sistemas de metrô.A viagem ainda que em velocidade reduzida e com paradas com intervalos maiores nas estações é rápida e suave.Pequenos ajustes, naturais nesse período de operação assistida, ainda podem ser feitos,um exemplo é o sistema de áudio interno das composições para avisos sonoros,onde são anunciadas as próximas paradas e estações bem como em que lado devera ser efetuado o desembarque dos passageiros,uma boa medida seria se preestabelecer padrões de níveis de volume para se evitar variações do mesmo com picos desnecessários.
Mais a boa surpresa mesmo foi constatar a naturalidade dos novos usuários do sistema que se comportam dentro dos trens com se fossem já veteranos no uso desse tipo de transporte,ponto positivo para o nosso povo,que dessa maneira demonstra a sua satisfação e reage de maneira positiva a melhoria da qualidade da prestação de serviço do transporte público através do novo modal que lhes é ofertado.A importância da chegada do sistema de metrô a nossa cidade torna-se um diferencial relevante não só pela larga melhoria na qualidade do serviço,como certamente ira contribuir para que a população da cidade se torne mais exigente e passe a cobrar com mais firmeza e mais assiduidade do poder publico a melhoria e modernização do decadente e precário sistema de transportes de Salvador. Talvez seja esse o grande motivo,a descoberta e a comparação entre o novo e o arcaico,o grande fantasma que  alimenta o medo e a resistência por parte de entes públicos e operadores de transporte por ônibus,fazendo com que criassem uma forte resistência a implantação do sistema metroviário em nossa cidade. Bem.....a população já está provando a cereja do bolo.....Agora eles que se cuidem e se reciclem, e decidam se querem continuar sendo os mesmos administradores retrógrados de sempre, e os eternos donos de ônibus se pretendem em fim evoluir e se tronarem então empresários do setor de transporte de passageiros.

E VIVA O POVO E O METRÔ DE SALVADOR

* ATC    - Controle automático de trens
* CBTC - Controle de trens baseado em comunicação (transmissão de dados via radio)

Salvador Sobre Trilhos agradece a colaboração e as informações prestadas durante a nossa visita hoje ao Metrô de Salvador.

GALERIA DE FOTOS


foto - Pregopontocom / SST

foto - Pregopontocom / SST
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foto - Pregopontocom / SST
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foto - Pregopontocom / SST
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foto - Pregopontocom / SST
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foto - Pregopontocom / SST
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foto - Pregopontocom / SST
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Estação Campo da Pólvora /foto - Pregopontocom / SST

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foto - Pregopontocom / SST
foto - Pregopontocom / SST










Passando por cima do engarrafamento
foto - Pregopontocom / SST
Pregopontocom  12/06/2014

Greve interrompe tráfego de trens pelo 2º dia na França

Internacional

A greve pode prolongar-se na sexta-feira, após sindicatos terem dito que uma reunião de emergência com representantes do governo do presidente François Hollande terminou sem um acordo.

Reuters
foto - ilustração
Metade das viagens de trem pela França foram canceladas nesta quinta-feira, no segundo dia de uma greve contra os planos de uma reforma ferroviária, o que provocou uma das piores interrupções nesses serviços no país nos últimos anos.
A greve pode prolongar-se na sexta-feira, após sindicatos terem dito que uma reunião de emergência com representantes do governo do presidente François Hollande terminou sem um acordo.
Os sindicados querem que o governo abandone os planos de uma reforma que colocaria a operadora de serviços SNCF e a rede de ferrovias RFF em uma única holding, mas, no entanto, as preservaria como entidades separadas.
Os grevistas querem que as duas sejam fundidas em uma única operação, como foi o caso até 1997, e também exigem que o governo assuma os cerca de 40 bilhões de euros da dívida das duas empresas.
"Estamos muito nervosos com a displicência mostrada pelo governo”, disse a sindicalista Nathalie Bonnet, do sindicato SUD-Rail, a uma TV francesa após sair da reunião com o representante do Ministério dos Transportes, Frédéric Cuvillier. “Não obtivemos nenhum progresso.”
Os trabalhadores da SNCF temem que suas condições de trabalho seja prejudicadas e argumentam que as má situação das ferrovias foi a causa de um acidente de 2013 no qual sete pessoas morreram em um descarrilamento ao sul de Paris.
A reforma ferroviária será debatida pelo Parlamento francês na próxima semana. Os sindicatos vão definir no fim do dia se prolongarão a greve.
Fonte - Revista Ferroviária  12/06/2014

Trilhos da Linha 4 do Metrô/RJ já estão sendo instalados

Transportes sobre trilhos

Colocação deve chegar à plataforma da Estação São Conrado até o início de 2015 -  Os trilhos, que possuem 18 metros de comprimento e pesam mais de uma tonelada, estão sendo soldados em grupos de quatro e levados para o local onde vão ficar posicionados, já sobre os dormentes (peças de concreto colocadas transversalmente debaixo dos trilhos). 

Correio do Brasil 

O primeiro túnel aberto pela Linha 4 do Metrô, que vai ligar a Barra da Tijuca a São Conrado e tem cinco quilômetros de extensão, já conta com 400 metros de trilhos novos. De origem espanhola, as estruturas vieram de navio e chegaram ao Rio em fevereiro. Os trilhos, que possuem 18 metros de comprimento e pesam mais de uma tonelada, estão sendo soldados em grupos de quatro e levados para o local onde vão ficar posicionados, já sobre os dormentes (peças de concreto colocadas transversalmente debaixo dos trilhos). A previsão é de que a cada semana sejam colocados 300 metros de trilhos novos no túnel, que é o maior entre estações metroviárias do mundo escavado sob rocha.
- Já instalamos 400 metros de trilhos entre São Conrado e Barra, e a previsão é de que a cada semana 300 novos metros sejam instalados para o funcionamento completo da Linha 4 em 2016. A Linha 4 emprega cerca de 8 mil funcionários e vai atender a 300 mil pessoas por dia – disse o subsecretário de Projetos Especiais da Secretaria da Casa Civil, Rodrigo Vieira.
Até o início de 2015, a colocação dos trilhos deve ser concluída na via 1, chegando à plataforma da Estação São Conrado. Em seguida, começa o trabalho na via 2 (sentido Barra da Tijuca). Ao todo, da Barra até São Conrado, serão mais de 1.100 trilhos.​
Nesta primeira etapa, até a instalação completa dos trilhos na via 1 (sentido São Conrado), os operários trabalham a partir da metade do túnel em duas direções: Barra da Tijuca e São Conrado. Enquanto fazem a concretagem da via permanente, ainda constroem as passarelas de emergência e as canaletas para os cabos do sistema.

Mais de 300 mil pessoas usarão a Linha 4 do Metrô todos os dias
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca-Ipanema) vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entrará em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes. Será possível ir da Barra a Ipanema em 15 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.
Fonte - STEFZS   12/06/2014

Em Cuiabá, obra da Estação VLT/Aeroporto entra na fase final


Transportes sobre trilhos

Já foram concluídas as obras civis da estrutura. Próxima etapa é realizar o complemento da iluminação e executar alguns acabamentos - A estação será usada principalmente por usuários do aeroporto, onde eles embarcarão e desembarcarão em uma estrutura moderna e com arquitetura diferenciada.

Via Trolebus 

O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande conclui as obras civis da Estação Aeroporto, cuja estrutura entra na segunda etapa da construção, com o complemento da iluminação, realização de alguns acabamentos e as atividades que antecedem a instalação dos sistemas para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Com toda a infraestrutura pronta, a edificação já possui cobertura, placa indicativa e iluminação, restando apenas alguns acabamentos. Essas atividades serão executadas após os jogos da Copa do Mundo.
A estação será usada principalmente por usuários do aeroporto, onde eles embarcarão e desembarcarão em uma estrutura moderna e com arquitetura diferenciada. Essa foi a primeira estação a ser edificada pelo Consórcio VLT, que iniciou também as obras de outras quatro estações em Várzea Grande (Couto Magalhães, Shopping Fórmula, Secretaria de Esportes e Abelardo Azevedo). Nessas estações já foram executadas a fundação e atualmente estão sendo feitas a instalação da estrutura metálica, plataformas de embarque e desembarque e cobertura.
Ao todo, Várzea Grande contará com oito estações (incluindo a anexa ao Terminal de Várzea Grande), de um total de 36 unidades, incluindo as quatro anexas aos terminais. A estação aeroporto terá 65 metros de comprimento, por 19 de largura e sete metros de altura (em seu ponto mais elevado).
Considerando o traçado do VLT, serão 24 estações na linha 1 (Aeroporto-CPA) e 12 na linha 2 (Centro-Coxipó). Vale lembrar que entre essas está a Estação Porto, que também será diferenciada, uma vez que será usada como terminal, para integração entre o transporte coletivo e o VLT.

Estrutura
A Estação Aeroporto tem projetos civil e arquitetônico diferenciados. Na parte civil, a diferença em relação às demais estações começa na locação da estrutura na via. Diferentemente das outras estações (com exceção da Estação/Terminal Porto), a do Aeroporto está localizada na lateral da avenida, (no sentido Aeroporto-Trincheira Zero Km) e não no canteiro central.
Em decorrência disso, a locação das linhas dos trilhos está no centro da estação e não na lateral como nas demais estações, o que traz um diferencial à esta estação fazendo com que tenha duas plataformas para embarque e desembarque de passageiros. Nas outras estações será apenas uma plataforma para acesso ao VLT.
Ainda na parte civil (estrutural), a estação contará com bilheteria, catracas para entrada e saída de pessoas, sala de quadros (para instalação dos equipamentos), sanitário para uso interno, lixeiras e pontos com bancos para o usuário aguardar a chegada do VLT (cujo intervalo pode ser de quatro minutos por sentido dependendo do horário).
Considerando que a Estação Aeroporto é a porta de entrada da cidade para os turistas que desembarcam em Várzea Grande, o projeto arquitetônico também é diferente, com formato de arco, que dará um aspecto mais charmoso à estrutura. Associado à arquitetura singular, um projeto paisagístico dará o toque final ao ambiente, e será distribuído em três pontos diferentes.

Acessibilidade
Não só na Estação Aeroporto, mas em todas as outras, está assegurada a acessibilidade aos usuários. A primeira característica é o nível da plataforma, igual à do trem, facilitando a entrada e saída de passageiros portadores de necessidades especiais. Da entrada da estação até a área de desembarque, os deficientes visuais poderão se deslocar usando o piso tátil. Também será reservada uma área na plataforma para pessoas que usam cadeiras de rodas e com mobilidade reduzida.
Fonte - STEFZS  12/06/2014

Dilma e Bachelet assinam tratado sobre violações de direitos humanos

Política

As duas presidentas se reuniram por cerca de uma hora e, logo depois, assinaram o Memorando de Entendimento para o Intercâmbio de Documentos para Esclarecimento de Graves Violações aos Direitos Humanos.

Danilo Macedo e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff recebe a presidente do Chile,
 Michelle Bachelet, no Palácio do Planalto
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff recebeu às 9h10 de hoje (12), na rampa do Palácio do Planalto, a presidenta do Chile, Michele Bachelet. Ainda na rampa, de frente para a Praça dos Três Poderes, e com os Dragões da Independência a postos, as duas chefes de Estado ouviram a execução dos hinos nacionais dos dois países ao lado dos chanceleres brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, e chileno, Heraldo Muñoz. Vestida de verde, Dilma respondeu com um sinal positivo quando alguns jornalistas perguntaram se vai ter copa.
As duas presidentas se reuniram por cerca de uma hora e, logo depois, assinaram o Memorando de Entendimento para o Intercâmbio de Documentos para Esclarecimento de Graves Violações aos Direitos Humanos. No início de abril, em visita a Brasília, Muñoz anunciou junto com Figueiredo o acordo para a troca de informações sobre cidadãos brasileiros presos no Chile e de chilenos presos no Brasil durante ditaduras militares, lembrando que as duas mandatárias foram vítimas desses regimes.
Também no Palácio do Planalto, na presença de Dilma e Bachelet, o presidente do Conselho Temático de Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Tigre, e o presidente da Sociedade de Fomento Fabril (Sofofa), Hermann Von Muhlenbrock, assinam uma declaração se comprometendo a desenvolver projetos para ampliar e diversificar as relações comerciais entre os países.
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, o Brasil é o principal destino de investimentos chilenos no mundo, com estoque de US$ 24,6 bilhões. O Brasil tem aumentado presença no Chile, principalmente nos setores de energia, serviços financeiros, alimentos, mineração, siderurgia e construção civil. As trocas comerciais entre os países alcançaram US$ 8,8 bilhões em 2013, representando aumento de 65,3% nos últimos quatro anos.
Depois do encontro, as duas presidentas seguem para São Paulo, que sedia a abertura da Copa do Mundo e a estreia do Brasil hoje, às 17h, contra a Croácia. Na capital paulista, Dilma oferecerá um almoço aos chefes de Estado que estarão presentes na abertura. Além de Dilma e Bachelet, estão confirmados na partida o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, o primeiro-ministro croata, Zorán Milanovic, os presidentes do Equador, Rafael Correa, do Uruguai, José Mujica, do Paraguai, Horácio Cartes, da República do Congo, Denis Sassou-Nguesso, e o emir do Catar, Tamin Bin Hamad Al Thani.
Fonte - Agência Brasil  12/06/2014

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Presidenta Dilma inaugura o Metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos

Dilma chama metrô de "calça comprida" - "Me disseram que tinha uma história que o metrô tinha 12 km e depois foi sendo reduzido. O povo é justo e chamava de metrô de calça curta. Mas estamos inaugurando aqui o metrô de calça comprida, porque a linha 1 vai ter continuidade. 

Paula Pitta - A Tarde
Dilma ao lado do governador Jaques Wagner
na cabine do metrô

Divulgação | Secom-BA
"Metrô de calça comprida", assim foi chamado o equipamento pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira, 11, durante inauguração do Sistema Metroviário de Salvador. Em tom de brincadeira, a presidente se referiu ao jeito jocoso da população de chamar o metrô de calça curta, por conta da redução do trecho atendido pelo equipamento para 7,3 km entre Lapa e Retiro.
"Me disseram que tinha uma história que o metrô tinha 12 km e depois foi sendo reduzido. O povo é justo e chamava de metrô de calça curta. Mas estamos inaugurando aqui o metrô de calça comprida, porque a linha 1 vai ter continuidade. Nós já temos recurso inteiramente reservado para continuidade da linha 1", explicou Dilma, após fazer a viagem inaugural entre o Acesso Norte e o Campo da Pólvora ao lado do governador Jaques Wagner.
De acordo com a presidente, o repasse de verba federal garante a extensão do metrô até Cajazeiras e também há previsão de construir a linha 2, ligando Bonocô até Lauro de Freitas. Essa etapa deve ficar pronta em abril de 2017. Dilma destacou a importância de entregar o metrô por etapas, permitindo que a população use os trechos que já estão prontos.
A presidente aproveitou para criticar os governos anteriores ao PT. "Antes o governo investia pouco em mobilidade urbana, porque dizia que era problema dos estados e municípios. Então o governo federal lavava as mãos e não investia. Assim as obras não saiam. Hoje o recurso é dos bancos públicos federais, por achamos que o governo federal não tem obrigação legal, mas tem obrigação moral de investir em mobilidade urbana. Porque eu sou presidenta dos brasileiros, portanto de todos os soteropolitanos, de todos baianos. Não pode fingir que o governo federal é apenas Brasília".

Eleição
Dilma ainda aproveitou a cerimônia de inauguração para fazer palanque para o deputado federal Rui Costa, pré-candidato do PT ao governo estadual. "Quero agradecer em separado a Rui Costa, porque nessa questão do metrô e da mobilidade urbana, ele foi um dos grandes interlocutores com o governo federal. Muitas vezes só o número 1 (em referência a Jaques Wagner) recebe os louros. Mas nós (o PT) temos uma tradição desde o dia que o (então) presidente Lula disse que eu era a mãe do PAC. Você Jaques poderia colocar o Rui como pai do PAC na Bahia".
A presidente ainda ressaltou o papel do governador na conclusão do metrô depois de 14 anos de obras e elogiou a decisão do prefeito ACM Neto de transferir a responsabilidade pela obra para o Estado. Wagner também destacou a atitude de ACM Neto.

Veja como será o funcionamento do metrô:
O metrô vai funcionar até 15 de setembro em fase assistida. Nesse período, a operação será gratuita e seguindo uma programação específica. Em junho, os trens vão funcionar de segunda a sexta, das 12 às 16 horas.
Após a fase de testes, a passagem do metrô será de R$ 3,10 para quem vai utilizar somento o equipamento e R$ 3,90 para integração com ônibus. Esse valor permite pegar dois ônibus e o metrô em um período de duas horas. Será necessário usar o Salvador Card.
Fonte - A Tarde  11/06/2014

Salvador Sobre Trilhos e o Metrô de Salvador


Movimento Salvador Sobre Trilhos 

Hoje 11/06/2014 vemos em fim concretizado a 1ª etapa da campanha que iniciamos quando um grupo de amigos decidiram a mais ou menos 5 anos,criar o Movimento VLT em Salvador sendo rebatizado com o nome de Movimento Salvador Sobre Trilhos, em defesa do Sistema Metroviário de Salvador e da mobilidade urbana em nossa cidade.E por esse motivo é com imensa satisfação que  viemos de público agradecer a todos os nossos companheiros do Salvador Sobre Trilhos bem como a todos que a nos se juntaram, abraçando com firmeza essa causa de maneira persistente e decisiva, sempre acreditando que com força e determinação os resultados positivos seriam alcançados inevitavelmente, independente dos percalços e das dificuldades que com certeza teríamos que ultrapassar ao longo do caminho.Os nossos mais sinceros agradecimentos a todos que nos apoiaram e cerram fileiras ao nosso lado em defesa de uma causa justa em nome do povo e da cidade de Salvador.Após quase 15 anos de espera descredito e desesperança a população de Salvador terá emfim a sua disposição, o trecho da 1ª etapa da Linha 1 (Lapa / Pirajá) até a estação do Retiro, já em operação e definitivamente concluída.Essa é apenas o inicio de  uma longa estrada sobre trilhos a ser construída em Salvador.

Parabéns Salvador

Movimento Salvador Sobre Trilhos, seus amigos e colaboradores.









Salvador Sobre Trilhos
Mobilidade e Sustentabilidade





































































































MOBILIDADE URBANA Soluções Viáveis em Salvador