PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Movimento de saída de Salvador deve aumentar nesta sexta

Salvador

Pelo sistema ferryboat, seis embarcações irão fazer a travessia Salvador-Ilha de Itaparica. Segundo informações da concessionária Internacional Marítima, a primeira embarcação sai às 5h e a última às 23h30, com intervalos de uma hora ou de 20 minutos (dependendo da demanda). O terminal pode ainda funcionar na madrugada caso haja necessidade.

Meire Oliveira
Cinco ferries operam em esquema de bate e volta
Arestides Baptista | Ag. A TARDE
A movimentação deve ser intensa, a partir desta sexta-feira, 28, nos terminais de transporte durante o Carnaval. Na quinta, 27, o fluxo permaneceu tranquilo ao longo do dia.
No terminal rodoviário de Salvador, até a próxima terça-feira, 125 mil passageiros devem passar pelo local. Para atender à demanda, foram disponibilizados 700 horários, além dos 540 oficiais. As cidades mais procuradas são Porto Seguro, Itacaré, Vitória da Conquista, Barreiras, Lençóis, Juazeiro e as do Recôncavo.
A operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue até o meio-dia da próxima quarta-feira com efetivo de 600 agentes. Com ações de fiscalização, a meta é reduzir em 5% o número de acidentes com relação ao registro do ano passado, de 148 ocorrências.
A concessionária ViaBahia - que administra a BR-324, de Salvador até Feira de Santana, e a BR-116, de Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais - alerta para cautela em alguns trechos.
Na BR-324: trevo de Águas Claras e Amélia Rodrigues, do km-541 ao km-545, ambos para a travessia de pedestres; rotatórias dos quilômetros 526, 523, 537 e 543 (atenção e redução da velocidade); trecho entre o km-518 e o km-523 (entre o Parque de Exposições e o Viaduto do Portal do Sertão, em Feira de Santana). Na BR-116: entre o km-426 e o km-495, devido às obras de duplicação da pista. Contatos: 0800-600 0-324 (BR-324) e 0800-600 0-116 (BR-116).
Pelo sistema ferryboat, seis embarcações irão fazer a travessia Salvador-Ilha de Itaparica. Segundo informações da concessionária Internacional Marítima, a primeira embarcação sai às 5h e a última às 23h30, com intervalos de uma hora ou de 20 minutos (dependendo da demanda). O terminal pode ainda funcionar na madrugada caso haja necessidade.
As travessias Salvador-Mar Grande e Salvador-Morro de São Paulo serão feitas por 14 embarcações com saídas de 15 em 15 minutos se houver demanda para atender à estimativa de 10 mil a 13 mil pessoas utilizando o serviço. De Salvador saem embarcações às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. De Morro de São Paulo as lanchas saem às 9h, 9h30, 12h30 e 15h.
Fonte  - A Tarde 28/02/2014

A grande conspiração para eliminar os bondes elétricos nos EUA

Bondes dos EUA

Nos anos 30, vários gigantes industriais compraram juntos todas as empresas de vagões menores em pequenas cidades e vilas da América e desmantelaram a infraestrutura, forçando os americanos a recorrerem à indústria automobilística, segundo o livro !When Smoke Ran Like Wather”, de Devra Davis. Depois que eles cuidaram das cidades menores, eles tinham planos de expandir para as cidades maiores, como Los Angeles.

Paul Darin
Epoch Times

Enquanto acelera a demanda por carros elétricos – como o Chevy Volt e o Nissan Leaf –, e com as pressões sociais e políticas em torno de economia de combustível e emissões de carbono, é hora de olhar para trás, para a grande infraestrutura elétrica que a América já teve.
Após a I Guerra Mundial e antes do boom da indústria automobilística, a América tinha um poderoso e amplo sistema de transporte público de bondes elétricos – a quinta maior indústria do país na época – que empregava mais de 100 mil trabalhadores e operava em praticamente todas as grandes cidades do país.
Esses carros sobre trilhos eram totalmente elétricos, e a energia era fornecida para eles por meio de um cabo suspenso. Eles produziram emissões zero além das emissões criadas na produção de energia elétrica na usina.
Mas, devido a uma verdadeira conspiração industrial, essas linhas de trem foram sistematicamente dissolvidas por gigantes corporativos, a fim de abastecer a demanda dos consumidores de automóveis.
No início de 1920, cerca de 9 em cada 10 viagens eram feitas por bonde elétrico. Naquela época, os automóveis eram um luxo – mais um passeio recreativo de domingo do que uma necessidade de transporte. O gigante automobilístico General Motors (GM) precisava de alguma forma tornar os carros mais atraentes para o cidadão comum, e depois de vários anos perdendo dinheiro, eles tiveram uma ideia.
Nos anos 30, vários gigantes industriais compraram juntos todas as empresas de vagões menores em pequenas cidades e vilas da América e desmantelaram a infraestrutura, forçando os americanos a recorrerem à indústria automobilística, segundo o livro !When Smoke Ran Like Wather”, de Devra Davis. Depois que eles cuidaram das cidades menores, eles tinham planos de expandir para as cidades maiores, como Los Angeles.
Em 1922, Alfred P. Sloan Jr. da GM foi encarregado da tarefa especial de suplantar os bondes e outros sistemas de transporte ferroviário elétrico do país. Em seu relatório de 1974 para o Senado dos EUA, ele afirmou que, nos anos 30, a GM – juntamente com Goodyear Tires, Firestone Tire & Rubber, Standard Oil , Phillips Petroleum, Mack Trucks e outros – criou falsas empresas ferroviárias, comprou as verdadeiras e eliminou a competição.
Em 1947, a administração Truman entrou com uma acusação de conspiração pela violação da Lei Sherman Antitruste de 1890 – o primeiro ato do Congresso para proibir monopólios abusivos – e as corporações foram indiciadas por um júri da Califórnia. Em 1949, a GM e outros nove réus corporativos foram multados em US$ 5 mil.
Nos anos 50, a maioria da infraestrutura ferroviária elétrica da América havia sido destruída. Entre 1950 e 1970, a quantidade de veículos no sul da Califórnia triplicou, enquanto a população duplicou e os quilômetros de estradas construídas aumentaram em 50%, segundo Davis. Tais estatísticas eram típicas por todo os Estados Unidos.
Apesar de infraestrutura de hoje e da demanda por veículos com baixas emissões, o bonde elétrico pode ser uma alternativa que nunca voltará aos trilhos.
Fonte - São Paulo Trem Jeito  28/02/2014

Governo anuncia aumento no salário de cubanos do Mais Médicos

Mais Médicos

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anuncia reajuste salarial para os cubanos que fazem parte do Mais Médicos
O salário dos cubanos, atualmente, consiste em US$ 400, pagos pelo governo brasileiro, e US$ 600, pagos pelo governo cubano e retidos em uma conta no país. O aumento anunciado pela pasta, portanto, é US$ 245, sendo que o valor total, a partir de agora, será pago no Brasil.

Paula Laboissière 
Repórter da Agência Brasil 
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou hoje (28) um reajuste salarial de 25% para os profissionais cubanos que trabalham no Brasil por meio do Programa Mais Médicos. A partir de março, eles vão passar a receber US$ 1.245.
O salário dos cubanos, atualmente, consiste em US$ 400, pagos pelo governo brasileiro, e US$ 600, pagos pelo governo cubano e retidos em uma conta no país. O aumento anunciado pela pasta, portanto, é US$ 245, sendo que o valor total, a partir de agora, será pago no Brasil.
Fabio Rodrigues Pozzebom Arquivo Agência Brasil

Segundo Chioro, a negociação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e com o governo cubano para estabelecer o reajuste salarial já estava em andamento quando ele assumiu o comando da pasta, no início do mês de fevereiro. Houve, de acordo com o ministro, uma determinação da presidenta Dilma Rousseff para que o valor pago aos profissionais cubanos fosse revisto.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anuncia reajuste salarial para os cubanos que fazem parte do Mais MédicosFabio Rodrigues Pozzebom
Chioro fez questão de ressaltar que não houve aumento dos valores repassados pelo governo brasileiro pela cooperação internacional. “Não vamos gastar um centavo a mais. Vamos continuar pagando o mesmo valor”, disse. O que houve, segundo ele, foi uma alteração nos valores acordados no contrato com o governo cubano.
Chioro rebateu a ideia de que o anúncio do reajuste seria uma resposta à pressão de médicos cubanos como Ramona Rodríguez, que abandonou o programa. “Não há, da nossa parte, nenhuma questão que envolva diretamente pressão dos próprios médicos cubanos, muito menos daquela profissional. Não é o que nos mobiliza. O que nos mobiliza é a necessidade de aprimorar.”
Atualmente, 7,4 mil médicos cubanos atuam no Brasil por meio do Mais Médicos.
Fonte - Agência Brasil  28/02/2014

JN e o balde de água fria na candidatura de JB

Política

A julgar pela cobertura do Jornal Nacional, candidatura Barbosa esvaziou-se
Bastou o ministro demonstrar que esgotou sua capacidade de influir seus colegas para fazer valer a pressão da mídia e setores oligárquicos da imprensa já dão sinais de abandoná-lo...

O futuro político de Barbosa 
corre riscos, após julgamento 
que contrariou grande mídia
NELSON JR/SCO/STF
Helena Sthephanowitz -RBA
Ao fim do capítulo do julgamento dos embargos infringentes na AP-470 que ontem (27) absolveu José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e outros réus do crime de formação de quadrilha, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, o último a votar – quando já não era mais possível reverter o veredito – fez um discurso com frases de efeito tais como "alertar à nação", "sanha reformadora" etc. Aos olhos de quem trabalha com a divulgação de informação, ficou claro que se tratava de uma fala que poderia perfeitamente ser editada pelos telejornais, reforçando o viés moralizador de uma potencial campanha política dele, Joaquim Barbosa.
Mas não foi o que se viu na edição do Jornal Nacional. As frases que poderiam ter composto um mosaico de maior impacto político foram suprimidas. Foi ao ar apenas a lamentação do magistrado pela inversão da sentença, de condenação para absolvição: “Esta é uma tarde triste para este Supremo Tribunal Federal, porque, com argumentos pífios, foi reformada, jogada por terra, extirpada do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012”, disse.
A leitura política desta edição é clara: o telejornal esvaziou o balão da candidatura de Barbosa. De fato, lembra o insucesso da candidatura da juíza Denise Frossard, no fim dos anos 1990 havia mandado para a prisão 14 dos maiores chefões do jogo do bicho no Rio do Janeiro, aposentou-se da magistratura e ingressou na carreira política.
Foi a candidata à Câmara dos Deputados mais votado do estado em 2002 e, com tal cacife, disputou o governo fluminense, em 2006, pelo PPS, com apoio de Cesar Maia (DEM). Sua derrota no segundo turno para Sérgio Cabral (PMDB) foi associada a seu discurso elitista e distante dos problemas e aflições da maioria da população. E olha que o temperamento dela era bem mais equilibrado e sociável do que o de Joaquim Barbosa.
Sobre isso, aliás, o telejornal da Globo também suprimiu os trechos em Barbosa atacou fortemente os demais ministros, o que foi mais uma afronta do presidente às instituições democráticas. Desqualificou o voto de seis colegas de corte, chamando os argumentos para justificar suas decisões de "pífios". Na prática desacatou o próprio plenário do STF.
Fez ilações indecorosas sobre a honra de alguns de seus colegas, insinuando que estes teriam sido alçado à Suprema Corte para votar pela absolvição dos réus do chamado mensalão. Esta ilação, obviamente atinge também a Presidência da República, que é quem indica os novos ministros – que passam por uma sabatina no Senado, que pode aprovar ou não a indicação.
Foi desrespeitoso até com Celso de Mello, que o acompanhou em quase todos os votos, por ter votado pela admissão de embargos infringentes, dizendo "inventou-se inicialmente um recurso regimental totalmente à margem da lei com o objetivo específico de anular, de reduzir a nada, um trabalho que fora feito".
Entre o jeito truculento de Barbosa e a nova composição do STF, com maior equilíbrio racional e independência de pressões midiáticas, a Globo parece não querer bater de frente com o futuro.
Fonte - Rede Brasil Atual   28 /02/2014

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Investimentos são destaque da demanda interna em 2013

Economia

O consumo das famílias também teve impacto importante sobre a economia brasileira. Houve crescimento de 2,3%

Vitor Abdala 
Marcello Casal / Agência Brasil
O crescimento de 6,3% nos investimentos foi o principal destaque da demanda interna do país em 2013. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o principal motivo do aumento foi a alta da demanda por máquinas e equipamentos, que cresceu 10,2% no ano passado.
“Os investimentos foram a grande diferença, já que, em 2012, eles tinham caído 4%. O governo fez várias linhas de financiamento [como as do BNDES]. Programas imobiliários, como o Minha Casa, Minha Vida também contribuíram”, disse a pesquisadora de Contas Nacionais do IBGE Rebeca Palis.
O consumo das famílias também teve impacto importante sobre a economia brasileira. Houve crescimento de 2,3%, o décimo consecutivo, puxado pelo aumento de 2% da massa salarial real e de 8,5% nas operações de crédito para pessoa física.
Apesar disso, o ritmo de aumento de consumo continua caindo. Em 2012, por exemplo, a alta havia sido 3,2%. Entre os motivos que levaram à redução do ritmo estão o aumento da inflação e da taxa de juros que impactam, respectivamente, o poder de compra e as operações de crédito.
O setor externo contribuiu de forma negativa para a demanda do Produto Interno Bruto (PIB), pois as importações cresceram 8,4%, enquanto as exportações aumentaram apenas 2,5%. Entre os fatores que levaram ao déficit da balança comercial estão o aumento das importações de petróleo e de máquinas e equipamentos, além de um gasto maior de turistas brasileiros no exterior.
Segundo as Contas Nacionais, divulgadas hoje pelo IBGE, houve leve aumento da taxa de investimento PIB, de 18,2%, em 2012, para 18,4%, em 2013. Já a taxa de poupança caiu de 14,6% do PIB em 2012 para 13,9% em 2013.
Fonte - Agência Brasil  27/02/2014

Edital do metrô de Curitiba será lançado em março

Metrô de Curitiba

No momento, a equipe técnica da Prefeitura Municipal de Curitiba dedica-se à análise das sugestões apresentadas. O secretário anunciou que, nos próximos dias, a Prefeitura vai responder todos os questionamentos e sugestões apresentados

Bem Paraná
foto - ilustração
O edital de licitação para a construção do metrô ficará pronto em março, junto com os anexos e a versão final do contrato. Assim que for publicado o edital, haverá um prazo de 45 dias para que as empresas ou consórcios interessados apresentem suas propostas.
Essas informações foram repassadas pelo secretário municipal da Administração e Planejamento, Fábio Scatolin, durante uma audiência para discutir o Metrô de Curitiba realizada nesta terça-feira (25), na Câmara Municipal. Scatolin reforçou a importância do processo democrático e das contribuições da sociedade na elaboração do edital do Metrô de Curitiba. “Recebemos mais de 500 contribuições, e isso é extraordinário”, disse.
Também participaram da audiência o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, o presidente da Urbs, Roberto Gregório, o secretário de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse, e o secretário de Tecnologia da Informação, Paulo Roberto Miranda.
Fábio Scatolin disse que o período de consulta pública, que durou 30 dias, foi concluído em 10 de fevereiro. No momento, a equipe técnica da Prefeitura Municipal de Curitiba dedica-se à análise das sugestões apresentadas. O secretário anunciou que, nos próximos dias, a Prefeitura vai responder todos os questionamentos e sugestões apresentados. “E após a análise das contribuições da sociedade, vamos elaborar a versão final do edital de licitação, junto com seus anexos e com o contrato”, confirmou Scatolin.
O secretário também informou, durante a audiência, que técnicos da Prefeitura mantêm contato permanente com as equipes do governo federal que estão preparando a liberação dos recursos do Plano de Mobilidade de Alta e Média Capacidade de Curitiba que, além do metrô, também vão assegurar as obras do Inter 2, Linha Verde e Aumento da Capacidade do BRT, totalizando R$ 5,3 bilhões. A expectativa é que a portaria seja assinada nos próximos dias.
Durante a audiência, o presidente do Ippuc, Sérgio Pires, destacou que o metrô deve ser visto como uma oportunidade. “Com a implantação do metrô e dos demais projetos de mobilidade, Curitiba caminha para a adoção da multimodalidade. A cidade viverá uma transformação tão grandiosa quanto a que ocorreu após a aprovação do Plano Diretor de 1966, que terá impacto altamente positivo no desenvolvimento do município”, avaliou Pires.

Cronograma
Após o lançamento do edital e apresentação das propostas, a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação deverá ocorrer em junho. O prazo para início das obras do metrô está previsto para julho desse ano. A partir daí, a empresa terá até seis anos para concluir a obra. “Mas a nossa expectativa é de que isso venha a ocorrer em cinco anos, pois a empresa vencedora do consórcio terá interesse de iniciar a operação do sistema o mais breve possível para que possa ter o retorno de seu investimento”, explicou Scatolin.

Pesquisa de Origem e Destino
Os vereadores pediram esclarecimentos a respeito da Pesquisa de Origem e Destino que a prefeitura de Curitiba irá elaborar. O presidente da Urbs, Roberto Gregório, explicou que o corredor norte-sul, por onde passará a linha do metrô, já tem estudos de demanda consolidados e, por isso, não depende dessa pesquisa. No entanto, a Pesquisa de Origem e Destino será fundamental para definir a futura integração do sistema de transporte coletivo ao metrô. “Essa nova malha de deslocamentos, para consolidar a integração multimodal, é que será definida a partir da pesquisa”, disse Gregório.
Fonte - Revista Ferroviária  27/02/2014

COMENTÁRIO Pregopontocom

Metrô administrado por prefeitura!!!!!!!!!......tomara que não se repita ai a mesma história de Salvador...onde a prefeitura levou 12 anos para construir  6 km que não terminou......

Serviços puxaram aumento de 2,3% da economia brasileira em 2013

Economia

Os serviços tiveram o maior impacto porque respondem por quase 70% do setor produtivo brasileiro. Apesar disso, a maior alta foi apresentada pela agropecuária: 7%, o maior crescimento desde 1996, quando começou a atual metodologia de cálculo do PIB.

Vitor Abdala 
Repórter da Agência Brasil 
foto - ilustração
O crescimento de 2% do setor de serviços em 2013 foi o principal responsável pela alta de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano, segundo dados divulgados hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os destaques do setor estão as atividades de serviços de informação (com alta de 5,3%), transporte, armazenagem e correio (2,9%) e comércio (2,5%).
Os serviços tiveram o maior impacto porque respondem por quase 70% do setor produtivo brasileiro. Apesar disso, a maior alta foi apresentada pela agropecuária: 7%, o maior crescimento desde 1996, quando começou a atual metodologia de cálculo do PIB.
“O grande destaque positivo foi a soja, que teve um aumento da produção com ganho de produtividade”, disse a pesquisadora de Contas Nacionais do IBGE Rebeca Palis. Segundo o IBGE, a produção da soja cresceu 24,3% em 2013, com um aumento de área plantada de apenas 11,3%.
Outros produtos agrícolas que tiveram crescimento em 2013 foram a cana-de-açúcar (10%), o milho (13%) e o trigo (30,4%).
A indústria foi o setor produtivo que apresentou menor alta (1,3%). Os destaques foram a produção e distribuição de eletricidade, gás e água (2,9%), a indústria da transformação (1,9%) e a construção civil (1,9%). A indústria extrativa mineral foi a única atividade industrial que teve queda em 2013 (-2,8%).
Fonte - Agencia Brasil  27/02/2014

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Petrobras deve atingir autossuficiência na produção de petróleo em 2015

Economia

“Quanto mais o mercado cresce, menos petróleo se exporta. Mas o Brasil, com esses dados, posiciona-se como produtor relevante e também exportador importante dentro do suprimento global de petróleo. É um fato à luz dos números, que não são só da Petrobras”, disse Graça Foster. Ela ressaltou que a empresa detém o monopólio do refino, mas que estuda parcerias com empresas chinesas.

Isabela Vieira 
Repórter da Agência Brasil 
foto -ilustração
A presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse hoje (26) que o país deve se tornar autossuficiente na produção de petróleo no ano que vem. Segundo ela, a autossuficiência em derivados de petróleo deve ser alcançada em 2020, quando estarão operando todas as refinarias atualmente em construção.
“É. Sempre estaremos importando petróleo, porque produzimos, importamos e exportamos de acordo com [a capacidade das] nossas refinarias. Então, é isso: existe uma autossuficiência líquida entre o que se importa e se exporta”, acrescentou Graça. A partir de 2020, pode até sobrar excedente do refino, mas isso dependerá o crescimento do consumo do brasileiro, acrescento a presidenta da Petrobras.
A exportação de combustível tem gerado impacto sobre o caixa da estatal. Nos últimos anos, a empresa não repassou a diferença de preços do diesel e da gasolina importados e acabou subsidiando os combustíveis no mercado interno. A situação começa a se inverter no ano passado, com aumento da produção nacional e a correção dos preços nas bombas, autorizados pelo governo.
De acordo com balanço apresentado hoje, a Petrobras espera produzir 3,7 milhões de barris de petróleo por dia entre 2020 e 2030, em média, em comparação com os 2,9 milhões barris atuais. A partir de 2020, a companhia estima que a demanda média por derivados, como diesel e gasolina, fique em torno de 3,4 milhões de barris por dia, com crescimento de 2,3% ao ano.
“Quanto mais o mercado cresce, menos petróleo se exporta. Mas o Brasil, com esses dados, posiciona-se como produtor relevante e também exportador importante dentro do suprimento global de petróleo. É um fato à luz dos números, que não são só da Petrobras”, disse Graça Foster. Ela ressaltou que a empresa detém o monopólio do refino, mas que estuda parcerias com empresas chinesas.
Na apresentação, Graça comunicou que teve sucesso em 75% das ações de exploração e disse acreditar que está acima da média mundial. Nos poços do pré-sal, por exemplo, Graça foi categórica ao afirmar que o sucesso foi de “100%” no ano passado. Das 24 descobertas da companhia nos últimos 14 meses em áreas marítimas, 14 estão no pré-sal, entre São Paulo e Sergipe.
Quanto às operações fora do país, a presidenta da Petrobras disse que manterá o foco em exploração e produção, principalmente na Argentina, onde espera aumentar o contingente de trabalho. Para os próximos anos, não está mais prevista a venda de ativos da companhia.
Fonte - Agência Brasil  26/02/2014

Bancos fecharam 1.024 postos de trabalho no país em janeiro

Economia

Segundo a pesquisa, o número só não foi maior porque a Caixa Econômica Federal criou 521 vagas no período. O estado que apresentou o maior saldo positivo de contratações no sistema financeiro foi Rondônia, com a geração de sete postos

Elaine Patricia Cruz 
Repórter da Agência Brasil 
Na contramão do setor a Caixa Econômica
Federal criou 521 vagas no período
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Os bancos brasileiros fecharam 1.024 postos de trabalho no país em janeiro. Os estados onde houve mais cortes foram São Paulo (278 postos fechados), Rio de Janeiro (177) e Minas Gerais (114). O dado foi divulgado hoje (26) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), por meio da Pesquisa de Emprego Bancário, feita em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Segundo a pesquisa, o número só não foi maior porque a Caixa Econômica Federal criou 521 vagas no período. O estado que apresentou o maior saldo positivo de contratações no sistema financeiro foi Rondônia, com a geração de sete postos. Os bancos contrataram 2.613 funcionários em janeiro, mas desligaram 3.637 no mesmo mês.
“Apesar dos lucros bilionários, os bancos brasileiros, principalmente os privados, continuaram reduzindo postos de trabalho, a exemplo de meses anteriores, o que é completamente injustificável. Dessa forma, eles travam a geração de empregos e renda, prejudicam o emprego dos bancários e não contribuem para o crescimento com desenvolvimento econômico e social do país", disse Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, por meio de nota.
A pesquisa, feita com base em dados coletados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, também apontou que o salário médio dos admitidos nos bancos foi menor do que o salário dos que foram desligados em janeiro. Os novos funcionários foram admitidos com salário médio de R$ 3.443,22, valor 36% menor que o salário médio dos funcionários que foram desligados, de R$ 5.407,07.
O estudo feito pelo Dieese também apontou uma grande diferença entre os salários recebidos pelos diretores de bancos e os bancários. No Itaú, por exemplo, cada diretor recebeu um salário médio de R$ 9,05 milhões em 2012, valor 191,8 vezes maior que o piso salarial do bancário.
Fonte - Agência Brasil  26/02/2014

MT garante conclusão de trecho do VLT de Cuiabá até maio

VLT de Cuiabá

O comprometimento com a entrega desta parte do projeto foi formalizado durante reunião entre conselheiros do TCE, representantes do governo estadual e das empreiteiras responsáveis pelas obras da Copa na capital mato-grossense. Uma comissão de conselheiros cobrou explicações para os atrasos que acometem praticamente todas as obras e requereu dados referentes aos aos cronogramas de avanço das obras e prazos de entrega.... 

25/02/2014 - G1 MT
foto - ilustração
A pouco mais de 100 dias da Copa do Mundo e diante do atraso no andamento das obras, o governo de Mato Grosso se comprometeu nesta terça-feira (25) perante o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a entregar até maio pelo menos um trecho de aproximadamente cinco quilômetros de trilhos para funcionamento do metrô de superfície Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), sistema de transporte avaliado em R$ 1,477 bilhão e prometido para o evento mundial. O segmento de trilhos deve ligar o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (região metropolitana da capital), até a região portuária de Cuiabá.
O comprometimento com a entrega desta parte do projeto foi formalizado durante reunião entre conselheiros do TCE, representantes do governo estadual e das empreiteiras responsáveis pelas obras da Copa na capital mato-grossense. Uma comissão de conselheiros cobrou explicações para os atrasos que acometem praticamente todas as obras e requereu dados referentes aos aos cronogramas de avanço das obras e prazos de entrega. A intenção é voltar a avaliar o andamento dos trabalhos, apontando percentuais de conclusão - tal como foi feito em 2013.
Entre essas obras, a do VLT é a mais cara. Sua execução foi inserida na Matriz de Reponsabilidades assinada com a Fifa em setembro de 2011 e seu projeto prevê a instalação de 22 quilômetros de via permanente nas artérias da região metropolitana de Cuiabá, mas apenas neste início de fevereiro os trilhos começaram a ser instalados. O próprio TCE chegou a apontar atrasos de até sete meses no ritmo das obras. O prazo contratual de entrega é em março de 2014 e o próprio governo já admitiu que assinará um aditivo ao contrato para estender este prazo devido ao atraso já consolidado.

'Plano B'
Diante da impossibilidade de executar todo o projeto dentro do prazo, o governo se comprometeu com o TCE a viabilizar menos da metade da extensão de trilhos até o evento da Fifa, cuja primeira partida em Cuiabá está marcada para o dia 13 de junho. A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e as empreiteiras do Consórcio VLT devem priorizar o trecho entre o aeroporto e o Porto em Cuiabá - cerca de um quinto do projeto original - para viabilizar o trânsito dos visitantes.Assim, eles poderão, a partir do terminal aeroportuário, chegar à capital e então chegar à rede hoteleira e ao estádio Arena Pantanal.
Nessas condições, as intervenções do VLT em outros pontos da cidade deverão passar por adaptações e obras de urbanização, adiantou o presidente do TCE, Valdir Teis. “A parte visual, de todo o trajeto da Avenida da Prainha, Avenida do CPA – onde houve movimentação de terra, onde houve trabalhos executados – será restabelecida a urbanização disso tudo, por conta das empreiteiras”, explicou o conselheiro. Segundo o titular da Secopa, Maurício Guimarães, o intuito é garantir a “convivência” com as construções durante os dias da Copa do Mundo, suspendendo os trabalhos que porventura atrapalhem o fluxo de veículos e dispondo de tapumes em outros trechos para melhorar o aspecto estético dos locais.
“As obras que tenham impacto com a mobilidade e que não serão neste momento objeto de prioridade - como o canal da Prainha, como a Avenida do CPA – estão sendo preparadas para que a gente tenha a convivência durante o evento, que elas não impactem negativamente a realização do evento”, declarou o secretário. Por outro lado, ele afirmou que intervenções sem impacto na mobilidade da cidade continuarão em andamento, como os terminais do VLT nas regiões do CPA e do Coxipó.

Atrasos
Sobre os atrasos nas obras da Copa em Cuiabá, as empreiteiras também formalizaram ao TCE uma série de reclamações nesta terça-feira. Segundo Edgar Teodoro Borges, da empreiteira Agrimat e representante de todos os empreiteiros, as obras têm sido prejudicadas por pelo menos quatro fatores: o excesso de chuvas; as dificuldade do governo com as desapropriações de áreas necessárias; os atrasos em repasses de verbas federais para pagamento das empresas; e as dificuldades de trabalho junto às empresas de saneamento e energia da capital para a retirada de intervenções como encanamento de água e fiação elétrica.
Fonte - Revista Ferroviária 26/02/2014

Os trens do Rio de Janeiro e as dificuldades diárias dos seus usuários

Trens metropolitanos do RJ


As dificuldades dos trabalhadores do Rio de Janeiro na difícil rotina diária, das idas e vindas no aperto dos trens da região metropolitana da cidade.As viagens de Oscar, um servente de pedreiro que vive na zona rural e demora, pelo menos, quatro horas para chegar ao trabalho....

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Lucro da Petrobras foi de R$ 23,6 bilhões em 2013

Petróleo

Na apresentação dos números, a presidente da estatal, Graça Foster, explicou que o aumento da lucratividade é explicado pelos maiores preços de venda de combustíveis, pelo significativo aumento da produção de derivados no parque de refino, pelos expressivos resultados de redução de custos e aumento de produtividade bem como pelos ganhos com as operações de venda de ativos.

Jornal do Brasil
foto - ilustração
A Petrobras divulgou nesta terça-feira o balanço de 2013, com um lucro de R$ 23,6 bilhões, uma alta de 11%, em relação aos R$ 21,2 bilhões em 2012. No quarto trimestre do ano passado, a companhia teve lucro líquido de R$ 6,28 bilhões, queda de 19% em relação ao mesmo período de 2012.
Na apresentação dos números, a presidente da estatal, Graça Foster, explicou que o aumento da lucratividade é explicado pelos maiores preços de venda de combustíveis, pelo significativo aumento da produção de derivados no parque de refino, pelos expressivos resultados de redução de custos e aumento de produtividade bem como pelos ganhos com as operações de venda de ativos.
No resultado do ano, a empresa destacou o aumento de 43% das reservas provadas no pré-sal em comparação a 2012, e o reajuste nos preços de 8% para o diesel e 4% para a gasolina, em novembro do ano passado.
Também foram destaque as vendas de ativos do "Programa de Desinvestimentos", que renderam uma contribuição de R$ 8,5 bilhões ao caixa da empresa em 2013.
A receita de vendas da empresa cresceu 8% no ano passado, para R$ 304,89 bilhões. O custo dos produtos vendidos subiu 11% no ano, para R$ 233.726 milhões.
Fonte - Jornal do Brasil   25/02/2014

Curso técnico acelera entrada no mercado de trabalho, aponta pesquisa

Educação

Dos entrevistados, 53% apontaram o ingresso mais rápido no mercado de trabalho como uma das três principais razões para fazer um curso profissional. Em relação aos salários, 82% concordam total ou parcialmente que os profissionais com certificado de qualificação profissional têm salários maiores do que aqueles que não têm um diploma.

Yara Aquino 
Repórter da Agência Brasil 
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Ainda durante o ensino médio, o jovem Henrique Baron decidiu fazer o curso técnico de automação industrial, em Caxias do Sul (RS), e concluiu que a qualificação foi fundamental para abrir as portas do mercado de trabalho. A opinião de Baron é compartilhada por grande parte dos entrevistados que fizeram parte de um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendado ao Ibope. De acordo com o estudo divulgado hoje (25), 90% dos entrevistados acreditam que pessoas com formação em curso técnico têm mais oportunidades no mercado de trabalho. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas a partir de 16 anos em 143 municípios.
Dos entrevistados, 53% apontaram o ingresso mais rápido no mercado de trabalho como uma das três principais razões para fazer um curso profissional. Em relação aos salários, 82% concordam total ou parcialmente que os profissionais com certificado de qualificação profissional têm salários maiores do que aqueles que não têm um diploma.
A melhor remuneração também foi citada por Henrique Baron que, aos 16 anos, decidiu seguir os passos do avô e do pai, que cursaram o ensino técnico. “Percebi que o curso me colocou no mercado de trabalho de forma mais privilegiada. A qualificação é um grande pré-requisito para conseguir um emprego. E a remuneração é maior, também”, relatou Baron.
Hoje, com 20 anos, o jovem ingressou no ensino superior no curso de engenharia mecânica e relata que o ingresso no mercado de trabalho proporcionado pelo ensino técnico se traduz em benefícios na continuidade dos estudos. “Ao chegar no ensino superior, quem tem curso técnico já vem com um conhecimento prático e, então, tem mais facilidade ao longo do curso. E também começa a vida profissional mais cedo. O tempo de experiência maior é algo que conta muito no momento de buscar emprego”, explicou.
Apesar de as pessoas ouvidas na pesquisa acreditarem na educação profissional como um caminho para um futuro melhor, ainda é baixo o número dos que buscam esse tipo de qualificação. De acordo com a pesquisa, apenas um em cada quatro brasileiros já frequentou ou frequenta algum curso de educação profissional. A falta de tempo para estudar é o principal motivo apontado pelos entrevistados (40%), seguido da falta de recursos para pagar os cursos (26%) e a falta de interesse (22%).
O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Luchesi, apontou iniciativas para superar os entraves apontados pelos pesquisados. “Um dos objetivos do Senai é cada vez mais avançar em cursos semipresenciais, que daria uma capacidade de abrangência maior de educação profissional. Cada vez menos se vai ter a percepção de falta de recursos porque muito cursos são gratuitos, como os do Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego]”, disse
Entre os jovens de 16 a 24 anos, a pesquisa aponta que a maioria está no ensino superior (18%), seguido do ensino médio (15%) e do ensino fundamental (5%). O ensino profissional é opção de apenas 3% deles, mesmo percentual dos que fazem ensino médio vinculado ao técnico.
“Historicamente, a educação profissional não foi prioridade na educação do país e agora isso está mudando. Nossa lógica era voltada para a universidade, mas 80% dos jovens que saem da escola não vão para a universidade e eles precisam de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho”, disse Rafael Luchesi.
A maior parcela dos que cursaram ou cursam o ensino profissionalizante estudaram em entidades do Sistema S, 37% estudaram na rede privada e 20%, na rede pública. A expansão do ensino técnico é uma das prioridades do governo federal que criou, em 2011, o Pronatec. As entidades do Sistema S são as principais parceiras do governo no Pronatec.
Fonte - Agência Brasil   25/02/2014

Navio transportando guindaste gigante chega a Estaleiro em Maragogipe Ba

Construção Naval

O equipamento estará completamente montado em agosto de 2014 e será o mais alto do Brasil, com 150 metros, o equivalente a um prédio de 50 andares.
O Goliath trata-se de um pórtico de sete mil toneladas com capacidade de içar cargas de até 1.800 toneladas. Capaz de montar megablocos, será possível erguer de uma só vez a torre de perfuração dos navios-sonda

Digasalinas
Com informações de Marcelo Gentil

A Enseada Indústria Naval recebeu, nesta segunda (24/02), o primeiro navio que marca a fase operacional da Unidade Paraguaçu, localizada em Maragojipe (BA). A embarcação saiu do porto de Mokpo em 19 de janeiro e trouxe a primeira parte do guindaste Goliath, adquirido da empresa mundial Konecranes Finland Corporate, que será entregue em dez embarques (dois de grande porte, o maior em 24/02), oriundos da Finlândia, Coréia e China. O equipamento estará completamente montado em agosto de 2014 e será o mais alto do Brasil, com 150 metros, o equivalente a um prédio de 50 andares.
O Goliath trata-se de um pórtico de sete mil toneladas com capacidade de içar cargas de até 1.800 toneladas. Capaz de montar megablocos, será possível erguer de uma só vez a torre de perfuração dos navios-sonda. O equipamento atuará em conjunto com o guindaste de lança sobre trilhos da mesma empresa. O aspecto mais importante é a sinergia operacional entre os guindastes, que contam com a mesma tecnologia básica, que implica em maior segurança e produtividade.




Para Silvio Zen, diretor de Implantação da Unidade Paraguaçu, a chegada da embarcação marca a conclusão das obras civis do Cais I. “A Unidade Paraguaçu está com mais de 50% de suas obras concluídas e tem a previsão de ser inaugurada em março de 2015, porém, já estamos operando. Já iniciamos corte da chapa de aço para as construções das sondas”, afirma Zen. O Cais I tem uma área de total de 5,2 mil metros quadrados e capacidade para navios de até 210 metros de comprimento.

Fonte - Digasalinas 25/02/2014

Passageiros da CPTM ficaram presos em trem durante quase uma hora, diz usuário

Trens de SP

 - Composição ficou parada entre as estações Tatuapé e Itaquera após a queda de um raio -
Segundo um dos passageiros, após esperar pela ajuda dos funcionários da CPTM, alguns usuários do trem começaram a tentar derrubar as janelas com a ajuda das travas de segurança. Algumas pessoas teriam se ferido, já que é necessário arrancar uma proteção de plástico antes de se conseguir empurrar a alavanca que derruba as janelas.

Do R7.com
Agência Record
foto - ilustração
Os passageiros que estavam presos dentro de um trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), da linha 11-Coral, conseguiram sair dos vagões pouco antes das 21h30 desta segunda-feira (24). Um dos usuários ouvidos pela Agência Record afirmou que o trem parou entre as estações Tatuapé e Itaquera, no sentido zona leste, por volta das 20h30.
Pelo sistema de som, os usuários foram informados que a pane havia ocorrido por falta de energia. De acordo com usuários do trem, havia pessoas passando mal, com falta de ar, já que o sistema de ar condicionado acabou desligado e o vagão estava lotado.
Segundo um dos passageiros, após esperar pela ajuda dos funcionários da CPTM, alguns usuários do trem começaram a tentar derrubar as janelas com a ajuda das travas de segurança. Algumas pessoas teriam se ferido, já que é necessário arrancar uma proteção de plástico antes de se conseguir empurrar a alavanca que derruba as janelas.
Muitos passageiros andaram pelo trilho até encontrar a plataforma mais próxima, de acordo com o relato de um dos usuários. Ainda segundo o passageiro, outra composição da CPTM só chegou ao local quase uma hora depois para prestar socorro aos usuários.
De acordo com a CPTM, a causa do problema foi a queda de um raio que danificou um trem e afetou o sistema de sinalização no restante da linha. Desde então, os trens da linha 11-Coral operavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada.
Fonte - R7.com 25/02/2014

Salários, bens e serviços impulsionaram arrecadação recorde

Economia

Conforme os dados apresentados pela Receita Federal, o desempenho das receitas administradas pelo fisco federal aumentou 0,91%, com acréscimo de R$ 1,06 bilhão em comparação ao mesmo período do ano passado, já com o ajuste do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em valores globais foram arrecadados R$ 117,13 bilhões ante R$ 116,07 bilhões comparando-se os meses de janeiro de 2014 e de 2013.

Daniel Lima 
Repórter da Agência Brasil 

A arrecadação de R$ 123,667 bilhões em janeiro deste ano, a maior da história, anunciada hoje pela Receita Federal, foi impulsionada pelas vendas de bens e serviços, que aumentaram 2,87% em comparação ao mesmo período de 2013.
Houve ainda, indicou a Receita, crescimento da massa salarial de 10,37% e do valor em dólar das exportações de 8,27%. O fator negativo foi a produção industrial, que registrou queda de 2,31%.
Conforme os dados apresentados pela Receita Federal, o desempenho das receitas administradas pelo fisco federal aumentou 0,91%, com acréscimo de R$ 1,06 bilhão em comparação ao mesmo período do ano passado, já com o ajuste do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em valores globais foram arrecadados R$ 117,13 bilhões ante R$ 116,07 bilhões comparando-se os meses de janeiro de 2014 e de 2013.
A Receita Previdenciária, com R$ 28,71 bilhões, teve um acréscimo de 4,26% na arrecadação das receitas administradas. O item representa um variação de 110,52% na participação total da arrecadação. Já o Imposto de Renda do rendimento do trabalho, com R$ 9,58 bilhões, cresceu 5,6%, e o Imposto sobre Importações - somado ao Imposto sobre Produtos Industrializados-Vinculado -, cresceu 8,22%, chegando a R$ 4,76 bilhões.
O Imposto de Renda de rendimentos de residentes do exterior cresceu 12,69%, passando a R$ 2,21 bilhões, e o Imposto de Renda sobre Rendimentos de Capital ficou em R$ 3,37 bilhões, com crescimento de 6,88%. O Imposto sobre Produtos Industrializados, sem o registro vinculado, cresceu 10,89%, chegando a R$ 1,33 bilhão.
Em contrapartida, houve queda nos seguintes tributos: Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), equivalente a -7,5%; Cofins/PIS-Pasep (-4%); Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), ambos com queda correspondente -5,46%. As demais receitas administradas cresceram 36,18%. A Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) incide sobre as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, inclusive as empresas públicas.
O coordenador de Previsão e Análise da Receita Federal, Raimundo Elói de Carvalho, disse que a redução da receita da Cofins/PIS-Pasep foi resultado da combinação dos seguintes fatores: redução da Cofins e do PIS incidentes sobre as exportações, em razão de compensações tributárias e da diminição da base de cálculo aprovada pela Lei 12.865/2013. Pela Lei 12.865/2013 a União foi autorizada a conceder subvenção extraordinária aos produtores fornecedores independentes de cana-de-açúcar afetados por condições climáticas adversas durante a safra 2011/2012 na Região Nordeste.
Fonte - Agência Brasil  25/02/2014

O sufoco nos trens de São Paulo

Trens de SP


Veja o sofrimento do trabalhador paulista usuário dos trens da CPTM. Ao iniciar o dia,o sistema é marcado pela superlotação dos trens,com aperto e  falta de espaço. Os passageiros que embarcam no Trem Metropolitano de São Paulo passam sufoco,desconforto e até  riscos de acidentes.

Reboliço no ninho tucano....fogo amigo???...

Política

Serra diverge de Aécio. Fogo amigo?


Por Altamiro Borges

Descartado pelo PSDB, o eterno candidato José Serra surpreendeu na semana passada durante uma palestra para rentistas em São Paulo. Ao analisar o cenário econômico do país, ele discordou do discurso terrorista de Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, e da "guerra psicológica" patrocinada pelos urubólogos da mídia. "Eu não vejo que o quadro econômico seja tão calamitoso quanto se divulga", afirmou o rejeitado tucano, segundo relato acanhado do jornal O Globo. Para desencanto da oposição partidária e midiática, ele foi ainda mais taxativo: "Não há o risco de descontrole inflacionário"; "não há perspectiva de descontrole na área fiscal e muito menos de calote".
Para alguns analistas, o inesperado discurso de Serra seria um nítido sinal de "fogo amigo". O político paulista tentaria se afastar da campanha tresloucada do mineiro, que tem explorado o tema econômico para atacar o governo Dilma Rousseff. Em recente artigo, Aécio Neves afirmou que o Brasil enfrenta um "descontrole fiscal generalizado". Ele também afirmou, em entrevistas, que "o governo perdeu o controle sobre a inflação". Na semana passada, em Belo Horizonte, o cambaleante presidenciável do PSDB criticou duramente a "irresponsabilidade do governo federal, que vai nos legar um crescimento pífio, inflação alta e a falta de crescimento do Brasil". O discurso de José Serra, que não dá ponto sem nó e nem é ingênuo, destoa completamente deste diagnóstico apocalíptico.
Ele também vai na contramão das manchetes catastrofistas dos seus amigos da mídia. Como observou Luciano Martins Costa, em artigo no Observatório da Imprensa, ele mostra como "a chamada grande imprensa brasileira largou o jornalismo em algum lugar por aí". "Habituado ao discurso hegemônico dos jornais, sempre reproduzindo a visão catastrofista segundo a qual a política econômica com forte protagonismo do Estado estaria conduzindo o país ao abismo, o leitor atento e crítico do noticiário haverá de produzir aquela pergunta cândida: mudou a economia ou foi Serra que mudou? Tido por muitos como um economista talentoso, José Serra teria, afinal, se despido do discurso de candidato, obrigando-se a elaborar uma análise mais fria e menos partidária da realidade econômica?"
"Essa pergunta só pode ser respondida pelo próprio personagem, e ele terá certamente muitos olhos e ouvidos dispostos a colher suas palavras, uma vez que sempre contou com inteira disponibilidade dos jornalistas - o certo seria usar a expressão subserviência. Mas o pensamento controverso de José Serra e sua surpreendente sinceridade são questões de foro íntimo, possivelmente desbloqueadas por sua condição de não-candidato. Mas o que nos move aqui é a observação da imprensa. Fica, então, o observador diante da seguinte possibilidade: tendo, ao longo das duas últimas décadas, rezado em voz alta pela cartilha econômica do ex-governador, ex-senador e ex-ministro, será que os jornais vão rever sua visão da realidade brasileira?", questiona, com uma ponta de ironia, Luciano Martins Costa.
Os jornalões e os tais "analistas de mercado" - nome fictício dos porta-vozes dos rentistas que lotam a telinha da tevê - até agora não deram destaque ao discurso de José Serra. "Difícil acreditar que nem mesmo os supostamente bem informados colunistas de economia da Folha e do Estadão ignoraram a manifestação surpreendente do ex-governador - é mais provável que os editores dos dois jornais paulistas tenham considerado mais conveniente omitir essa informação de seus leitores", cutuca o atento jornalista do Observatório da Imprensa. O mineiro Aécio Neves também evitou comentar a visão frontalmente divergente. O fato é que há algo de estranho, novamente, no ninho tucano.
Fonte - Blog do Miro 24/02/2014

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Moradores fazem de Sete de Abril um dos bairros mais limpos de Salvador

Cidadania

População consciente faz de Sete de Abril um bairro exemplo para Salvador

Valéria Ibalo - TB
Foto: Francisco Galvão/Tribuna da Bahia
O bairro de Sete de Abril está localizado na Estrada Velha do Aeroporto e faz divisas com os bairros de Cajazeiras, Castelo Branco, Pau da Lima, Vila Canária, Jardim Nova Esperança e São Rafael. A equipe da Tribuna esteve no bairro na manhã de ontem, em pleno domingo, percorreu tudo de cabo a rabo e constatou o que parecia mentira: vias limpas, sem lixo jogado na rua e o caminhão de lixo retirando tudo da caixa coletora.
Segundo Euvaldo Carvalho, motorista do caminhão da Limpurb que tira o lixo do bairro, o local é realmente limpo. “Fazemos a coleta diária, que tem início às 6h30 e é impressionante como todos os moradores jogam o lixo na caixa e não na rua, o que facilita nosso trabalho”, disse. Para Edielson Pereira da Silva, morador da região, o seu bairro é limpo e organizado. “Acredito que isso se deve a conscientização da população daqui. Se jogar na rua, vai morar em um lugar sujo, se jogar onde deve, vai ser limpo. O pessoal pensa assim”, comentou.
Eliete da Cruz Cerqueira, de 47 anos e moradora de Sete de Abril há 46 anos, explicou que o bairro fica levemente sujo nos finais de semana. “Sabe o que é? O pessoal faz churrasco e bebe, então ficam alguns copos plásticos jogados aqui e ali. Mas durante a semana é tudo limpo mesmo”. Já Fernando Dias, comerciante do fim de linha da região, diz que a limpeza chega a impressionar. “Eu morei em Santo Inácio e a sujeira lá é terrível. Aqui é limpo e seguro. Trabalho na maior tranquilidade, sem incidentes”.
Uma cena que chamou a atenção da equipe da TB foi o senhor Hilton Assis, de 84 anos, sentado em uma mesa do fim de linha de Sete de Abril, tomando seu café da manhã e ouvindo rádio. Abordado e questionado se não tinha medo de estar ali, com o rádio exposto, disse que não, acrescentando que aquele é um lugar de família e de pouco movimento. “É verdade que no fim de semana vem gente de fora e faz um pouco mais de bagunça, mas geralmente é muita paz o que faz daqui um lugar maravilhoso”.

Buraco tira o sossego dos moradores do bairro
Que o bairro é limpo não se pode negar, mas o que vem tirando a paz de alguns moradores da Rua Jesus Bento de Souza é um buraco que se formou devido às chuvas que caíram nas últimas semanas.
Segundo Marlene Telles, que tem sua casa de frente pro buraco, a Embasa já esteve no local e constatou que o problema é com a prefeitura, de responsabilidade da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). “A terra cedeu e ao invés da Sucop colar as manilhas, aterrar e colocar o asfalto novo colocou areia de qualquer jeito e tá isso aí: Mesa, paus e objetos dentro do buraco. Tem gente que já caiu aí dentro, correndo o risco de se machucar gravemente, sem falar na volta que os carros estão tendo que dar, pois a rua está interditada”, disse, pedindo que uma solução seja dada o quanto antes. Quanto à limpeza do bairro, a Tribuna constatou que esta é um exemplo pra cidade.
Fonte - Tribuna da Bahia  24/02/2014 

CBTU faz 30 anos de fundação

CBTU 

A empresa foi criada em 1984, a partir da junção da Empresa de Engenharia Ferroviária (Engefer) e da Diretoria de Transportes Metropolitanos da RFFSA.

RF
foto ilustração
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos completou 30 anos de sua criação no último sábado (22/02). A empresa foi criada em 1984, a partir da junção da Empresa de Engenharia Ferroviária (Engefer) e da Diretoria de Transportes Metropolitanos da RFFSA.
Na época da fundação da CBTU, ficaram sob a responsabilidade da empresa – então subsidiária da Rede Ferroviária Federal - os sistemas de São Paulo e Rio de Janeiro. Os metrôs de Recife e Belo Horizonte foram transferidos pela RFFSA, respectivamente, em 1985 e 1986.

Em 1988, a CBTU receberia ainda os sistemas de Fortaleza, Salvador, Natal, João Pessoa e Maceió. Hoje, são cinco: Recife, Belo Horizonte, Natal, João Pessoa e Maceió. A CBTU tem sede na cidade do Rio de Janeiro e atualmente se reporta ao Ministério das Cidades.

A CBTU opera hoje 217,6 km de trilhos. São oito linhas, 104 estações, 305 carros e quase três mil funcionários. A empresa transportou 170 milhões de passageiros em 2013. O número supera em 17,8% o resultado de 2012.
Fonte - Revista Ferroviária 24/02/2014

Servidores da Transalvador entram em greve

Transito

A informação foi confirmada pelo presidente do Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (Astram), Adenilton Júnior.

Da Redação
A Tarde
foto ilustração
Os servidores da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) iniciaram, nesta segunda-feira, 24, greve por tempo indeterminado.
A informação foi confirmada pelo presidente do Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (Astram), Adenilton Júnior.
A decisão pela paralisação aconteceu em assembleia realizada na manhã de quarta-feira, 19, em frente à Fundação Hemoba, onde a categoria promoveu doação de sangue coletiva.
No mesmo dia, os servidores pararam as atividades por 24 horas, suspendendo blitzes de alcoolemia, entre outros serviços do órgão.
Eles reivindicam da Prefeitura uma melhor proposta de aumento para a Operação Carnaval, que foi mantida em R$ 1,28 de acréscimo por hora trabalhada, R$ 0,36 de reajuste no tíquete e início dos trabalhos apenas na quinta-feira, 27.
Com o movimento, os funcionários pretendem pressionar a prefeitura a atender as reivindicações quanto à Operação Carnaval 2014.
Fonte - A Tarde  24/02/2014

Ligação de telefone fixo para celular ficará 13% mais barata em março

Telefonia

Novas tarifas de remuneração de redes móveis vão determinar uma redução de 13% em média do preço das ligações de telefones fixos para celulares a partir do próximo mês.

Sabrina Craide 
Repórter da Agência Brasil 
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Novas tarifas de remuneração de redes móveis vão determinar uma redução de 13% em média do preço das ligações de telefones fixos para celulares a partir do próximo mês.Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou hoje (24), no Diário Oficial da União, as novas tarifas de remuneração de redes móveis, que vão determinar uma redução de 13% em média do preço das ligações de telefones fixos para celulares a partir do próximo mês. A expectativa da Anatel é que os novos valores nas chamadas de fixo para móvel gerem uma economia anual para os consumidores da ordem de R$ 2,1 bilhões.
Com as mudanças, o preço médio das ligações locais de fixo para celular passará de R$ 0,45 para R$ 0,39 por minuto. O preço médio das ligações interurbanas feitas de fixo para móvel com DDD iniciando com o mesmo dígito (exemplo: DDDs 61 e 62) passará de R$ 0,93 para R$ 0,80, e o preço médio das demais ligações interurbanas de fixo para celular passará de R$ 1,05 para R$ 0,92.
A redução é resultado do Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, aprovado em 2012, e abrange chamadas da telefonia fixa para celular, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) destinadas às operadoras móveis. A Anatel diz que novas quedas de valores estão previstas para 2015.
Fonte - Agência Brasil   24/02/2014

Maduro convoca Conferência Nacional de Paz na Venezuela

Internacional

"Convoco todo o país para a Conferência Nacional de Paz, para nos olharmos nos olhos, para nos reconhecermos como venezuelanos, para dizermos: queremos a paz, vamos fazer a paz", acrescentou o presidente "....

Da Agência Brasil 
Com informações da Agência Lusa
Palácio da Justiça da Venezuela
Miguel Gutiérrez/Agência Lusa
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, informou nesse domingo (23) que convocou uma Conferência Nacional de Paz para a próxima quarta-feira (26), para que todos os setores se reconheçam venezuelanos e digam que querem a paz.
"Estou convocando a conferência na quarta-feira, aqui no Palácio Presidencial", disse Maduro, em entrevista transmitida pelo canal estatal VTV. Ele quer reunir os setores políticos e sociais para discutir a situação do país.
"Convoco todo o país para a Conferência Nacional de Paz, para nos olharmos nos olhos, para nos reconhecermos como venezuelanos, para dizermos: queremos a paz, vamos fazer a paz", acrescentou o presidente.
Maduro lembrou que nesta segunda-feira (24) será realizada uma reunião do Conselho Federal, órgão do qual fazem parte todos os governadores, incluindo o líder opositor Henrique Capriles, que já confirmou presença.
O presidente da Venezuela informou também que pedirá uma Comissão da Verdade na Assembleia Nacional (Parlamento) para que investigue a violência durante os protestos.
“Vou pedir à Assembleia Nacional que forme uma Comissão da Verdade, que investigue toda a violência, todas as denúncia sobre o golpe de Estado em marcha, que investigue todas as mentiras e manipulações nacionais e internacionais”, disse.
Os protestos contra o governo ocorrem desde o dia 12, quando uma manifestação de estudantes e de opositores ao regime acabou com incidentes violentos e com a morte de três jovens.
Desde o início dos protestos na Venezuela, 11 pessoas morreram em incidentes relacionados às manifestações. Governo e oposição têm pedido que os protestos decorram sem incidentes, mas além das 11 mortes, já foram registrados mais de 150 feridos e dezenas de detidos.
Fonte - Agência Brasil  24/02/2014

Governo Federal destina R$ 21 bilhões para financiar a agricultura familiar

Agricultura Familiar

No total, R$ 13,7 bilhões já foram contratados pelos pequenos produtores...
“São mais tratores, mais caminhões, equipamentos de irrigação e resfriadores de leite, aumentando a produtividade nas lavouras e nas criações da agricultura familiar”

Ana Cristina Campos 
Repórter da Agência Brasil
 Antonio Cruz/Agência 
No total, R$ 13,7 bilhões já foram contratados pelos pequenos produtores
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (24) que o governo destinou R$ 21 bilhões para financiar a safra de 2013/2014 da agricultura familiar, dos quais R$ 13,7 bilhões já foram contratados pelos pequenos produtores. Segundo ela, os agricultores estão aproveitando o crédito barato do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para expandir a produção e comprar máquinas e equipamentos.
“São mais tratores, mais caminhões, equipamentos de irrigação e resfriadores de leite, aumentando a produtividade nas lavouras e nas criações da agricultura familiar”, disse.
No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma informou que o pequeno agricultor também pode se beneficiar das inovações tecnológicas. “No Pronaf Inovação, o crédito é bem barato para incentivar o cultivo protegido de hortifrutigranjeiros, para a automação da avicultura e da suinocultura, e também para atualização tecnológica da bovinocultura de leite.”
A presidenta explicou que o fortalecimento da agricultura familiar também inclui o apoio à comercialização dos produtos por meio da compra de uma parte dos alimentos produzidos nas pequenas propriedades e cooperativas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O orçamento do PAA somado ao orçamento do Pnae para 2014 é cerca de R$ 2 bilhões.
“Esses programas, o PAA e o Pnae, são muito importantes, porque, primeiro, garantem renda certa aos produtores; segundo, eles colocam produtos frescos e saudáveis na merenda escolar das crianças, nas creches e nos hospitais. E, finalmente, eles movimentam a economia dos pequenos municípios”, ressaltou.
Segundo Dilma, os pequenos produtores representam 33% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do Brasil, 84% dos estabelecimentos rurais e 74% da mão de obra no campo.
Fonte - Agência Brasil  24/02/2014

Ecologistas acusam baleeiros japoneses de ataque na Antártica

Ecologia

O barco da Sea Shepherd tenta impedir a caça de baleias na Antártica, segundo comunicado divulgado pela própria organização na Austrália.
O navio Bob Barker estava, na altura do ataque, a cerca de 11 quilômetros do navio-fábrica da frota baleeira japonesa Nisshin Maru.

Da Agência Brasil 
Com informações da Agência Lusa
foto - ilustração
A organização ecológica Sea Shepherd informou hoje (24) que a frota baleeira (que se dedica à pesca da baleia) japonesa atacou um dos seus navios, o Bob Baker, nas águas da Antártica.
A Sea Shepherd disse que dois navios japoneses, o Yushin Maru e o Yushin Maru 3, atacaram o Bob Barker na noite desse domingo, utilizando cabos de aço para parar os motores e aproximando-se além das distâncias regulamentares.
O barco da Sea Shepherd tenta impedir a caça de baleias na Antártica, segundo comunicado divulgado pela própria organização na Austrália.
O navio Bob Barker estava, na altura do ataque, a cerca de 11 quilômetros do navio-fábrica da frota baleeira japonesa Nisshin Maru.
Apesar do ataque que, segundo a organização, representa uma violação das regras internacionais para evitar colisões no mar, o capitão do Bob Barker, Peter Hammarstedt, disse que a sua equipe vai continuar a lutar contra a matança de baleias.
Tóquio confirmou a colisão, mas acusou a Sea Shepherd de ter lançado cordas sobre os barcos.
Fonte - Agência Brasil  24/02/2014

Vale realiza campanha de segurança ferroviária‏

Ferrovias

O objetivo da ação é reforçar a importância de se adotar comportamentos e atitudes seguras nas proximidades da linha férrea, em especial no período do Carnaval, quando há um fluxo maior de pessoas e veículos nesses locais


Diário Popular MG

A Vale irá realizar uma campanha educativa de segurança ferroviária ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas entre os dias 24 e 27 de fevereiro (EFVM). O objetivo da ação é reforçar a importância de se adotar comportamentos e atitudes seguras nas proximidades da linha férrea, em especial no período do Carnaval, quando há um fluxo maior de pessoas e veículos nesses locais.
Programada para ocorrer em passagens em nível (PNs) - que são os locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as vias tradicionais -, passagens inferiores, passarelas e viadutos instalados ao longo da Vitória a Minas, a ação envolverá distribuição de panfletos com dicas de segurança ferroviária para motoristas, motociclistas e pedestres. Além de contar com informações importantes sobre o assunto, o material poderá ser utilizado, também, como uma máscara para brincar durante as festividades de Momo.
Tendo como base o slogan “Perto da ferrovia fique de olhos bem abertos”, a campanha contará ainda com minidoors, cartazes e spots em rádios localizadas nos municípios onde haverá a ação. A expectativa é que a iniciativa da Vale atinja, em média, 8 mil pessoas.

TREM DE PASSAGEIRO
Além de percorrer diferentes pontos da linha férrea, a campanha de segurança embarcará também no Trem de Passageiro que faz o percurso entre o Espírito Santo e Minas Gerais diariamente. No dia 27/2, das 8h às 14h, a ação será realizada na composição que parte da estação ferroviária Pedro Nolasco, em Cariacica (ES), com destino a Belo Horizonte. E, no mesmo dia, das 15h às 19h30, a atividade irá contemplar os passageiros que viajam da capital mineira com destino ao Espírito Santo. Em ambos os casos, empregados da Vale irão interagir com os passageiros que estiverem viajando entre os municípios de Fundão (ES) e Governador Valadares (MG).

CIDADES
Realizada anualmente pela Vale como forma de reforçar o comportamento seguro nas proximidades da linha férrea, a campanha de segurança ferroviária ocorrerá em pontos específicos de diferentes municípios ao longo da ferrovia Vitória a Minas. No Espírito Santo, a ação será realizada em Serra (Central Carapina), Cariacica (Flexal), Ibiraçu (Aricanga), Fundão (Centro), Colatina (Maria Ortiz e Itapina) e Baixo Guandu (Centro e bairro Mauá).
Já em Minas Gerais, serão contempladas as cidades de Aimorés (Centro), Resplendor (Centro e bairro São Sebastião), Belo Oriente (Cachoeira Escura), Governador Valadares (nos distritos de Baguari e Derribadinha e no bairro Cardo), Tumiritinga, Rio Piracicaba (Bicas), Itabira (Areão, Vila Amélia, Pará e na Mina do Cauê), Catas Altas (Centro), Barão de Cocais (Garcia I) e os distritos de Antônio Dias e Santana do Paraíso.

Dicas de segurança:
- Pare, olhe e escute: motoristas, ciclistas e pedestres devem atentar para a sinalização quando estiverem perto da linha de trem;
- Não estacione perto da linha de trem;
- Não pegue carona no vagão, mesmo se ele estiver parado;
- Não brinque e nem descanse na linha férrea;
- Não jogue pedra no trem;
- Não descarte lixo na ferrovia;
- Cuidado com redes de alta tensão próximas às linhas de trem;
- Em situações de risco próximo à ferrovia, ligue Alô Ferrovias 0800 285 7000
Fonte - CFVV Sul de Minas  23/02/2014

Governo quer garantir interessados em ferrovia antes de publicar edital

Ferrovias

A concessão da ferrovia de 883 quilômetros é a primeira dentro do novo modelo lançado em 2012, que prevê a separação entre concessão dos trilhos da ferrovia e operação dos trens. Quem vencer o leilão construirá a ferrovia e administrará sua estrutura

Por Leonardo Goy
Reuters

O governo deverá promover uma nova rodada de conversas com o mercado antes de publicar o edital do leilão de concessão da ferrovia entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO), a fim de assegurar que a disputa terá concorrentes, disse à Reuters uma fonte do governo que acompanha diretamente o assunto.
"Está dependendo de investidores. Tem muita gente que diz estar interessada, estudando, mas não tem ninguém batendo o martelo, confirmando", disse essa fonte, que falou sob a condição de anonimato.
A ideia, disse a fonte, é tentar esclarecer dúvidas e temores de investidores sobre o modelo, sem promover grandes mudanças nas condições do edital.
As maiores dúvidas dos investidores referem-se ao próprio modelo da concessão, inédito no país, e ao papel da estatal Valec, que é visto com muitas ressalvas ainda no mercado.
A concessão da ferrovia de 883 quilômetros é a primeira dentro do novo modelo lançado em 2012, que prevê a separação entre concessão dos trilhos da ferrovia e operação dos trens. Quem vencer o leilão construirá a ferrovia e administrará sua estrutura. A estatal Valec comprará desse concessionário 100 por cento da capacidade de carga e a revenderá a operadores interessados em transportar cargas pela via.

INVESTIMENTO
Além da conversa com os investidores, a publicação do edital da ferrovia, uma das principais apostas para o futuro escoamento da soja do Centro-Oeste, depende ainda da revisão dos cálculos dos investimentos para a construção da linha.
O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou a publicação do edital, condicionada à revisão na conta dos investimentos. Segundo a fonte, essa revisão está na fase final, mas não deve levar a uma redução muito substancial no valor total do investimento.
"Deve ficar perto do valor previsto originalmente", disse a fonte, referindo-se aos 6,3 bilhões de reais calculados inicialmente para a obra. No fim do ano passado, o TCU chegou a determinar que o governo reduzisse em 1,7 bilhão essa estimativa.
Após recurso do governo, o TCU retirou a "meta" de redução do valor, mas manteve a necessidade de revisão dos cálculos, exigindo que o governo apresente justificativas.
Fonte - CFVV Sul De Minas  23/02/2014

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Empreendedores discutem projetos inovadores em áreas como saúde e transportes

Empreendedorismo

O objetivo principal é estimular o empreendedorismo, diz um dos orientadores do Startup Weekend, Tony Celestino. “O Startup Weekend é uma competição. O objetivo é desenvolver o empreendedorismo, criar a mentalidade empreendedora nas pessoas, e não necessariamente criar empresas, criar startups”, explicou...

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Objetivo da Startup Weekend 
é estimular o empreendedorismo
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Quinze ideias para projetos em áreas como saúde e transportes e mais de 100 pessoas, entre empreendedores, desenvolvedores edesigners, discutindo formas de desenvolvê-las. Este é o retrato da Startup Weekend, que está sendo realizada neste fim de semana em Brasília. No final do evento, que terá duração de 54 horas, os melhores projetos serão premiados.
O evento começou ontem (21), com a apresentação de ideias pelos inscritos. Cada um tem um minuto para apresentar seu projeto e os mais votados têm chance de ser desenvolvidos ao longo do fim de semana pelas equipes formadas entre os participantes e com a orientação de monitores. Esta é a terceira edição do evento em Brasília. São 130 participantes e foram apresentadas 48 ideias, sendo 15 as selecionadas.
O objetivo principal é estimular o empreendedorismo, diz um dos orientadores do Startup Weekend, Tony Celestino. “O Startup Weekend é uma competição. O objetivo é desenvolver o empreendedorismo, criar a mentalidade empreendedora nas pessoas, e não necessariamente criar empresas, criar startups”, explicou.
Estimular a doação de sangue é uma das ideias em debate por uma das equipes. A ideia é criar umsite para integrar hemocentros e doadores. Os doadores fariam um cadastro no site com informações como tipo sanguíneo e motivação para doar, e esse sistema de informações ficaria interligado ao hemocentro. “Quando o hemocentro precisar daquele tipo sanguíneo, entra em contato com a pessoa, que também ficará sempre informada sobre a necessidade de sangue, por meio de mensagens no celular, por exemplo”, detalhou a enfermeira Patrícia Somera. O nome do projeto é Doe Sangue.
Outro grupo trabalha para desenvolver um aplicativo de celular que será alimentado de forma colaborativa por passageiros de ônibus para trocar informações sobre horários e localização dos coletivos. Com o aplicativo, um usuário poderá saber em que parada está o ônibus que ele espera e até mesmo se o coletivo quebrou no caminho e não irá passar na parada do usuário.
Ao longo do fim de semana, o grupo discute itens como a identidade visual do aplicativo e formas de transformar o produto em algo rentável. “Ver como ele vai trazer dinheiro é a parte mais difícil. De início, pensamos em inserir publicidade no aplicativo”, disse o idealizador Willon Félix.
Ao longo do trabalho, equipes têm a orientação de mentores que indicam caminhos para viabilizar o projeto. “O que me trouxe aqui foi o sonho de abrir uma empresa e andar com as próprias pernas. Aqui aprendemos, temos orientação de como montar o plano de negócios, buscar parcerias”, desacou.
Segundo o orientador Tony Celestino, o perfil dos participantes dos Startup Weekends é principalmente de pessoas da área de negócios, de comunicação, programadores e designers. A média de idade é 26 anos, a maioria já se formou e está no mercado de trabalho.
No final do evento, amanhã (23), os projetos serão avaliados por jurados e devem sair três vencedores. Entre os prêmios estão oferta de consultoria e espaço para propaganda como forma de incentivar a continuidade dos trabalho. O evento tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fonte - Agência Brasil  23/02/2014