segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Passeio de trem comemora os 104 anos da Estação Ferroviária de Livramento

Memória da Ferrovia

Evento acontece no próximo dia 19 e percorrerá 20 km de ferrovia.Para comemorar a data, será realizado um passeio de trem com passageiros promovido pela América Latina Logística (ALL), Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, Vinícola Almadén, Associação Brasileira da Preservação Ambiental (ABPF) e Giordani Turismo.

Portal Maxpress

Há 104 anos era inaugurada a Estação Ferroviária de Sant’Ana do Livramento, um dos principais centros de desenvolvimento da economia gaúcha em toda a sua história. Para comemorar a data, será realizado um passeio de trem com passageiros promovido pela América Latina Logística (ALL), Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, Vinícola Almadén, Associação Brasileira da Preservação Ambiental (ABPF) e Giordani Turismo.
Serão duas viagens, num total de 20 quilômetros cada trajeto, partindo da Estação Cultura, antigo prédio da estação férrea reformado em 2012 pelo Instituto ALL de Educação e Cultura, com patrocínio da América Latina Logística por meio da Lei Rouanet. O trem, com 140 passageiros, começa sua viagem no dia 19/12, às 11h, em direção a Palomas, e retorna a Livramento às 15h30. O segundo passeio começa às 16h do mesmo dia, finalizando às 19h30.
Antes, às 10h30, haverá uma solenidade para autoridades e convidados na sala Miguel Angelo Evangelista Jorge, Gerente de Relações Institucionais e Aduaneiras da ALL no RS, que dá nome ao espaço devido à sua longa relação com a estação e com a ferrovia em Livramento.

Serviço
O que: Passeio de trem de passageiros
Onde: Estação Cultura (Sant’Ana do Livramento) – local de partida
Quando: 19/12 (sexta-feira), a partir das 10h30
Quem: promovido pela América Latina Logística (ALL), Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, Vinícola Almadén, Associação Brasileira da Preservação Ambiental (ABPF) e Giordani Turismo.

Sobre a estação de Livramento
A estação de Sant’Ana do Livramento foi inaugurada em 1910 como ponta do ramal entre Cacequi e a cidade, localizada na fronteira com a cidade uruguaia de Rivera. Em 1912, foi inaugurado o tráfego mútuo entre Livramento e Rivera, fazendo com que os trens pudessem ligar o Rio de Janeiro e São Paulo a Montevidéu e, dali, a Buenos Aires. No final dos anos 1970, este último ramal foi erradicado e, Livramento hoje, liga-se apenas com Cacequi e com as ferrovias uruguaias.

Sobre a Estação Cultura
A centenária estação férrea, hoje administrada pela Prefeitura Municipal, oferece ao público um Museu Ferroviário e sala de cinema. Aprovada pelo Ministério da Cultura (Minc), a iniciativa do Instituto ALL de Educação e Cultura ocorreu através da Lei Rouanet, em parceria firmada com a Prefeitura Municipal e apoio dos patrocinadores ALL, Banco Safra e Bentec Móveis.
Com o objetivo de preservar o patrimônio histórico e incentivar a cultura, o projeto mantém duas programações. A primeira consiste no Cine Estação Instituto ALL, uma sala de cinema adaptada a pessoas com deficiência. A outra é o Projeto Memória Ferroviária. No local, o público pode conferir uma mostra permanente de fotografias que resgatam a história férrea local e regional.
Para mais informações sobre o Instituto ALL, acesse: institutoall.com.br/sobre-o-iall/
Fonte - STEFZS  15/12/2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito