quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Metrô de Salvador pode ter ônibus próprios para integração de linhas

Transportes sobre trilhos

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro Filho, o Grupo CCR – concessionária que administra o transporte sobre trilhos da cidade – poderá ter seu próprio sistema de ônibus que seria integrado às estações metroviárias.

Matheus Fortes - TB
foto-ilustração/Pregopontocom
Após um longo período de impasse entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador, a integração entre os ônibus e o metrô finalmente deve acontecer, porém, não da forma como era planejada anteriormente. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro Filho, o Grupo CCR – concessionária que administra o transporte sobre trilhos da cidade – poderá ter seu próprio sistema de ônibus que seria integrado às estações metroviárias.
A medida, embora não seja da vontade do poder municipal, pode ser a saída para a tão sonhada integração entre os dois meios de transporte público em operação na capital. A previsão inicial da secretaria é que esta fusão de trilhos e rodas comece a operar entre os meses de fevereiro e março.
Ainda assim, é cedo para afirmar quantas e quais linhas vão circular, e de quais estações os ônibus deverão sair. “Está sendo feita toda uma pesquisa para verificar as linhas que poderiam fazer parte do sistema, e quais são as mais utilizadas pelos usuários, contudo, estamos dialogando com a prefeitura para que a implantação deste sistema não comprometa a mobilidade do trânsito, com a sobreposição de linhas”, afirmou o chefe da pasta.
A taxa de serviço que seria cobrada pelo uso do transporte integrado é outro fator ainda a ser discutido pelo órgão estadual. Mesmo assim, o secretário adianta que a taxa certamente será inferior ao valor cobrado pelo uso do transporte municipal atualmente (que é de R$ 2,80). “Nosso pensamento é que a integração traga mais usuários ao sistema de transporte”, adiantou.
Foto-ilustração/Marcopolo
O secretário explica que a execução de um sistema de ônibus da própria concessionária que seria integrado ao metrô faz parte do Convênio Intrafederativo, firmado entre os poderes do Estado e Município, em 2013, que permite à CCR a colocação de linhas de ônibus alimentadoras com o percurso máximo de 5 km. “Nosso objetivo agora é obedecer ao convênio”, declarou Ribeiro Filho.
Enquanto isso, o secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador, Fábio Mota, preferiu não se manifestar sobre o sistema de ônibus próprio da CCR, mas avaliou que qualquer ação de integração entre os ônibus e o metrô só poderia ser pensado após a finalização da Linha 1. Mota frisou o fato de que o projeto inicial do sistema metroviário contemplava a integração apenas nas estações da Lapa e de Pirajá, e que a integração nas demais estações ficaria inviável, pois elas não foram projetadas para estas operações.
Um posicionamento do qual o secretário estadual discorda ao afirmar que a integração pode ser possibilitada sem que, necessariamente, a estação seja projetada para receber os ônibus que fariam o embarque e desembarque de passageiros.
A CCR foi procurada pela Tribuna da Bahia para falar sobre a possibilidade de um sistema próprio de ônibus integrado ao metrô, mas, até o fechamento desta edição, nossa equipe não conseguiu entrar em contato com a concessionária.
A operação comercial do metrô de Salvador já foi adiada mais de uma vez, por motivo da “não integração do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) com o novo modal”, segundo explica a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur). O órgão estadual justifica que a operação do metrô sem a integração provocaria uma demanda reduzida de passageiros, e que a integração foi estabelecida no Convênio de Cooperação Intrafederativo e no Contrato de Programa, firmado em 2013, com a Prefeitura de Salvador.
Fonte - Tribuna da Bahia  03/12/2014

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