PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Aumento na tarifa de ônibus de Salvador supera inflação

Salvador

Aumento na tarifa de ônibus supera inflação.Valor ultrapassa prévia do IPCA de 2014.O percentual de reajuste do valor (7,14%) é maior que a prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses (6,46%).

Priscila Machado - A Tarde
Joa Souza | Ag. A TARDE
O reajuste do preço da passagem de ônibus em Salvador, para R$ 3 a partir do dia 1º de janeiro, supera a inflação prevista para este ano. O percentual de reajuste do valor (7,14%) é maior que a prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses (6,46%).
Contudo, o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte, Fábio Mota, defendeu que o reajuste da passagem foi calculado a partir de agosto de 2013 e, por isso, está abaixo da inflação. "Não temos reajuste desde junho de 2012, ainda assim, fizemos uma correção de 16 meses. Se considerássemos o período real, o aumento seria maior", argumentou.
Após saber do aumento, integrantes do Movimento Passe Livre já marcaram uma assembleia para as 15h do próximo sábado. Segundo Walter Takemoto, membro do grupo e ex-diretor da Companhia Municipal de Transporte Coletivo de São Paulo, haverá manifestação nas ruas se o preço for mantido.
Para Takemoto, o reajuste é uma estratégia da prefeitura para compensar os R$ 170 milhões investidos pelos empresários para explorar o sistema de transporte público da capital baiana nos próximos 25 anos.
"A população terá que pagar uma das tarifas mais caras do país para continuar sendo transportada por ônibus velhos e mal ventilados, 'maquiados' com pinturas. No final de semana, os veículos somem dos pontos de espera", criticou Takemoto.
Fábio Mota negou que o valor previsto para 2015 sirva a interesses do empresariado: "O valor tem a chancela do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pelo Ministério Público do Estado (MP-BA). Portanto, não há benefícios ou equívocos".
Em relação ao preço praticado em outras cidades, ele afirma que há prefeituras subsidiando o transporte público em função dos protestos, o que não ocorre em Salvador. "O valor será utilizado em áreas importantes, como saúde, educação e assistência social, por exemplo", disse.
Usuário reclama - A estudante Edjane Ferreira, 28, que está desempregada e faz um curso técnico em uma faculdade da Av. Paralela, diz que o aumento pode ocasionar a interrupção do estudo. "É um absurdo! Os ônibus continuam cheios, mal ventilados e nós temos que pagar mais caro pelo serviço", opinou. A medida também vai pesar no bolso do assalariado Edvaldo dos Santos, 48. Ele paga diariamente a passagem da filha Larissa, de 16 anos, para ir à escola. A nova tarifa consumirá 16% do salário de Edvaldo.
Fonte - A Tarde   24/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito