quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ônibus climatizados começarão a circular em Fortaleza

Fortaleza

A partir do dia 3 de dezembro, outros cinco coletivos com ar condicionado serão incluídos à frota. Até 2020, todos os veículos devem ser trocados - As linhas que vão receber os veículos não foram definidas; a preferência será a dos corredores exclusivos

DN

Cinco novos ônibus com ar-condicionado devem começar a circular em Fortaleza na próxima semana. Os veículos fazem parte da nova frota, os quais, de acordo com determinação da Prefeitura, devem ser obrigatoriamente climatizados. Ainda não foram definidas quais linhas receberão os coletivos, mas, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), terão preferência as que trafegam nas faixas exclusivas.
O anúncio foi feito ontem pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira. Segundo ele, os veículos recém-adquiridos, pertencentes à empresa São José Transporte Urbano, pretendem fornecer conforto aos usuários, proporcionando viagens mais agradáveis. No entanto, Barreira destaca a necessidade de complementação entre a renovação da frota e as medidas de priorização do transporte público iniciadas nos últimos meses em Fortaleza, em especial a implantação de corredores dedicados unicamente aos ônibus.
"Um dos grandes desafios é fazer a frota produzir viagens mais rápidas. Sem o corredor exclusivo, o ar-condicionado não agrega valor. Nada vai amenizar uma viagem de 40 minutos, que deveria ser feita em 15. Com os corredores, os passageiros terão uma viagem melhor, mais rápida, e, agora, climatizada", destaca o chefe do sindicato.

Substituição
Conforme ele, a partir do dia 3 de dezembro, outros cinco ônibus climatizados serão incluídos à frota. Nos próximos meses, a expectativa é que mais veículos com ar-condicionado passem, aos poucos, a circular na cidade. Até 2020, todos os coletivos devem ser substituídos. Esse foi o prazo dado pelo prefeito Roberto Cláudio no início deste mês.
Para Barreira, houve avanços no transporte coletivo da Capital nos últimos meses, atribuída, principalmente, às faixas exclusivas implantadas em avenidas como Bezerra de Menezes, Universidade, Santos Dumont, Dom Luís, Domingos Olímpio e outras. De acordo com as estimativas do Sindiônibus, nos trechos com os espaços reservados, a velocidade dos ônibus dobrou.
"No tempo total das viagens, o resultado ainda é pouco, mas no trecho do corredor, a velocidade dobrou e diminuiu o tempo pela metade. Pode ser pouca diferença, mas para as pessoas que usam, com certeza mudou bastante", acredita o presidente.
O sindicato estuda a implantação das faixas na Avenida Perimetral e também espera a finalização do corredor para ônibus completo na Avenida Bezerra de Menezes, que deve ser entregue até o começo do próximo ano. A expectativa é terminar 2015 com 120 Km desses corredores exclusivos em Fortaleza.
Fonte - Diário do Nordeste  20/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito