quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Caminhadas e atos públicos marcam Dia Nacional da Consciência Negra em Salvador

Direitos Humanos

O objetivo da ação é resgatar a memória do ator baiano Mario Gusmão, que teve contribuição importante na história do movimento negro.

Secom
foto - Igualdade Racial
A primeira atividade da campanha ‘Novembro Negro’, em Salvador, nesta quinta-feira (20), quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, é a 6ª Lavagem da Estátua de Zumbi, que em 2014 foca a luta contra o extermínio da juventude negra. O ato público acontece, às 9h, na Praça da Sé, com apresentação da banda Tambores de Búzios.
Para as 15h, está marcado o início da 14ª Caminhada da Liberdade, do Curuzu ao Pelourinho, com a participação dos principais blocos afro do Brasil. O objetivo da ação é resgatar a memória do ator baiano Mario Gusmão, que teve contribuição importante na história do movimento negro.
Tendo concentração, às 14h, e saída prevista para as 16h, no Campo Grande, a 35ª Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares, em 2014, é inspirada no tema “20 anos sem Lélia González”, em homenagem à líder negra.
Às 22h, começa a 7ª Alvorada dos Ojás, no Corredor da Vitória, Dique do Tororó, entrada do Aeroporto e Itapuã. O Ojá - uma das peças mais importantes do vestuário do Povo de Santo – vai ser amarrado em árvores desses locais num gesto de manifestação pela paz. As atividades são organizadas por diversas entidades do movimento negro.

Campanha
Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a campanha ‘Novembro Negro’ tem o objetivo de incentivar a reflexão sobre as políticas públicas voltadas para promoção da igualdade racial, na perspectiva de consolidar e aprofundar o enfrentamento das desigualdades raciais na Bahia. A programação completa está disponível no site - http://www.igualdaderacial.ba.gov.br/ - .
Fonte - Secom Ba. 19/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito