PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Terminal marítimo de Salvador opera normalmente a partir de dezembro

Salvador

O Terminal Marítimo já está funcionando para o embarque e desembarque de passageiros dos cruzeiros.A confirmação, contudo, depende da Secretaria Especial dos Portos, que definirá uma data oficial para a entrega do equipamento.

TB
Foto: Francisco Galvão
Após o período de funcionamento experimental durante a Copa do Mundo, o Terminal Marítimo de Salvador deverá finalmente entrar um funcionamento normal a partir de dezembro, segundo prevê a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). A confirmação, contudo, depende da Secretaria Especial dos Portos, que definirá uma data oficial para a entrega do equipamento.
De acordo com o órgão estadual, a única etapa da obra que falta à estrutura física para garantir seu pleno funcionamento é a instalação elétrica, a ser realizada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) – O equipamento funciona atualmente com um gerador de energia – dentro dos próximos 15 dias.
“Tenho certeza que o funcionamento do terminal será um passo decisivo no processo de revitalização da zona portuária que é o bairro do Comércio”, afirmou o diretor-presidente da Codeba, José Rebouças.
O Terminal Marítimo já está funcionando para o embarque e desembarque de passageiros dos cruzeiros que chegam diariamente à capital baiana. Esta área específica fica no térreo do prédio, e já conta com toda estrutura necessária para as operações de viagem necessárias a todo terminal deste porte, como o posto obrigatório da Polícia Federal integrada à Receita Federal. Atualmente o equipamento é administrado pela Codeba.
Logo após a inauguração, será lançado um edital licitatório para definir a empresa que administrará o terminal nos próximos anos.
Ganhará a licitação, a empresa privada que apresentar a melhor proposta de ocupação do espaço, com o preço acertado pelo arrendamento do terminal. O processo licitatório deve durar de 60 a 90 dias, entre o lançamento do edital e a escolha da empresa.
Embora, esta etapa ainda pareça longe, a Codeba adianta que já foi procurada por empresas gestoras de terminais marítimos e centros de comércio e lazer (como shoppings e galerias), que já demonstram interesse em gerir o novo terminal de passageiros da Cidade Baixa.
O terminal ocupa uma área total de 11 mil m², dos quais 7.680 m² de área construída, inclui uma esplanada com 3 mil m² que vai descortinar para Avenida da França e o mar da Baía de Todos os Santos, com a vista do Forte de São Marcelo.
A expectativa é que o equipamento possa contribuir com a revitalização do Comércio, sendo acessado tanto pelos turistas quanto pelo cidadão soteropolitano.
Para a construção do novo terminal, foram investidos R$ 36 milhões por parte do Governo Federal, através da Secretaria Especial dos Portos, em parceria com a Prefeitura de Salvador, que elaborou o projeto básico e o governo do Estado, responsável pelo projeto executivo de engenharia.
Enquanto isso os transeuntes do Comércio se dividem em relação ao novo Terminal Marítimo. O principal ponto a ser levantado pela população é justamente a dúvida sobre o que será exatamente o novo empreendimento.
“O que vejo é cada pessoa falando uma coisa diferente, sobre ser um shopping novo, ou que só será para os passageiros de cruzeiros, mas confesso que estou curioso pra ver funcionando”, explicou o técnico em eletrônica, Evilásio Nilo.
Já a expectativa da dona de casa Lídice dos Santos é que o lugar – que deverá ser um novo espaço de lazer cultural do bairro – seja acessível para todos, principalmente em termos de preço. “Acho ótimo que haja novas opções de comércio e de lazer aqui no bairro. Isso é ótimo para o Comércio, de modo geral, mas seria muito bom que houvesse variedade para todos os gostos e todos os bolsos”, avalia.
Fonte - Tribuna da Bahia  30/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito