PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Semana de Urbanismo da UNEB promove Sustentabilidade Urbana

Cidade

Temas mais específicos como ‘Sustentabilidade, cidade e espaço público’ - ‘Mobilidade sustentável’ - e ‘Protagonismo social e cidades sustentáveis’ fazem parte da pauta de discussões da SEMUR 2014, que acontece no Teatro da UNEB, localizado no bairro do Cabula.

TB
foto ilustração - Pregopontocom
Nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, o curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia - UNEB realizará em Salvador a SEMUR2014 - VIII Semana de Urbanismo.
Este ano, o evento tem como tema central “Cidades no Futuro” e debaterá sustentabilidade urbana em suas diversas facetas.
Temas mais específicos como ‘Sustentabilidade, cidade e espaço público’; ‘Mobilidade sustentável’; e ‘Protagonismo social e cidades sustentáveis’ fazem parte da pauta de discussões da SEMUR2014, que acontece no Teatro da UNEB, localizado no bairro do Cabula.
"A realização de um evento como a SEMUR é uma oportunidade de discutirmos a realidade das cidades brasileiras e em particular de Salvador e a partir destas discussões termos ideias e propostas que levem à melhoria de nossa realidade urbana”, declarou o professor André Santos, que faz parte da comissão organizadora juntamente com os professores Juan Moreno e Clélia Dantas.
A conferência de abertura ficará por conta do professor Henri Acselrad, doutor em Planejamento, Economia Pública e Organização do Território pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Fazem parte da programação palestras dos professores Lincoln Paiva, José Antônio Saja e Emilio Merino, do pedagogo e integrante do Movimento Passe Livre Walter Takemoto, da promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo Dr. Hortência Gomes Pinho, da vereadora Aladilce Souza, do presidente da Federação das Associações de Moradores do Estado da Bahia - FAMEB Ramiro Cora, e da deputada estadual Maria Del Carmen.
Segundo o professor André Santos, a ideia de realizar a SEMUR foi inspirada no histórico evento homônimo realizado em Salvador em 1935, que foi “um marco nas discussões e propostas de soluções para os problemas urbanos da capital baiana”.
De acordo com o acadêmico, a cidade, que sofreu intenso aumento populacional entre 1960 e 2000, tem um nível de sustentabilidade muito aquém de outras cidades do Brasil.
“Discutir Salvador na perspectiva sustentável é fundamental para mudar esta tendência que a cidade tem tomado na história. Reverter a precariedade do nosso espaço urbano pode refletir fortemente na qualidade de vida da população”, completou professor André.
O público-alvo da VIII Semana de Urbanismo é formado por estudantes de urbanismo, de arquitetura e de outras áreas que tenham interesse nos estudos da cidade.
Profissionais, representantes de ONGs, movimentos sociais e sociedade civil que atuem nas questões urbanas.
É necessário realizar inscrição prévia, que deverá ser feita por meio do site oficial www.semanadeurbanismo.uneb.br até o dia 3 de novembro, primeiro dia do evento.
A inscrição deverá ser confirmada no credenciamento mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Os alimentos arrecadados serão doados a instituições de caridade a serem definidas. O prazo para submissão de trabalhos é 15 de outubro.
Ao final da SEMUR, os participantes receberão certificados que contabilizam 16 horas de atividades, além de 4 horas de oficinas, cujas temáticas ainda estão em fase de definição.
A SEMUR2014 é realizada pelo Centro Acadêmico de Urbanismo (CAURB), pelo Colegiado do Curso de Urbanismo e pela UNEB, com apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), do Sindicato dos Engenheiros (SENGE-Bahia) e da Câmara Municipal de Salvador.
Visite o site oficial da SEMUR2014 para conferir a programação completa. http://www.semanadeurbanismo.uneb.br
Fonte - Tribuna da Bahia  28/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito