quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Governador de MT diz que VLT será usado em 2015

Transportes sobre trilhos

Durante o passeio, entre a estação localizada em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e o Centro de Comando e Controle do VLT, cuja distância é de pouco mais de um quilômetro, Silval disse que parte da obra será concluída ainda neste ano, enquanto isso as composições serão testadas pelos técnicos responsáveis pela implantação do projeto. 

G1 
foto - ilustração
A bordo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em um tour experimental, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), afirmou nesta terça-feira (7) que, apesar do atraso na implantação do transporte coletivo, até dezembro de 2015, quando ele não estará mais no governo, o modal estará em operação em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. A previsão inicial de entrega da obra era março deste ano,o que não ocorreu.
Durante o passeio, entre a estação localizada em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e o Centro de Comando e Controle do VLT, cuja distância é de pouco mais de um quilômetro, Silval disse que parte da obra será concluída ainda neste ano, enquanto isso as composições serão testadas pelos técnicos responsáveis pela implantação do projeto. Ao todo, serão 36 dos 40 carros, que deverão entrar em funcionamento durante os horários de pico
"Esse é um projeto complexo que ainda passará por ajustes, no sistema de sinalização, por exemplo. Mas o mais importante é superar os obstáculos. Em um ano a sociedade já estará usufruindo desse meio de transporte sem transtornos", disse o governador. Até a conclusão da obra, devem ser feitas mais desapropriações ao longo de 22 quilômetros do trecho do VLT, em avenidas de Cuiabá e Várzea Grande.
O VLT deve percorrer as avenidas João Ponce de Arruda e Feb, em Várzea Grande, passando pelas avenidas 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte, a Prainha; Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.
Para integrar o VLT com os ônibus coletivos, devem ser construídos terminais de integração em Cuiabá e Várzea Grande. O preço da tarifa será acessível e, conforme Silval, talvez até mais barata que a de ônibus. "O governo não prevê lucro com o VLT", pontuou. Atualmente, a tarifa em vigor em Cuiabá é de R$ 2,80 e Várzea Grande, R$ 2,70.

Falhas
Recém-inauguradas, algumas obras da Copa do Mundo, em Cuiabá, já apresentaram defeitos, como o viaduto Jamil Boutros Nadaf, mais conhecido como viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA. As falhas, segundo o governador, não são motivo de constrangimento para a atual administração. "Não fico constrangido, porque sou formado em direito. Contratei uma empresa especializada e [o conserto] não terá nenhum custo para o estado. Graças a Deus também não ocorreu nenhuma tragédia, como teve em Belo Horizonte", disse, se referindo à queda do viaduto na capital mineira.
A parte superior do viaduto da Sefaz está interditada desde agosto deste ano para reparos. Tanto o viaduto quanto as outras obras planejadas para a Copa do Mundo estão sendo analisadas por uma equipe de auditoria, contratada para averiguar a qualidade dos projetos. O relatório que trará um panorama das obras deve ser apresentado ao governo até o dia 14 de dezembro deste ano, de acordo com o secretário da Copa, Maurício Guimarães.
Fonte - Revista Ferroviária  08/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito