terça-feira, 14 de outubro de 2014

Alunos da Faculdade Anhanguera conhecem o Pátio São Gabriel do metrô de BH

Transportes sobre trilhos

A turma foi conduzida pelo coordenador Operacional de Oficina Eletrônica, Edmar Bertolini, que também é professor da unidade de ensino. Segundo ele, a proposta foi apresentar rotinas relacionadas com as disciplinas de “Acionamentos Elétricos”, “Manutenção Eletroeletrônica Industrial” e “Proteção de Sistemas Elétricos”.

CBTU

Alunos do curso de Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial da Faculdade Anhanguera participaram do Projeto Bastidores do Metrô, em setembro, e tiveram a oportunidade de visitar as oficinas de manutenção do Pátio São Gabriel, da CBTU Belo Horizonte. Ao todo, dez estudantes conheceram diversos equipamentos e atividades envolvidos na manutenção dos trens do metrô da capital.
A turma foi conduzida pelo coordenador Operacional de Oficina Eletrônica, Edmar Bertolini, que também é professor da unidade de ensino. Segundo ele, a proposta foi apresentar rotinas relacionadas com as disciplinas de “Acionamentos Elétricos”, “Manutenção Eletroeletrônica Industrial” e “Proteção de Sistemas Elétricos”. “O objetivo foi mostrar aos estudantes, na prática, os conceitos teóricos na rotina de um ambiente industrial.”
Edmar destacou que os alunos fizeram contato com componentes de diversos sistemas, como de acionamento de motores de corrente contínua, corrente alternada, contatores e relés de diversos tipos, utilizados em vários equipamentos dos trens e outros sistemas. Os estudantes também conheceram uma subestação de energia 13,8 KV/ 380/220V, instalações de alta tensão em corrente continua e demais instalações do PSG. “O aprendizado foi válido e esclarecedor, porque os alunos puderam sanar dúvidas e conhecer detalhes da operação e rotinas de manutenção de equipamentos que farão parte do dia a dia de cada um deles no futuro profissional.”
Segundo o aluno Aldair Rodrigues Oliveira, a visita permitiu conhecer setores fundamentais do curso de eeletrotécnica industrial, como subestações de energia, motores de tração e a dinâmica para o funcionamento dos trens. “É ótimo observar o funcionamento da manutenção mecânica e de equipamentos, como o torno rodeiro, além dos veículos ferroviários que realizam a conservação das linhas”. De acordo com o aluno Daniel Wagner Esteves, a visita foi muito proveitosa, sobretudo nos setores ligados à eletrônica. “Tivemos acesso a informações ricas sobre as subestações de energia, a dinâmica dos motores de alta tensão e conversão, além dos tipos de corrente usadas para o funcionamento dos trens”.
Fonte -  CBTU BH  14/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito