sábado, 20 de setembro de 2014

Suzano quer trem de passageiros no Distrito de Palmeiras

Trem Metropolitano

A possibilidade de implantação do serviço de trens para passageiros chegou até mesmo às discussões da Câmara de Suzano.

Por Renato Lobo
Via Trolebus

Não é nova a reivindicação por parte de moradores do bairro de Cesar de Souza, na cidade de Mogi das Cruzes, em ter um serviço de trem metropolitano, onde é proposto uma extensão operacional após a estação Estudantes na Linha 11- Coral da CPTM.Agora, uma nova frente de moradores pede também uma extensão operacional na cidade de Suzano.
De acordo com o jornal “Diário de Suzano”, a possibilidade de implantação do serviço de trens para passageiros chegou até mesmo às discussões da Câmara de Suzano. Os vereadores aprovaram uma moção de apelo, que será encaminhada ao deputado estadual Estevam Galvão,solicitando ajuda dele para encaminhar à CPTM um pedido de estudo de implantação de trem para passageiros nos trilhos de carga.O documento é de autoria do parlamentar Bento Moura dos Santos,o Russo.
Os bairros contemplados seriam o Jardim Maitê e Distrito de Palmeiras, região que hoje são cortadas pelo Ramal Suzano-Ribeirão Pires, que liga a região até Rio Grande da Serra. Estima-se que mais de 90 mil pessoas possam ser beneficiadas com a possível ligação, e que já se deslocam dos bairros até o centro da cidade.

Entraves
Mas a ideia não é tão simples assim. A MRS Logística, empresa que opera os trens cargueiros que passam pela região, confirmou ao jornal que “faz parte do nosso compromisso, no escopo de nossa concessão pública, assegurar esta passagem”. No entanto, a concessionária afirmou que, como o contrato prevê somente a operação de trens de carga, o que pode ser feito é ceder a linha em dois horários estipulados pela CPTM, que teria de disponibilizar os trens de passageiros.
Já a CPTM informou ao jornal que há existe uma incompatibilidade dos sistemas do trens de carga e passageiros, uma vez que os trens da companhia são elétricos. “A MRS teria de eletrificar os trilhos dela para que o trem da CPTM possa funcionar. Os sistemas são incompatíveis. Não há estudo para isso. Se fizéssemos isso iríamos retroceder”. O órgão estadual informou ainda que esse tipo de serviço não é disponibilizado em nenhuma cidade do Estado.
Fonte - STEFZS  20/09/2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito