segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Novo trem da Trensurb entra em operação

Transportes sobre trilhos

O período de ajustes na operação com usuários terá duração de cerca de 90 dias. Após esse período, a concessionária utilizará o novo trem durante todo o horário de funcionamento do metrô. A previsão da Trensurb é que, a cada 15 dias aproximadamente, um novo trem inicie sua fase de ajustes na circulação com usuários.

RF
foto - ilustração
A partir desta segunda-feira (22), Dia Mundial sem Carro, o primeiro dos 15 novos trens da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre – Trensurb inicia a operação com usuários. A composição passará por um período de ajustes, circulando apenas fora dos horários de pico do metrô.
O anúncio foi realizado na tarde da última sexta-feira (19), em uma viagem no novo trem aberta à imprensa, entre o pátio da Trensurb, no bairro Humaitá, e a Estação Mercado. Estiveram presentes na ocasião o diretor-presidente da Trensurb, Humbero Kasper; o diretor de Operações, Carlos Augusto Belolli; o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Hoff; gestores e empregados da empresa.
O período de ajustes na operação com usuários terá duração de cerca de 90 dias. Após esse período, a concessionária utilizará o novo trem durante todo o horário de funcionamento do metrô. A previsão da Trensurb é que, a cada 15 dias aproximadamente, um novo trem inicie sua fase de ajustes na circulação com usuários. E a partir de fevereiro de 2015, a empresa pretende iniciar a utilização dos novos trens acoplados.

Os novos trens
As novas composições têm quatro carros cada uma, fornecidas pelo consórcio FrotaPoa, formado pelas empresas Alstom e CAF. O gasto energético dos novos trens é cerca de 30% inferior aos atuais. Eles contam com sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, além de possibilidade de acoplamento - tornando possível a operação de dois trens acoplados nos horários de pico, totalizando oito carros. Sete novos veículos já foram recebidos pela Trensurb. O diretor-presidente da empresa metroviária, Humberto Kasper, avalia que “o nível de conforto será um fator de destaque para os usuários ao utilizarem os novos trens”.

Dia Mundial sem Carro
O Dia Mundial sem Carro é celebrado todos os anos no dia 22 de setembro. Nessa data, diversas organizações e empresas do mundo atuam em favor da natureza, da conscientização sobre responsabilidade ambiental e do uso apropriado dos modais de transporte. Durante o dia 22, a população é convidada a deixar os carros em casa e usar transporte público, bicicletas e outros modais para se locomover pelas cidades. Dessa forma, busca-se promover a reflexão sobre o uso exacerbado dos veículos particulares.
Em 1988, O Dia Mundial sem Carro foi celebrado pela primeira vez, em cidades francesas. Aos poucos, chegou a outros países europeus e, hoje, é uma data com atividades em várias partes do mundo.
Fonte - Revista Ferroviária  22/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito