terça-feira, 2 de setembro de 2014

Metrô já transporta 15 mil usuários com o novo horário

Transportes sobre trilhos

Ainda em fase experimental, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que antes operava a partir das 9h, passa a funcionar das 8h às 16h. O novo meio de transporte já está inserido na rotina de muitos cidadãos, colaborando na agilidade do deslocamento.

Jessica Sandes* - A Tarde
Usuários utilizando o sistema do metrô, que opera
 em novo horário desde esta segunda

Mila Cordeiro l Ag. A TARDE
O primeiro dia de operação estendida do metrô de Salvador atraiu cerca de 15 mil usuários às estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte (Bela Vista) e Retiro nesta segunda-feira, 1º.
Ainda em fase experimental, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que antes operava a partir das 9h, passa a funcionar das 8h às 16h. O novo meio de transporte já está inserido na rotina de muitos cidadãos, colaborando na agilidade do deslocamento.
É o caso do advogado Luiz Cidreira, 67, que opta por deixar o carro na garagem desde junho, quando o metrô foi inaugurado. Morador de Brotas e funcionário do Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré, o profissional enfatiza a rapidez do transporte.
"Eu levava 45 minutos de casa para o trabalho. Hoje, faço o mesmo percurso em cerca de cinco minutos", destaca o advogado.

Comercial
Operado pela concessionária CCR Metrô Bahia, o sistema metroviário deve começar a operar comercialmente a partir do próximo dia 15. Após essa data, o horário de funcionamento será das 5h à meia-noite, todos os dias da semana.
O valor da tarifa ainda não foi divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur). Desde o início da operação assistida do metrô, foram transportados mais de 583 mil passageiros.
Segundo a CCR Metrô Bahia, uma média de 14.964 passageiros utilizam o serviço diariamente. O número de usuários atende à expectativa da concessionária. A capacidade máxima é de 6 mil passageiros por hora.
Cada trem tem capacidade de transportar mil passageiros por viagem (200 sentados e 800 em pé). Na última segunda-feira, a Estação da Lapa foi a mais movimentada, com 6.120 embarques. A Estação do Retiro recebeu 1.193 passageiros.
Moradora da Cidade Baixa, a aposentada Teresa Montes, 62, levou a filha Emanuele e as netas Daniele e Emile para fazer o percurso Acesso Norte-Lapa. O objetivo era conhecer as instalações do novo meio de transporte.
"Esse é um passeio divertido, até para apresentar nossa cidade às crianças. Quinta-feira pretendo levá-las ao Retiro", comentou Teresa.
O eletricista Josivaldo Santos, 32, também levou a filha Luana, 3, para conhecer o novo metrô.

Zelo
Ele achou o equipamento confortável e considera que a quantidade de usuários utilizando o transporte ainda não é grande. "Espero que, quando comece a operar comercialmente o metrô seja preservado pela população. Não adianta termos um serviço como esse, de primeiro mundo, e não cuidar dele. A população precisa de conscientização", enfatizou Josivaldo.
*Colaborou Luiza Cadidé
Fonte - A Tarde  01/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito