quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Ceped está sendo revitalizado

Bahia

No local, serão instalados laboratórios de análises químicas, engenharia e biotecnologia, além da ampliação da Incubadora de Empresas de Base tecnológica (Incubatec), que auxilia os empreendedores na elaboração de propostas ou negociação para obtenção de recursos.

TB

O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vive um novo momento com a reforma de seis galpões.
No local, serão instalados laboratórios de análises químicas, engenharia e biotecnologia, além da ampliação da Incubadora de Empresas de Base tecnológica (Incubatec), que auxilia os empreendedores na elaboração de propostas ou negociação para obtenção de recursos.
A revitalização do primeiro Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Bahia, muito esperada pela comunidade cientifica, dará mais qualidade e pioneirismo na execução de suas atividades, afirma a secretária Andrea Mendonça.
Por meio desta ação, segundo Mendonça, a Secti busca expandir a pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos, baseados nas vocações científicas e potencial das riquezas da biodiversidade do estado.
A secretária ainda destaca a importância também da instalação no Ceped do Laboratório de Biotecnologia, como extensão do Parque Tecnológico da Bahia.

Terapia celular
De acordo com a assessora em Biotecnologia da Secti, Ilka Biondi, “o Parque Tecnológico possui três linhas de atuação - uma delas é a biotecnologia. Por isso, iremos implantar no Ceped toda linha de biotecnologia e o desenvolvimento de processos e produtos biotecnológicos. Serão quatro laboratórios em pesquisa e desenvolvimento. No futuro teremos a expansão com pesquisa em terapia celular, biotérios e fabricação de soroterapia regionalizada”.
O laboratório, em especial, tem o objetivo comum de fortalecer principalmente a rede de pesquisa das áreas de biotecnologia e saúde, sendo equipados com a mais completa infraestrutura de Pesquisa Aplicada da Bahia nas áreas de biotecnologia, construídos a partir do marco legal das Boas Práticas de Laboratórios (BPL).
O investimento tem o propósito de aumentar a eficiência da base produtiva e inovação da saúde humana por meio da Política de Desenvolvimento da Biotecnologia (PDB). Agora, o Ceped agrega os Laboratórios Compartilhados, Fiocruz, o novo campus da niversiade Federal da Bahia (Ufba), além da Incubadora de Empresas.
Fonte - Tribuna da Bahia  11/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito