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sexta-feira, 12 de setembro de 2014

BNDES aprova crédito de R$ 982 mi para compra de novos trens em São Paulo

Transportes sobre Trilhos 

A diretoria do BNDES aprovou o financiamento de R$ 982 milhões para o Estado de São Paulo - Os investimentos totais, os quais são de R$ 1,1 bilhão deverão contribuir com a melhoria da infraestrutura no que diz respeito ao transporte metroferroviário das linhas operadas pela CPTM....
 
Nicole Ongaratto - Agência IN

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de R$ 982 milhões para o Estado de São Paulo. O valor dos recursos será destinado à compra de 35 trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), bem como inclui a compra de materiais e serviços necessários à fabricação dos veículos.
Os investimentos totais, os quais são de R$ 1,1 bilhão deverão contribuir com a melhoria da infraestrutura no que diz respeito ao transporte metroferroviário das linhas operadas pela CPTM, o que irá atender à crescente demanda no transporte de passageiros. O apoio do banco ao projeto trará impactos sobre a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo. Isto, possivelmente, contribuirá para que a população da cidade tenha mais conforto, segurança e rapidez na hora de se locomover.
Com oito carros em cada um em substituição aos seis carros, os novos trens ampliarão o uso do sistema de transporte com tração elétrica, o que reduziria, desta forma, a quantidade de automóveis e ônibus em circulação. Em conseqüência disto, a emissão de gases do efeito estufa, a poluição sonora, bem como os acidentes de trânsito também diminuiriam. O aumento da capacidade de atendimento aos passageiros também vai ocorrer por meio da redução do intervalo entre os trens, com a modernização das linhas da empresa.
A CPTM está comprando 65 novos trens em dois lotes, de 30 e 35. No entanto, o financiamento do BNDES contempla apenas o segundo lote, o qual teve como vencedora da licitação a CAF Brasil Indústria e Comércio – CAF Brasil.. Fabricados na unidade de Hortolândia (SP), os trens vão operar em vias com bitola larga, e contarão com a capacidade de transportar 2,6 mil passageiros. Além disto, vão dispor de modernos sistemas de frenagem, detecção de descarrilamento, ventilação, iluminação em led, comunicação e segurança, com vídeo e vigilância e detector de incêndio.
O financiamento vai ser concedido por meio da linha de Mobilidade Urbana do banco, responsável por apoiar projetos de interesse público voltados à mobilidade urbana. Estas iniciativas abrangem todos os investimentos necessários à qualificação do espaço urbano no entorno do empreendimento.
Fonte - STEFZS   12/09/2014

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