sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Rui se eleito promete elevar para 41 km a extensão do projeto do metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos

“Após anos de má gestão e acusações de corrupção, o Governo do Estado da Bahia, em apenas 11 meses, botou o metrô para funcionar. O metrô de Salvador terá 41,4 km de extensão, 22 estações, chegará até Cajazeiras e Lauro de Freitas e estará entre os três maiores do país”, garantiu o petista.

Victor Pinto TB
foto arquivo - Pregopontocom
Por mais de uma década, o metrô de Salvador ganhou a denominação de metrô “calça curta” por ter um circuito de apenas 6 km, ligando a Lapa à Rótula do Abacaxi. Depois que o Governo do Estado assumiu a operação, concluiu a obra e já elevou o percurso para quase 8 km, indo até o Retiro, e anuncia, até janeiro, sua chegada a Pirajá. Agora, o candidato petista à sucessão estadual, apelidado pela presidente Dilma Rousseff (PT) como o pai do PAC na Bahia, Rui Costa, ainda mais otimista, promete elevar, se eleito, para 41 km a extensão de todo o projeto, podendo assumir o posto de “calça comprida”.
“Após anos de má gestão e acusações de corrupção, o Governo do Estado da Bahia, em apenas 11 meses, botou o metrô para funcionar. O metrô de Salvador terá 41,4 km de extensão, 22 estações, chegará até Cajazeiras e Lauro de Freitas e estará entre os três maiores do país”, garantiu o petista.
Antes vinculado à prefeitura e após pouco mais de uma década sem rodar nos trilhos, o metrô de Salvador só passou a circular com os investimentos do governo do estado tendo a Copa do Mundo como estopim. Atualmente, os trens circulam, gratuitamente, entre o Terminal da Lapa e o Acesso Norte, passando por Brotas e Campo da Pólvora. A próxima etapa seguirá até o Retiro e aumentará o percurso para 8km.
foto arquivo - Pregopontocom
As principais obras de mobilidade da capital também estão na mira de Costa. Entre elas está a integração entre as cidades de Simões Filho, Candeias, Dias D’Ávila e Camaçari com a capital por meio sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) numa interligação com o metrô.
“A estação do metrô Águas Claras/Cajazeiras será o ponto de encontro entre o VLT. Quem mora nas cidades da Região Metropolitana e trabalha em Salvador terá o tempo do percurso casa/trabalho cronometrado”, disse.
No plano ferroviário, o petista vai implantar um ramal de passageiros entre Salvador e Feira de Santana e recuperar a ligação entre Dias D’Ávila e Alagoinhas. A revitalização do ramal ferroviário Belo Horizonte / Feira de Santana / Aratu (antiga FCA) criará corredores de exportação para a produção de minérios do Sudoeste, para os grãos do Oeste do Estado e da região Centro-Oeste, além da produção da região do Norte de Minas Gerais.
“Vamos ter um ramal conectando Feira ao Porto de Aratu, e queremos usar esse ramal para o transporte de pessoas, em um percurso de 150 quilômetros, conectando com a estação de metrô em Águas Claras. Quando foi que a RMS teve um planejamento, um projeto estruturante como esse?”, questionou.
Economia - Ontem, durante encontro promovido pelas federações da Agricultura e Pecuária (Faeb), do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e das Indústrias (Fieb), Costa ouviu as propostas e prioridades específicas de cada setor, como contribuição para uma agenda positiva de desenvolvimento econômico. O petista se comprometeu em descentralizar as atividades econômicas.
Fonte - Tribuna da Bahia  01/08/2014

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