quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Moradores cansam de esperar pela Prefeitura e arborizam bairro

Salvador

A iniciativa além de deixar as ruas com cores e o ar mais saudável mostra que com boa vontade é possível viver em harmonia com a natureza mesmo nos grandes centros urbanos.

Rivânia Nascimento - TB
Foto: Romildo de Jesus
Insatisfeito com o descaso e a manutenção do bairro onde mora, no Alto do Itaigara, o médico gaúcho Mario Neutzling fundou o movimento Apita (Amigos pelo Itaigara) e, junto com os vizinhos, começou a arborizar o bairro há um ano. Com o apoio da comunidade, entre eles adultos e crianças, ele já conseguiu plantar cerca de 95 árvores no local.
A iniciativa além de deixar as ruas com cores e o ar mais saudável mostra que com boa vontade é possível viver em harmonia com a natureza mesmo nos grandes centros urbanos.
De acordo com o médico, ao ver mais um prédio sendo construído no bairro que contempla uma das maiores reservas de Mata Atlântica da cidade, e a falta de conscientização dos moradores que costumavam jogar lixo nas ruas, ele decidiu envolver toda comunidade no projeto.
“Nosso objetivo é somar-se ao poder público na busca de soluções criativas, ecologicamente corretas e economicamente viáveis para as necessidades locais. É importante motivar as pessoas a saírem das bolhas do condomínio e de trás das janelas espelhadas dos automóveis e passar a caminhar na rua e desfrutar a beleza que é viver em uma cidade e conhecer pessoas”disse o médico.
Neutzling conta que organizou um encontro em que foram convidados todos os síndicos de mais de 20 edifícios do Alto do Itaigara, alem de administradores de shoppings e escolas,oportunidade em que expôs suas ideias de criar uma identidade de bairro, com um mobiliário urbano próprio verde, valorizando elementos de arborização urbana, coleta seletiva de lixo, arte e manutenção externa dos prédios e dos passeios.
Em seguida foram feitas pesquisas sobre a espécie e porte apropriado das árvores. A forma e época correta de plantio e o melhor gradil protetor também foram estudadas. Ainda foi idealizada uma intervenção artística em cada moldura das árvores, executadas pelo Atelier de mosaicos Eliezer Nobre.
A primeira rua a ter as calçadas decoradas com as primeiras árvore foi a Antônio Monteiro. A prefeitura, por sua vez, fez a doação de 30 mudas para o projeto que atualmente somam quase 100 árvores plantadas pela comunidade.
Fonte - Tribuna da Bahia  06/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito