segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Melhora a confiança dos consumidores brasileiros, mostra pesquisa da CNI

Economia

Alta de 3% de julho resulta da redução do número de pessoas que esperam queda na renda, aumento da inflação e do desemprego nos próximos seis meses



CNI
Os consumidores estão mais otimistas em relação à situação da inflação, do emprego e da renda, aponta o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado nesta quinta-feira (31), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Inec aumentou 3% em julho na comparação com junho. Com isso, o índice alcançou 109,5 pontos neste mês, aumento de 3% na comparação com os 106,3 pontos registrados em junho. A taxa deste mês ainda é 0,5% inferior ao de julho do ano passado, mas a pesquisa mostra que parte dos consumidores não espera mais uma piora no emprego e na renda e prevê estabilidade nos próximos seis meses.

Melhora da inflação
Conforme a pesquisa, a volta da confiança é resultado, sobretudo, da melhora das expectativas dos brasileiros em relação à inflação, ao desemprego e à renda pessoal. Parte dos consumidores que, nos meses passados, esperavam queda na renda e aumento da inflação e do desemprego, passou a acreditar na estabilidade desses indicadores.
O índice de expectativa de evolução da renda pessoal para os próximos seis meses aumentou 7,7% em julho frente a junho. Os índices de expectativa sobre a inflação e o desemprego aumentaram 7,1%. Quanto maior é o aumento dos índices, mais otimistas são as perspectivas.
A melhor avaliação da situação financeira também contribuiu para o aumento da confiança do consumidor em julho. "O indicador aumentou 5,3%, refletindo um menor número de consumidores que perceberam piora na sua situação financeira nos últimos três meses", diz o levantamento da CNI. "O índice de compras de maior valor recuou 3,3%, o que aponta redução na expectativa de consumo desses bens", informa a pesquisa.
Realizada em parceira com o Ibope Inteligência, essa edição do Inec ouviu 2.002 pessoas de todo País entre 18 e 21 de julho. - Veja a pesquisa completa
Fonte - Revista Amazônia 04/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito