domingo, 3 de agosto de 2014

Lixo em praia da orla reflete falta de educação e abandono

Salvador

Localizado à beira da Avenida Otávio Mangabeira, a praia do Costa Azul, possui um trecho no qual desemboca o Rio Camarajipe, e, consequentemente, todo tipo de resíduo que vem junto com o curso de água do canal desde a região do Iguatemi.

Matheus Fortes -TB
foto ilustração - Google Maps
O Parque Costa Azul costuma ser o melhor local para um passeio ou a prática de exercícios no bairro homônimo, mas, um problema antigo tem desagradado aos moradores e transeuntes do lugar, representando inclusive um perigo, não apenas para quem transita na localidade, mas para todos os habitantes da região.
Localizado à beira da Avenida Otávio Mangabeira, a praia do Costa Azul, possui um trecho no qual desemboca o Rio Camurigipe(*) e, consequentemente, todo tipo de resíduo que vem junto com o curso de água do canal desde a região do Iguatemi.
E é lá que se encontra uma grande quantidade de lixo do mais variável possível. Garrafas de vidro, embalagens de plástico, de alumínio, restos de comida, de roupas, móveis de madeira, fezes humanas, e até mesmo restos de animais mortos, fazem parte do grupo abrangente de resíduos.
“Pelo que sei, esse problema acontece desde quando o canal foi construído. A sujeira aqui só consegue afastar quem gosta de dar um passeio ou uma caminhada”, explicou o morador do bairro, Renato Andrade.
Trazidos para o mar, com maior frequência em épocas de chuva (onde o volume de água pode elevar-se acima da capacidade do canal), os dejetos, além de dar um aspecto feio a área de lazer, também polui o meio ambiente, e causa sérios danos à saúde humana.
“Qualquer lugar onde haja acúmulo de lixo, também haverá ratos e insetos, que, podem entrar em contato com esses resíduos e transmitir doenças, sem que seja necessário o contato direto do ser humano com esse lixo”, explicou o infectologista Dr. Vladimir Neco.
Doenças podem ser transmitidas
Entre as disfunções que podem ser transmitidas, está a leptospirose, as doenças de pele (como a dermatite) e, é nesse cenário onde pode desenvolver-se também a bactéria salmonella, causadora de intoxicações alimentares, e da febre tifóide. Não bastando o repertório alarmante de endemias, ainda existe a possibilidade de contaminar-se com a hepatite A, por conta de fezes humanas, misturadas ao restante do lixo.
O perigo acaba sendo maior pelo fato da total exposição dos resíduos. Segundo o aposentado, Adalto Ribeiro, não é incomum ver pessoas jogando futebol próximo à área, e que, porventura, encaram pegar a bola dentro do canal, quando esta acaba saindo da quadra de esportes próxima ao local.
“À noite também é comum sentirmos o cheiro desses resíduos, principalmente após uma chuva. Podemos sentir o odor até com as janelas fechadas”, relatou Adalto, que reside no Costa Azul há mais de vinte anos, e revela ter vivido com esse desconforto, por todo esse tempo.
Porém, apesar de incômodo e do risco à saúde, boa parte desse problema poderia ser evitado com maior conscientização da população em relação aos resíduos sólidos. Ao menos, é o que explica o coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio.
“Esse lixo se acumula, principalmente após a chuva, trazido da água, direto para as tubulações de esgoto, que vão desembocar no canal, e consequentemente, na praia. É preciso ressaltar que esse volume poderia ser muito pior, caso a Embasa não captasse parte desse lixo”, explicou Topázio.
Segundo o coordenador do Inema, é necessário uma coleta mais eficiente dos resíduos, uma campanha de educação sanitária capaz de orientar e conscientizar a população, e leis mais severas para punir quem se desfaça do próprio lixo, de forma irresponsável, jogando-o na rua, fora do horário de coleta.
De acordo com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a limpeza na região é realizada sempre no período da manhã todos os dias, quando a maré está baixa. Uma equipe da empresa municipal deverá passar neste sábado pelo local para higienizar a praia.
Fonte  - Tribuna da Bahia  02/07/2014

(*) Nota do editor do Blog - Conforme pesquisas realizadas pela nossa redação sobre a origem e o verdadeiro nome do rio Camurigipe,conforme foi citado nessa matéria,encontramos várias literaturas sobre o tema que citam o seu verdadeiro nome como Rio Camarajipe bem como a bacia banhada pelo mesmo. - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Camarajipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito