domingo, 10 de agosto de 2014

Falta de ordenamento no trânsito trava vias de Salvador

Salvador

Na rua Baependi, carros parados nos dois lados da via e até na calçada dificultam o tráfego

Luan Santos - A Tarde
Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE
Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) apontam que a frota de veículos de Salvador cresceu 82,6% nos últimos dez anos. Com o aumento de 496.209 automóveis em 2004 para 879.249 em julho deste ano, o trânsito da capital baiana tem ficado a cada dia mais complicado.
No entanto, além do próprio crescimento da frota, problemas causados pela falta de ordenamento do trânsito e do comércio informal e a má educação de motoristas também propiciam os congestionamentos na cidade.
Estacionamento na rua, longas filas de carros em escolas, bares que colocam mesas e cadeiras no passeio, além de ambulantes que utilizaram calçadas e até parte da pista, são problemas recorrentes que prejudicam o tráfego de pessoas e automóveis em Salvador.
Por conta destes transtornos, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) e a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) têm realizado operações constantes. O intuito é solucionar estes problemas e melhorar o tráfego da capital baiana.

Transtornos
Na última semana, A TARDE percorreu diversos pontos da cidade e ouviu reclamações de motoristas, que listaram pelo menos 30 pontos na cidade com problemas devido à falta de ordenamento de trânsito ou ambulantes.
A rua Baependi, em Ondina, é um exemplo. No local, além de haver veículos estacionados nos dois lados da via (de mão única), duas clínicas que não têm vagas de estacionamento suficientes para os clientes e uma escola de educação infantil complicam o trânsito.
"Aqui as pessoas não estacionam só na rua, mas no passeio também. Nos horários de pico, fica intrafegável, porque os pais vão levar e buscar os filhos na escola. Eles estacionam e ficamos sem espaço para passar", diz a servidora Madalena Almeida, 54.
A estrada da Liberdade, principal via deste bairro, também é alvo de crítica de motoristas e pedestres. Entretanto, os problemas neste trecho não são em decorrência apenas do estacionamento na rua, mas principalmente da má utilização do espaço destinado aos ambulantes.
"Além de ocuparem a calçada, eles ainda usam parte da pista. Temos que nos arriscar entre os carros. Todo dia tem um atropelamento aqui", conta a operadora de telemarketing Leni Freitas, 53, moradora da Liberdade.
Motoristas também reclamam. "Enquanto os ambulantes ocuparem esse espaço da pista, vamos ter engarrafamento", diz o comerciante Lúcio Andrade, 43.
Os problemas de congestionamentos causados pela falta de ordenamento de ambulantes também são frequentes em bairros como Pernambués, São Marcos e Pau da Lima, além da Av. Suburbana.
As ruas Professor Sabino Silva (Barra), Gerson Pinto (Costa Azul) e Chile (Centro), além da Av. Silveira Martins (Cabula), também são apontadas como problemáticas por conta de estacionamento na rua. Outra questão citada por condutores são os congestionamentos causados por escolas e faculdades.
Fonte - A Tarde  10/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito