domingo, 17 de agosto de 2014

Área do Imbuí e Paralela terá novo viaduto nesta segunda (18)

Mobilidade

Unidade integra complexo viário destinado a facilitar tráfego - Com 380 m, facilitará o acesso ao Centro da cidade, dispensando o uso do o retorno próximo ao supermercado Extra, onde termina a segunda obra a ser entregue.

Meire Oliveira - A Tarde
Joá Souza | Ag. A TARDE
Mais um viaduto do complexo viário do Imbuí (sentido Imbuí-Paralela) e a via marginal que liga o viaduto da Av. Luís Eduardo Magalhães ao Imbuí serão inaugurados nesta segunda-feira, 18. O objetivo principal é desafogar o tráfego na Av. Paralela.
O primeiro, com 380 m, facilitará o acesso ao Centro da cidade, dispensando o uso do o retorno próximo ao supermercado Extra, onde termina a segunda obra a ser entregue. A obra integra o conjunto do qual faz parte o viaduto de Narandiba, que foi inaugurado há pouco mais de dois meses.
Este liga o bairro ao Imbuí, que atualmente tem fluxo médio de 800 veículos por hora, segundo dados da Transalvador, passando pelas duas faixas dos 172 m.
Da Paralela ao aeroporto, para chegar aos bairros de Narandiba, Doron, Engomadeira e Tancredo Neves, o condutor não precisa mais utilizar os retornos da avenida.
Seguindo pela Av. Jorge Amado, é só acessar a rua do Centro Comercial Imbuí e entrar à esquerda no final da via para chegar ao viaduto.

Redução
"Parte do fluxo já foi retirado da Paralela, pois não é mais preciso seguir até o viaduto do CAB para fazer o retorno e voltar para a Paralela até a entrada do bairro de Narandiba", explicou o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Ubiratan Cardoso Matos.
Da Av. Tancredo Neves até o bairro de Narandiba o percusso é concluído em 10 minutos. "Não era possível chegar em menos de meia hora, pois tinha que ir no CAB para fazer o retorno", disse o representante comercial Raimundo Fonseca, 45 anos.
O complexo viário do Imbuí consiste na construção de três viadutos que irão fazer a ligação entre a Paralela, o Imbuí, a Boca do Rio, o Stiep e a orla. A obra vai descongestionar a região que envolve também os bairros de Tancredo Neves e Costa Azul.
Outra via que tem sido utilizada para reduzir o tempo de viagem é a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos (que completa um ano em novembro). O fluxo de veículos chega a três mil por hora, também de acordo com registros da Transalvador.
A quantidade supera a expectativa da época da conclusão do projeto, que chegava a 63 mil veículos por dia. O equipamento possibilita seis rotas: Comércio-Av. Tancredo Neves, BR-324-Porto de Salvador, Pernambués-Largo de Roma, Iguatemi-Cidade Baixa, Bom Despacho-Retiro e Água de Meninos-Cabula.
Com a meta de facilitar o acesso ao Porto de Salvador, a intervenção que liga a BR-324 ao Comércio tem 4,3 km. O principal impacto da obra, segundo o presidente da Conder, pode ser visto principalmente na avenida Bonocô, por onde trafegavam cerca de 2.030 veículos de carga diariamente. "O acesso para a Cidade Baixa, para quem vem da BR-324, foi deslocado tanto de veículos pesados, como os de passeio", disse José Ubiratan Cardoso Matos.

Outra via é esperada para setembro
Com previsão para entrega no final de setembro, a via que liga a avenida Luís Eduardo Magalhães aos bairros do Stiep e Boca do Rio pela Estrada do Curralinho, também tem o propósito de desafogar a avenida Paralela, por onde passam 20 mil veículos nos horários de pico
Fonte - A Tarde  17/08/2014





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito