quarta-feira, 2 de julho de 2014

Milhões de toneladas de plástico sumiram do oceano

Meio Ambiente

Novo estudo sugere que animais estejam comendo nosso lixo - e, obviamente, isso não é bom - Pesquisadores da University of Western Australia monitoraram cinco dessas grandes ilhas de lixo entre 2010 e 2011 e perceberam que a sua quantidade era bem menor do que a esperada: 40 mil toneladas.

RA

Por mais de uma década, cientistas monitoram milhões de toneladas de lixo nos oceanos. Algumas ilhas artificiais de plástico chegaram a ser formadas, como a Grande Porção de Lixo do Pacífico. Mas de acordo com um novo estudo, algo preocupante está acontecendo: 99% dos plásticos que deveriam estar nos oceanos estão desaparecendo.
Pesquisadores da University of Western Australia monitoraram cinco dessas grandes ilhas de lixo entre 2010 e 2011 e perceberam que a sua quantidade era bem menor do que a esperada: 40 mil toneladas. Mas se sabe que foi despejada uma maior quantidade. Então o que aconteceu?
Como boa parte do plástico do oceano fica em tamanho reduzido (se não microscópico) pela ação da água e da radiação solar, cientistas acreditam que o material pode ter entrado na cadeia alimentar marinha. E isso é ruim, não apenas pelo impacto direto em peixes e outras criaturas, como na nossa dieta. Se peixes comem plástico e nós comemos peixes, a lógica é que também estamos ingerindo material tóxico. Agora mais pesquisa é necessária para notar que tipo de efeito colateral esse fenômeno pode causar.
Fonte - Revista Amazônia  01/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito