sexta-feira, 4 de julho de 2014

Metrô,trem ou ônibus?...

Mobilidade

Projeto propõe solução inteligente para o caos das grandes cidades - Diante dos desafios que procuram uma solução para a questão da mobilidade urbana, o pesquisador Jaguaraci Batista Silva desenvolveu um projeto para a construção de um sistema inteligente, fácil e de custo razoável.

Catraca Livre 

De um lado para o outro, São Paulo pode ser considerada uma cidade imprevisível quando o assunto é mobilidade. Trem, ônibus, carro, metrô? O que fazer? Como ir? Entre dúvidas e incertezas, o dilema comum a todo usuário do transporte coletivo das grandes cidades é a única certeza de uma aventura cotidiana.
Diante dos desafios que procuram uma solução para a questão da mobilidade urbana, o pesquisador Jaguaraci Batista Silva desenvolveu um projeto para a construção de um sistema inteligente, fácil e de custo razoável.
“Mobilidade urbana por meio de vias inteligentes” é o nome do projeto, cuja solução propõe uso de sensores para monitoramento das condições do transporte público em tempo real. Baseado em dados coletados diretamente das ruas e trilhos, as informações são envidas a centros de controle integrados que repassam as condições ao usuário através de painéis instalados em estações e outros pontos de embarque.
A ideia, que aqui ainda não passa do papel, já é praticada em cidades da Europa, como Santander, ao norte da Espanha. Por lá, o sistema de sensores de mapeamento e monitoração, conta com câmeras espalhadas pelas principais vias da cidade, facilitando o serviço de informação.

Outras alternativas
Enquanto a ideia não acontece por aqui, o Catraca Livre seleciona alguns aplicativos que vão deixar seu rolê pela cidade um pouco mais agradável…
Fonte - STEFZS  04/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito