terça-feira, 1 de julho de 2014

Construção de túnel entre Santos e São Vicente divide opiniões

Infraestrutura

A liberação da verba de R$ 456,3 milhões para a viabilização do equipamento viário foi anunciada nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff

A Tribuna On-line

A construção de um corredor metropolitano com faixa exclusiva de ônibus e o túnel ligando as zonas Leste e Noroeste de Santos, chegando próximo a São Vicente, divide a opinião de moradores da Baixada Santista. Muitos conhecem o projeto, mas duvidam que saia do papel. Outros temem assaltos. Há ainda aqueles que defendem o foco na ligação entre Santos e Guarujá e no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para depois pensar em novas estruturas.
A liberação da verba de R$ 456,3 milhões para a viabilização do equipamento viário foi anunciada nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff, no Teatro Coliseu, em Santos. A previsão é de que a obra seja concluída em 2018.
Ricardo Dias acredita que o túnel vai, realmente, facilitar a vida das pessoas. "O projeto é novela antiga. Todo mundo sabe que o túnel encurtaria a distância de um trajeto que hoje é feito pela rota mais comprida, circundando as duas cidades - e portanto, o menos inteligente e eficiente. Assim como o VLT vai facilitar e muito a vida das pessoas''.
Para Jeffeson Lira, a implantação do túnel vai desafogar Santos nos horários críticos. "Isso vai nos ajudar na hora de sair e chegar ao trabalho".
Roberto Maransaldi gostou da notícia. "A ligação entre a Zona Noroeste e o centro da cidade é a mais importante obra que o povo santista e o vicentino podem esperar de um governo. É uma obra para a mobilidade do povo do litoral, ao contrário de outras obras que apenas interessam aos paulistanos e turistas".

Assaltos
"Acredito que não trará muitos benefícios, porque fazer túnel agora "virou moda" por aqui. O que terá de assalto. Tinham que agilizar o do Guarujá. Quanto a Santos e São Vicente, acredito que viadutos poderiam ser mais interessantes", disse Graziela Fortunata.
"O maior problema vai ser não ser assaltado no caminho", reiterou Inglid Souza. Nair Cortina e Ludimila Menezes também observam como prioridade trabalhos que já estão em andamento. "O VLT já vai resolver. Urgente é a via seca Santos e Guarujá", afirmou Nair. "Querem começar uma obra, sem terminar outra? e o VLT?", questionou Ludimila.
Diana Rosa é cética em relação à concretização do projeto. "Qual a previsão deste túnel ficar pronto? Não adianta se arrastar por anos para ir ganhando votos". Já Luciana Correia tem dúvidas sobre o traçado. "O vereador Manoel Constantino sempre argumentou esse túnel em suas campanhas políticas, porém tenho muitas dúvidas quanto ao projeto. A saída no Marapé que hoje já se encontra saturado de carros, depois desses condomínios instalados no bairro, na Vila São Jorge, a saída entre dois conjuntos habitacionais também".

Projeto
O túnel entre Santos e São Vicente terá três faixas de rolamentos, umas delas exclusiva para ônibus, além de passagens para pedestres e ciclistas. Uma das embocaduras deve ser em frente à Rua Dom Suarte Leopoldo e Silva, no Marapé. A outra deverá ficar na Avenida Divisória, na Vila São Jorge, próximo ao limite de São Vicente. Ao todo, serão 1.350 metros de extensão, com uma estrutura dotada de sistemas de ventilação, iluminação e câmeras de segurança.
Fonte - STEFZS  01/07/2014

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