quarta-feira, 11 de junho de 2014

TCU fiscaliza obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

Ferrovias

O TCU considerou que a empreiteira cumpriu as determinações, realizou os estudos sobre as alterações de traçado, informou o novo custo e apresentou manifestação quanto aos aspectos jurídico, técnico e econômico relacionados à continuidade ou não dos contratos correspondentes.

TCU
foto - ilustração
O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria em dois segmentos das obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), localizados no Estado da Bahia. Os segmentos avaliados foram: Terminal Ilhéus-Riacho da Preguiça (lote 1F) e Riacho Preguiça - Riacho Jacaré (lote 2F).
Em 2012, determinações decorrentes de levantamentos haviam sido feitas pelo TCU à empreiteira responsável pelas obras. A empreiteira deveria encaminhar ao tribunal estudos e razões para decisões sobre alterações de traçados referentes aos segmentos: Fazenda Baviera/Ipiaú, Túnel de Jequié, Fazenda Pontal/Gongogi, Porto Sul.
O TCU considerou que a empreiteira cumpriu as determinações, realizou os estudos sobre as alterações de traçado, informou o novo custo e apresentou manifestação quanto aos aspectos jurídico, técnico e econômico relacionados à continuidade ou não dos contratos correspondentes.
A Fiol é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, e ligará Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no Estado do Tocantins. A ferrovia terá uma extensão total de 1.527 km, dos quais aproximadamente 1.100 km na Bahia, com investimentos estimados em R$ 6 bilhões, e vai transformar-se no eixo ferroviário horizontal do país. Em Figueirópolis ela se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. Sua construção ficará a cargo da Valec, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes.
Fonte - Revista Ferroviária  10/06/2014

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