quarta-feira, 11 de junho de 2014

Presidenta Dilma inaugura o Metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos

Dilma chama metrô de "calça comprida" - "Me disseram que tinha uma história que o metrô tinha 12 km e depois foi sendo reduzido. O povo é justo e chamava de metrô de calça curta. Mas estamos inaugurando aqui o metrô de calça comprida, porque a linha 1 vai ter continuidade. 

Paula Pitta - A Tarde
Dilma ao lado do governador Jaques Wagner
na cabine do metrô

Divulgação | Secom-BA
"Metrô de calça comprida", assim foi chamado o equipamento pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira, 11, durante inauguração do Sistema Metroviário de Salvador. Em tom de brincadeira, a presidente se referiu ao jeito jocoso da população de chamar o metrô de calça curta, por conta da redução do trecho atendido pelo equipamento para 7,3 km entre Lapa e Retiro.
"Me disseram que tinha uma história que o metrô tinha 12 km e depois foi sendo reduzido. O povo é justo e chamava de metrô de calça curta. Mas estamos inaugurando aqui o metrô de calça comprida, porque a linha 1 vai ter continuidade. Nós já temos recurso inteiramente reservado para continuidade da linha 1", explicou Dilma, após fazer a viagem inaugural entre o Acesso Norte e o Campo da Pólvora ao lado do governador Jaques Wagner.
De acordo com a presidente, o repasse de verba federal garante a extensão do metrô até Cajazeiras e também há previsão de construir a linha 2, ligando Bonocô até Lauro de Freitas. Essa etapa deve ficar pronta em abril de 2017. Dilma destacou a importância de entregar o metrô por etapas, permitindo que a população use os trechos que já estão prontos.
A presidente aproveitou para criticar os governos anteriores ao PT. "Antes o governo investia pouco em mobilidade urbana, porque dizia que era problema dos estados e municípios. Então o governo federal lavava as mãos e não investia. Assim as obras não saiam. Hoje o recurso é dos bancos públicos federais, por achamos que o governo federal não tem obrigação legal, mas tem obrigação moral de investir em mobilidade urbana. Porque eu sou presidenta dos brasileiros, portanto de todos os soteropolitanos, de todos baianos. Não pode fingir que o governo federal é apenas Brasília".

Eleição
Dilma ainda aproveitou a cerimônia de inauguração para fazer palanque para o deputado federal Rui Costa, pré-candidato do PT ao governo estadual. "Quero agradecer em separado a Rui Costa, porque nessa questão do metrô e da mobilidade urbana, ele foi um dos grandes interlocutores com o governo federal. Muitas vezes só o número 1 (em referência a Jaques Wagner) recebe os louros. Mas nós (o PT) temos uma tradição desde o dia que o (então) presidente Lula disse que eu era a mãe do PAC. Você Jaques poderia colocar o Rui como pai do PAC na Bahia".
A presidente ainda ressaltou o papel do governador na conclusão do metrô depois de 14 anos de obras e elogiou a decisão do prefeito ACM Neto de transferir a responsabilidade pela obra para o Estado. Wagner também destacou a atitude de ACM Neto.

Veja como será o funcionamento do metrô:
O metrô vai funcionar até 15 de setembro em fase assistida. Nesse período, a operação será gratuita e seguindo uma programação específica. Em junho, os trens vão funcionar de segunda a sexta, das 12 às 16 horas.
Após a fase de testes, a passagem do metrô será de R$ 3,10 para quem vai utilizar somento o equipamento e R$ 3,90 para integração com ônibus. Esse valor permite pegar dois ônibus e o metrô em um período de duas horas. Será necessário usar o Salvador Card.
Fonte - A Tarde  11/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito