quinta-feira, 5 de junho de 2014

Novo porto de Salvador pode receber até 8 grandes navios ao mesmo tempo

Salvador

Para a construção do novo terminal, foram investidos R$ 36 milhões - Segundo o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, o novo Porto tem capacidade para receber até oito grandes navios ao mesmo tempo e conta com toda estrutura necessária que vai desde a Polícia Federal integrada com a Receita Federal ao processo de receptivo com a Bahiatursa.

Amanda Santana - TB
Foto: Francisco Galvão / Tribuna da Bahia
Com cerca de 95% das obras concluídas, o novo Terminal Turístico Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador recebeu mais de quatro mil turistas na manhã de ontem, momento em que desembarcavam do navio MSC Divina para um passeio pela capital baiana.
Os passageiros que partiram de Miami, no dia 19 de maio, tendo como destino final o Porto de Santos, incluindo escalas no Caribe, foram recebidos pelas tradicionais baianas, responsáveis por dar as boas-vindas aos turistas, distribuindo sorrisos e fitinhas do Senhor do Bonfim.
Segundo o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, o novo Porto tem capacidade para receber até oito grandes navios ao mesmo tempo e conta com toda estrutura necessária que vai desde a Polícia Federal integrada com a Receita Federal ao processo de receptivo com a Bahiatursa.
Objetivando testar o funcionamento do local, antes mesmo da inauguração, órgãos federais de fiscalização e de segurança realizaram os procedimentos em solo e também na embarcação. Rebouças também esteve no local na manhã de ontem e conferiu de perto o trabalho e a estrutura necessária para atender aos turistas e baianos que passarão pelo local.
“O novo Porto, além de um equipamento moderno não deixa nada a desejar aos clientes em local algum do mundo. Esse é um terminal de passageiros cujo equipamento tem condições de atender “em trânsito” mais de 20 mil pessoas por dia. Resumo que todos os passageiros, sejam eles do Estado ou de fora, estão bem servidos e com certeza se sentirão satisfeitos com o que verá”, assegurou.
Para a construção do novo terminal, foram investidos R$ 36 milhões por parte do Governo Federal, através da Secretaria Especial dos Portos, em parceria com a Prefeitura de Salvador, que elaborou o projeto básico e o governo do Estado, responsável pelo projeto executivo de engenharia.
O Terminal ocupa uma área total de 11 mil m2, dos quais 7.680 m2 de área construída, inclui uma esplanada com 3 milm2 que vai descortinar para Avenida da França, o mar da Baía de Todos os Santos, com a vista do Forte de São Marcelo.
Desembarcando na capital baiana pela segunda vez, a turista de São Paulo, Áurea Gaudielei, ficou surpresa com a modernidade, melhora e organização do novo Porto. Para ela, o terminal está no padrão e à altura de muitos por onde já passou e pronto para “fazer bonito aos seus visitantes”. Assim como a aposentada, a advogada paulista, Lígia Buonno, acredita que com o resultado final trará grandes surpresas aos passageiros.
“As obras estão em andamento e tudo já está perfeito. Se continuar assim, o turismo da Bahia já começará a agradar só de passar pelo Porto Marítimo de Salvador. Está muito interessante, grande, ventilado, confortável e atendendo as nossas necessidades”, disse.
Embora a operação, também para a Copa do Mundo FIFA 2014, tenha iniciado ontem - ainda em fase de testes - a inauguração oficial do novo Terminal Marítimo de Passageiros será marcada posteriormente pelo Governo Federal.
Fonte - Tribuna da Bahia  05/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito