PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Metroviários de SP decidem permanecer em greve

São Paulo

O maior entrave da negociação é o índice de reajuste. O sindicato dos metroviários pedia, inicialmente, 35,47% de aumento. O valor foi então reduzido para 16,5% e então, na última audiência, para 12,2%. O Metrô ofereceu 5,2%; 7,98% e, finalmente, 8,7%.

Bruno Bocchini 
Repórter da Agência Brasil 
foto - EBC
Em assembleia da categoria, os metroviários de São Paulo decidiram na noite de hoje (6) dar continuidade à greve, iniciada na quinta-feira (5). A paralisação deverá perdurar, pelo menos, até o próximo domingo, quando está marcado o julgamento do dissídio da greve, às 10h, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Até lá, não há mais audiências de conciliação agendadas. Segundo o TRT, independente do resultado do julgamento, os metroviários deverão voltar ao trabalho logo após a sessão.
A Companhia do Metropolitano (Metrô) manteve hoje, em audiência no TRT, sua última proposta de reajuste salarial aos metroviários, de 8,7%, apresentada ontem. Os mediadores do tribunal chegaram a propor que a empresa apresentasse um aumento de, ao menos, 9%. O Metrô, no entanto, não aceitou.
Os mediadores propuseram então que fosse dado um aumento de 8,8%, e que a participação nos lucros e resultados fosse dividida igualmente entre os empregados, uma das reivindicações dos grevistas. A empresa negou novamente.
Os metroviários afirmaram, no início da sessão, que poderiam diminuir o pedido de reajuste, de 12,2%, apresentado ontem, desde que houvesse avanço na proposta da empresa. Foi a quinta reunião de conciliação entre as partes que terminou sem acordo.
O maior entrave da negociação é o índice de reajuste. O sindicato dos metroviários pedia, inicialmente, 35,47% de aumento. O valor foi então reduzido para 16,5% e então, na última audiência, para 12,2%. O Metrô ofereceu 5,2%; 7,98% e, finalmente, 8,7%.
Como alternativa à greve, os metroviários propuseram, novamente, a abertura das catracas à população e o desconto do dia de trabalho dos funcionários. A empresa, no entanto, negou, alegando que o Metrô não pode abrir mão da receita, por se tratar de recursos públicos. Para tanto, segundo o Metrô, seria necessário um processo legislativo.
Por decisão da Justiça, 100% os metroviários estão obrigados a, mesmo em greve, trabalhar nos horários de pico e 70% nos demais períodos. A decisão é questionada pelos trabalhadores.
O Metrô informou que o número de pessoas transportadas ontem foi o equivalente a 25% do que é registrado em um dia normal.
Fonte - Agência Brasil  06/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito