quinta-feira, 5 de junho de 2014

Lagoa dos Pássaros no Stiep está abandonada - Salvador

Meio ambiente

Lagoa está sendo degradada com o tempo - Em 2004, foi criado o Centro de Educação Ambiental Lagoa dos Pássaros, nas proximidades da lagoa. No entanto, o centro foi desativado já no início de 2005. Abandonado, o imóvel foi invadido. Outra solicitação enviada à Secis foi a ocupação e a retomada das atividades do centro.

Rayllanna Lima - TB
Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia
Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Celebrado anualmente desde 1972, quando foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a prevenção ambiental. Temendo que a Lagoa dos Pássaros esteja abandonada para a construção de empreendimentos imobiliários, dois ambientalistas e moradores do bairro Stiep pedem proteção para o local.
A Lagoa dos Pássaros, integrante de um antigo ecossistema de dunas existente entre o Stiep e o Jardim Armação, está sendo degradada com o tempo. “A Lagoa dos Pássaros é o pulmão do Stiep, a maior área verde que temos aqui, e está abandonada. A cada gestão vão tirando um pedaço, e isso não tem volta. A natureza está sendo destruída para a construção de prédios. Temos que preservar o pouco que sobrou”, afirma o morador da região e ambientalista Hendrik Aquino.
De acordo com o também morador da região e ambientalista André Carvalho, a lagoa já está seca. “O que tem agora é só mato. Quando chove muito a lagoa até enche, mas logo a água evapora”, disse.
Ambos os moradores reclamam do descaso dos órgãos públicos, alegando já terem entrado com ação no Ministério Público e, até então, nada ter sido resolvido. A última tentativa foi através do Movimento dos Amigos e Moradores do Stiep, no dia 9 de abril de 2013, quando enviaram um ofício para a Secretaria Cidade Sustentável (Secis), solicitando ações voltadas tanto para a Lagoa dos Pássaros, quanto para a Lagoa dos Frades, localizada nas proximidades do Centro de Convenções, também no Stiep.
A Lagoa dos Pássaros é uma Área de Proteção de Recursos Naturais (APRN) e, entre as solicitações presentes no ofício enviado a Secis, está o cumprimento das diretrizes do inciso XI do artigo 228/Lei nº 7.400/2008. Uma das diretrizes é o desenvolvimento de ações para recuperação ambiental da APRN, de modo a assegurar a recarga da lagoa e a manutenção da sua qualidade hídrica.
Em 2004, foi criado o Centro de Educação Ambiental Lagoa dos Pássaros, nas proximidades da lagoa. No entanto, o centro foi desativado já no início de 2005. Abandonado, o imóvel foi invadido. Outra solicitação enviada à Secis foi a ocupação e a retomada das atividades do centro.
Celebrando esse dia do meio ambiente, Hendrick faz um apelo à população. “As pessoas precisam se informar mais sobre as áreas verdes do seu bairro e fiscalizar. Não adianta achar que só os órgãos públicos têm que resolver. A gente elege alguém, mas temos que fiscalizar, cobrar. As pessoas precisam parar de fazer da lagoa o quintal de casa, e cuidar do que é a nossa vida”, aconselha.
Sobre o ofício enviado pelos moradores, o secretário da Secis, André Fraga, informou que já havia sido feito o contato com a liderança da associação dos moradores, e que aguarda a convocação de uma reunião. “O ideal é a reunião com os moradores para conscientização. Não adianta fazer a limpeza se a comunidade não ajuda a manter. O cuidado não depende só da secretaria. Estou aguardando a convocação dos moradores, para a reunião e, após isso, entrar em contato com os demais órgãos da prefeitura”, explicou.
Fonte - Tribuna da Bahia  05/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito