quinta-feira, 22 de maio de 2014

VLT chega ao Porto de Santos, SP

Transportes sobre trilhos

A operação de desembarque deve durar cerca de três horas. - Os trens vieram da Espanha e a viagem até o Brasil durou um mês e meio. O navio saiu do porto espanhol no dia 7 de abril. O modelo do trem é o Tramlink, da Vossloh, com sete carros e capacidade para 400 passageiros.

G1- Santos
foto - ilustração
Os primeiros trens do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que será utilizado na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, chegaram nesta quinta-feira (22) em um navio que atracou no Porto de Santos.
O navio Grande Buenos Aires, de bandeira italiana, chegou ao Porto de Santos na noite desta quarta-feira (21) mas começou a descarregar os trens do VLT somente pela manhã. Por volta das 7h30, os trens saíram dos porões do navio. A embarcação também carrega trens que serão destinados a outras cidades do Brasil. A operação de desembarque deve durar cerca de três horas.
Os trens vieram da Espanha e a viagem até o Brasil durou um mês e meio. O navio saiu do porto espanhol no dia 7 de abril. O modelo do trem é o Tramlink, da Vossloh, com sete carros e capacidade para 400 passageiros. Além dele, outros dois serão fabricados na Espanha. Os 19 restantes, dos 22 previstos no contrato, serão fabricados no Brasil pela T’Trans. O cronograma de entregas dos veículos será finalizado em agosto de 2015.
No total, 22 VLTs circularão no trecho entre a Esplanada dos Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos. Cada composição transportará 400 passageiros, dos quais 72 sentados. O trajeto levará 30 minutos entre os dois pontos limites do trajeto. E correrá de forma silenciosa sobre os trilhos, podendo desenvolver até 70 km/h, sincronizado com a abertura dos sinais em cruzamentos com outros veículos nas cidades. O VLT vai operar das 5 horas à meia-noite e, de madrugada, passará por manutenção. Será integrado a linhas de ônibus e bicicletários.
A operação comercial no primeiro trecho tem previsão para início de fevereiro. Já os testes iniciais deverão ocorrer em julho deste ano. Em 2015, a população já poderá se deslocar com o novo modal de transporte, que trará para a região mobilidade a mais de 2,5 milhões de pessoas.
Fonte - Revista Ferroviária 22/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito