quarta-feira, 7 de maio de 2014

Transporte público da Alemanha é inspiração no Fórum em Santos

Transportes sobre trilhos

Empresários do setor e políticos compareceram ao primeiro dia do Ficon. Programação continua no segundo dia do encontro

TV Tribuna

O Fórum da Indústria da Construção Civil de Santos e Região (Ficon) começou nesta segunda-feira (5) em Santos, no litoral de São Paulo. O evento está em sua quarta edição e reuniu políticos e muitos empresários do setor em sua noite de abertura.
Na primeira palestra do Ficon, o consultor e educador financeiro André Massaro explicou sobre as tendências do mercado imobiliário do Brasil e também da Baixada Santista. Para ele, o aumento de preço no mercado imobiliário não significa que exista uma bolha. “A gente pode falar que os preços estão subindo muito, mas isso não necessariamente indica que há uma bolha. E, às vezes, a gente pode ter um estouro de bolha com o preço subindo pouco”, esclarece o conferencista.
Os exemplos de Berlim, capital da Alemanha, na área da arquitetura e, principalmente, no transporte público, também serão debatidos entre os participantes do Fórum. As soluções criativas do país alemão podem ajudar o futuro das cidades da Baixada Santista, e uma delas é o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que terá sua primeira linha instalada na região ainda este ano. O transporte já existe em Berlim desde o fim dos anos 1970.
Na Alemanha, o transporte público é um dos mais ágeis da Europa. O sistema conta com trem de superfície, ônibus, metrô, travessia de barcos e também o VLT, que lá é chamado de bonde. A população e os turistas podem confirmar a eficiência do serviço porque, em uma cidade de 3,5 milhões de habitantes, apenas 31% dos moradores usam o carro particular. Por isso, não há trânsito na rua, nem nos horários de pico.
Lá, com o bilhete único, o passageiro pode se deslocar durante duas horas, usando todos os sistemas. A cidade é dividida em regiões A, B e C, e o preço da tarifa varia conforme o percurso avança para os três setores. A rede tem aproximadamente 200 quilômetros, é uma das mais extensas do mundo e transporta por ano mais de 157 milhões de passageiros.
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, esteve presente no evento. Ele declarou que os bons exemplos devem servir de inspiração. “É importante aprender com os bons exemplos do mundo inteiro e mobilizar a sociedade para ter uma agenda estratégica de desenvolvimento, elencando obras prioritárias para que qualquer governante, de qualquer partido político, possa colocar essa agenda em prática”, ressalta.
Já para o prefeito de São Vicente, Luis Cláudio Bili, o VLT é um projeto sensacional. “Eu sei da importância do VLT em toda a Europa, e nós estamos engatinhando aqui na nossa região. Vai ser um ‘boom’ muito positivo, não só no setor imobiliário como na questão da mobilidade, que vai ser urbana e humana. Vai ter dignidade, vai ter conforto, vai ter qualidade. É sensacional”, observou o prefeito.
Fonte - STEFZS 07/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito