PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Segundo trecho do VLT de Santos tem novo traçado para preservar vias

Transportes sobre trilhos

O segundo trecho terá oito quilômetros e doze estações. Três delas devem ser construídas ao longo da Rua Campos Melo, que terá a calçada ampliada, uma faixa para o VLT e duas para o trânsito.

A Tribuna de Santos 
Por Leonardo Costas
foto - ilustração
Enquanto ocorrem as obras do primeiro trecho do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), Terminal Barreiros – Porto, o traçado da segunda parte (Conselheiro Nébias – Valongo) está concluído. Inicialmente previsto para circular nas duas pistas da Avenida Conselheiro Nébias, a composição utilizará outras vias, tanto em direção ao Centro, quanto no sentido oposto.
No novo trajeto, o trem sai da Avenida Francisco Glicério, entra na Rua Campos Melo e continua até virar à esquerda na Rua João Pessoa.
Depois, seguirá até a Rua São Bento e iniciará o retorno, passando pelas ruas Amador Bueno, Constituição, Luís de Camões e três quadras da Avenida Conselheiro Nébias, até acessar novamente a Avenida Francisco Glicério, para, posteriormente, continuar viagem até São Vicente. De acordo com a secretária adjunta de gabinete da Prefeitura de Santos, Débora Blanco, a mudança era necessária para preservar uma das mais importantes vias da Cidade.

“A Conselheiro Nébias é uma avenida consagrada com prestação de serviços na área de educação, saúde e preserva pontos residenciais. No primeiro projeto conceitual, ela ficaria com uma faixa do VLT e outra para o fluxo. Se ampliássemos o tamanho da caixa de rolamento, teríamos desapropriação nas duas bordas”, comenta.
Tanto Executivo santista quantoa Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), segundo ela, estão convencidos de que encontraram o melhor trajeto. “Com isso, haverá revitalização de áreas importantes, como a do Mercado Municipal, e de vias que precisariam de melhorias”.
Detalhes
Se o traçado está pronto, ainda faltam ser definidos alguns detalhes como, por exemplo, a exata localização das estações, pontos de desapropriação e das subestações de energia, que ainda dependem de entendimentos finais entre a EMTU/ SP e a Prefeitura de Santos.
O segundo trecho terá oito quilômetros e doze estações. Três delas devem ser construídas ao longo da Rua Campos Melo, que terá a calçada ampliada, uma faixa para o VLT e duas para o trânsito. Não será permitido estacionar. Ao ingressar na Rua João Pessoa, a composição circulará do lado esquerdo, junto à calçada e à ciclovia que estão emconstrução.Outras três faixas serão destinadas para carros e motos. Ônibus não passarão mais pela via. “Conseguimos conservar a Rua General Câmara e manter o circuito do bonde sem grandes impactos”, complementa Blanco.
Na Rua São Bento, começa o percurso de volta. Depois, o trem passa por dentro da Praça dos Andradas e chega na Rua Amador Bueno, onde terão duas faixas, uma para rolamento e outra para o VLT. O mesmo formato será adotado na Rua Constituição. Na Rua Luís de Camões (próximo à sede da Capitania dos Portos de São Paulo), o equipamento vai para o canteiro central da Avenida Conselheiro Nébias.
Fonte: A Tribuna de Santos 
Fonte - STEFZS  26/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito