PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

terça-feira, 20 de maio de 2014

Países do Brics debatem políticas de desenvolvimento, no Rio

Internacional

O presidente do Intersul, economista José Carlos de Assis, disse à Agência Brasil que o principal objetivo do evento é o estabelecimento de um consenso sobre políticas de desenvolvimento nos países emergentes. “Discutir quais são as perspectivas dos pontos de vista histórico e econômico mais imediatas. 

Alana Gandra 
Repórter da Agência Brasil 
foto - ilustração
Especialistas do Brasil, da Rússia, Índia, China e África do Sul deram início hoje (20), no Rio de Janeiro, à Conferência Brics no Século 21, organizada pelo Instituto de Estudos Estratégicos para a Integração da América do Sul (Intersul), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O presidente do Intersul, economista José Carlos de Assis, disse à Agência Brasil que o principal objetivo do evento é o estabelecimento de um consenso sobre políticas de desenvolvimento nos países emergentes. “Discutir quais são as perspectivas dos pontos de vista histórico e econômico mais imediatas. Quer dizer, como você supera a crise mundial que ainda persiste, e como traça uma linha de destino comum em um conjunto de países que têm características muito similares e condições peculiares para estabelecer essa linha”.
Assis salientou que apesar da aparente divergência, os países que integram o grupo Brics têm um futuro muito parecido, especialmente em termos das opções econômicas e geo-políticas que se apresentam. “São países que têm estrutura de planejamento centralizado, têm bancos públicos poderosos, têm grandes empresas estatais estratégicas e já experimentaram a validade de políticas econômicas anticíclicas. É muito mais parecido do que as pessoas podem pensar”, indicou.
O presidente do Intersul acrescentou que a conferência visa que os países do Brics se valorizem dentro da perspectiva de que o caminho que estão trilhando é correto, apesar das diferenças marginais existentes. “Mas, no fundo, nós estamos dando certo, enquanto a Europa está afundando. Por que seguir o modelo europeu, ou mesmo o modelo americano, que está rastejando e não consegue tirar a economia do poço? Nós conseguimos. Talvez não com a intensidade que a gente gostaria, mas eu acho que sinaliza uma direção. É isso que nós vamos discutir aqui”.
Os organizadores pretendem transformar a conferência em um centro gerador de pesquisa e de conhecimento permanente dos países emergentes, que acompanhe os encontros de cúpula do Brics e que possa constituir uma ferramenta de apoio aos governos dos países em desenvolvimento na busca de respostas para os desafios estratégicos atuais nos campos da economia política, meio ambiente, geopolítica e ética na ciência, entre outros.
A conferência continua até a próxima sexta-feira (23).
Fonte - Agência Brasil  20/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito