PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 31 de maio de 2014

Linha do metrô começa a sair do papel após um século em Nova York

Internacional

Atrasos tão comuns no Brasil também acontecem nos Estados Unidos. Obra de metrô em Nova York já dura 100 anos e só agora pode funcionar. - O primeiro trecho, de 3 km, deve ser inaugurado no fim de 2016, a um custo de R$ 10 bilhões. Ainda não há previsão para a conclusão dos outros 10 km, que vão ligar o Harlem ao distrito financeiro.

Globo.com
Por Alan Severiano - N Y. EUA
foto - ilustração
Os inúmeros atrasos em obras públicas, tão comuns no Brasil, acontecem também em países como os Estados Unidos. Em Nova York, a construção de uma linha do metrô está finalmente saindo do papel, depois de quase um século de promessas.
De elevador, são 33 metros de descida até a mais famosa obra inacabada de Nova York. No subterrâneo, túneis gigantes ganham forma. Os trilhos já foram montados.
Trata-se da maior obra do metrô de Nova York em mais de 50 anos. Agora, os operários lutam para apagar uma má impressão: a demora foi tanta que ela ficou conhecida como "a linha que o tempo esqueceu".
Quase um século se passou até o metrô da Segunda Avenida sair do papel. Ele começou a ser pensado em 1916 e foi aprovado em 1929. Aí veio a grande crise mundial e a cidade ficou sem dinheiro.
De lá pra cá, o argumento ficou velho e Carol, moradora da Big Apple, diz que "teve corrupção e superfaturamento ao longo dos anos".
O primeiro trecho, de 3 km, deve ser inaugurado no fim de 2016, a um custo de R$ 10 bilhões. Ainda não há previsão para a conclusão dos outros 10 km, que vão ligar o Harlem ao distrito financeiro.
A obra promete corrigir uma desigualdade que o turista percebe de cara: do lado oeste, oito linhas cruzam Manhattan de norte a sul e, do lado leste, são apenas três.
Essas três linhas, no horário de pico, vivem lotadas e transportam mais gente do que os metrôs de Boston e Chicago juntos.
"Não vejo a hora desse metrô sair. Vou usar todo dia", diz a moradora do Upper East Side, um dos bairros mais elegantes da cidade.
"É bem provável que essa obra demore outros 100 anos para essa obra terminar", debocha outra moradora.
Fonte - STEFZS  31/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito