PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 23 de maio de 2014

França busca o culpado pela compra de 2 mil trens maiores que estações

Internacional

Ministra de Ecologia e Transportes Ségolne Royal exige os nomes dos responsáveis pela encomenda à Alston e promete que eles vão pagar pelo prejuízo que causaram, estimado em R$ 150 milhões

Estado de São Paulo
Adicionar legenda
Paris - Uma polêmica aestá abalando o sistema público de transporte sobre trilhos na França após a descoberta de que dois mil novos trens encomendados para melhorar o transporte de passageiros são mais largos do que o espaço em 1,3 mil estações regionais por onde eles vão circular.
Agora as estações terão de ser todas reformadas e a ministra de Ecologia e Transportes, Ségolène Royal, exigiu os nomes dos responsáveis pela 'estúpida decisão'.
"Descobrimos o problema um pouco tarde", admitiu um envergonhado porta-voz do setor ferroviário.
O problema com a largura dos carros  alguns centímetros além do tamanho das plataformas foi denunciado em uma reportagem do jornal investigativo semanal Le Canard Enchaîné e confirmado pelas autoridades responsáveis.
Os trabalhos de reparação já foram executados em 300 plataformas, e outras mil estão na fila de espera.
A RFF, empresa responsável pela gestão dos trilhos do sistema de trens regionais franceses, entregou as dimensões erradas para a SNCF, a operadora dos trens.
Os projetos foram executados por empresas de engenharia e a fabricação coube à francesa Alston e à canadense Bombardier.
"Estou consternada por esta decisão tomada por dirigentes que estão fechados em seus escritórios em País e não têm contato com a realidade", afirmou a ministra Ségolène Royal. Ela abriu uma investigação para determinar os responsáveis e afirmou que eles pagarão pelo erro.
"É um desperdício escandaloso de dinheiro dos contribuintes", disse Jean-Claude Delarue, de uma ONG que defende a melhoria do sistema de transportes públicos.
Os novos trens foram encomendados para reforçar o sistema na França, país considerado como um dos melhores do mundo em termos de transportes sobre trilhos.
O envelhecimento do sistema de transporte ferroviário regional da França chamou a atenção após o descarrilamento de um trem em julho passado nos arredores de Paris, acidente que causou sete mortes.
Investigadores culpam parafusos soltos e verificações de segurança inadequadas para o desastre, que deixou centenas de feridos.
O ministro dos transportes da França, Frederic Culliver, considerou o erro 'absurdo' decorrente da cisão do sistema em duas empresas há 17 anos. Uma consequência da falha poderia ser a fusão entre a RFF e a SNCF no futuro.
O ministro disse que uma lei de reforma do setor ferroviário está sendo proposta para acabar com a separação entre as duas empresas, mas, segundo ele, os sindicatos são contra o projeto.
O presidente da RFF, Jacques Rapoport, reconheceu em entrevista à rádio Europe 1 que as obras vão custar 50 milhões de euros, o equivalente a mais de R$ 150 milhões.
Ele negou, porém, que se trate de um erro e alegou que o gasto faz parte do projeto de renovação das estações, algumas com mais de 150 anos.
O líder do Partido Socialista, Jean-Christophe Cambadélis, cobrou responsabilidades pelo erro que "custa tanto dinheiro".
Fonte - STEFZS  23/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito